O mês de maio foi bastante movimentado na tríplice fronteira entre os países Argentina, Brasil e Paraguai. Isto porque, ainda na esteira dos grandes reencontros pós-pandemia, aconteceu o XIX ERIAC - Encontro Regional Ibero-americano do CIGRE.
Uma breve história do encontro
O Encontro Regional Ibero-americano do CIGRE, com a sigla “ERIAC”, é o seminário internacional do CIGRE mais importante da Região Ibero-americana do CIGRE” (RIAC), cujos países membros são Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Paraguai, Peru e Portugal.
Desde o ano de 1987 é realizado a cada dois anos na tríplice fronteira, onde nasceu anteriormente em 1986, como “Encontro Regional Latino-americano do CIGRE” (ERLAC). Este lugar, que é especialmente atrativo por suas belezas naturais, facilita a participação de profissionais dos três países fronteiriços da área – Brasil, Argentina e Paraguai –, que alternadamente sediam, nessa ordem, a organização do evento.
Sobre a 19a edição
Em 2023 foi a vez, mais uma vez, do Comitê Nacional Brasileiro ficar à frente da promoção - em 2019 já havia ocupado este posto, mas pegou de volta o bastão da Argentina, por questões das restrições de realização face à crise sanitária em 2021.
Abraçado o desafio e, em conjunto da sempre parceria com a Itaipu Binacional - de mãos dadas há 48 anos, desde 1975 -, o evento foi concretizado no período de 21 a 24.05.23, na capital nacional das Cataratas do Iguaçu - no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu - Paraná. Nas palavras do nosso atual diretor-presidente, João Carlos de Oliveira Mello, na ocasião da cerimônia de abertura, “A difusão de conhecimento é uma marca da Itaipu, que sempre apoia encontros como esse”. João em seu discurso de boas-vindas também reafirmou os propósitos do CIGRE-Brasil, incluindo a missão de fomentar a participação dos jovens profissionais nas atividades do CIGRE.
Diretor-Presidente do CIGRE-Brasil, João Carlos de Oliveira Mello (2023-2027)
Cerimônia de Abertura XIX ERIAC
O encontro obteve números impressionantes, superando expectativas e refletindo a grandeza da 19a edição. Com um total de 780 resumos submetidos, foi possível selecionar 446 trabalhos para serem apresentados em 110 sessões técnicas. Essas apresentações aprofundaram a troca de conhecimentos e estimularam discussões enriquecedoras entre os participantes.
Além disso, é com orgulho que informamos que foi registrado um total de 860 inscrições, representando 19 países, 180 empresas e 52 instituições de ensino e pesquisa. Essa diversidade de participantes contribuiu significativamente para a amplitude das perspectivas e para a construção de uma rede de contatos internacional. A presença dessas pessoas talentosas enriqueceu cada sessão e permitiu compartilhar experiências e insights de diferentes contextos.
Foto tradicional do público do ERIAC - participantes, patrocinadores e comissão organizadora
Cerimônia de Abertura - Autoridades
Participaram da cerimônia de abertura do ERIAC o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Carlos Ciocchi; o presidente honorário do XIX ERIAC e presidente da RIAC, Pablo Rodríguez Herrerías; o presidente do Comitê Técnico do CIGRE Internacional, Márcio Szechtman; o presidente do Comitê de Organização do XIX ERIAC, José Henrique Machado Fernandes; o diretor técnico do Comitê Nacional Brasileiro do CIGRE e coordenador do Comitê Técnico do XIX ERIAC, Antonio Carlos Barbosa Martins; o diretor financeiro do CIGRE-Brasil, André Luiz Mustafá; a diretora de Assuntos Corporativos do CIGRE-Brasil, Maria Alzira Noli; os diretores da RIAC, Josias Matos de Araujo, Pedro Cabral e Gustavo Barbera; entre outros.
Ainda esteve presente na solenidade que cortou a fita, Rodrigo Gonçalves Pimenta, superintendente de Operação da Itaipu e coordenador geral e executivo do Encontro, colocando que o o evento proporcionaria um valioso intercâmbio de informações. “Esse é o maior ERIAC da história. O fato de estarmos recebendo o evento neste ano tão importante, de aniversário do Tratado, também é uma forma de comemorar”, afirmou.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, também marcou presença - ainda que virtualmente - através de um vídeo de boas-vindas aos participantes, colocando que “É em eventos como esse que vemos nascer a melhoria na qualidade dos serviços que prestamos à sociedade e, por que não, à humanidade”.
Cerimônia de abertura - XIX ERIAC - Foz do Iguaçu - Paraná
Além disso, durante a cerimônia, membros de destaque da Região Ibero-Americana do CIGRE (RIAC) foram homenageados com diplomas e medalhas. Em seguida, João Carlos de Oliveira Mello ministrou a palestra de abertura com o tema “Integração Elétrica Regional – Transição energética e o aumento da participação de renováveis nas matrizes energéticas do Cone Sul”.
Em seguida, foi aberta a Expo ERIAC, com 24 estandes de diferentes empresas e instituições do setor elétrico.
Homenagem aos membros de destaque da Região Ibero-Americana do CIGRE (RIAC)
Painel Wie e NGN
Um diferencial da 19a edição foi a inclusão do painel com apresentações do Women in Energy (WiE) e do Next Generation Network (NGN) - ações do CIGRE que visam uma maior amplitude da participação feminina, bem como uma busca pela ascensão de profissionais e estudantes em início de carreira, no setor de energia. Até então presentes apenas na programação da Session Paris e do SNPTEE - Seminário Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - o primeiro sendo uma realização do CIGRE Internacional e o 2o no âmbito do Comitê Nacional Brasileiro.
Painel Fórum de Mulheres (WiE) e NGN no XIX ERIAC
O painel em questão foi realizado na segunda-feira (22.05), após às sessões técnicas, reunindo um total de 135presentes, sendo 90 homens e 45 mulheres.
As boas-vindas foram concedidas pelo presidente da RIAC, Pablo Rodríguez, que esboçou um pouco da participação dos países engajados nessas duas ações.
Na sequência, duas etapas foram realizadas. Primeiro a apresentação dos representantes do NGN, com a moderação de Gabriela Desirê, Diretora Executiva de Operações da ISA CTEEP - que também apresentou dados sobre a jornada da empresa pela igualdade de gênero, com a meta de contribuir para uma mudança de cenário.
Representando o Brasil, a coordenadora Joyce Meireles Siqueira, engenheira de proteção e controle no Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), informando sobre o papel do NGN no CIGRE, as iniciativas como o programa de incentivo à participação de jovens profissionais em seminários técnicos.
Logo depois tiveram lugar de fala as apresentadoras do WiE, sob a moderação da chair internacional, a brasileira Solange David.
E, também representando do lado brasileiro, a coordenadora do Fórum de Mulheres do CIGRE-Brasil, Carla Damasceno Peixoto, abriu a 2a parte anunciando sobre os números correspondentes aos gêneros na instituição, as aspirações, metas e ações concretas para alcançar a almejada equidade - estas últimas através da publicação de entrevistas de expoentes mulheres, bem como apresentação em universidades com o intuito de inspirar as jovens a seguir no setor e apresentações nas empresas, com o programa Women Writing Energy (WWE), para incentivar escrita de artigos técnicos em eventos, por exemplo.
Carla finalizou com 2 sentenças - “O Universo é a harmonia dos contrários” (Pitágoras) e “Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância” (Simone de Beauvoir) - para que todos possam refletir sobre a situação exposta e abraçar a causa em prol de seguir com uma missão de impactar positivamente na narrativa de outras pessoas. Com a expectativa de poder ser um apoio para o despertar de muitos potenciais.
Representantes WiE e NGN do XIX ERIAC
Feira de Exposição - Patrocinadores
Uma das partes mais emocionantes do evento foi a Feira de Exposições, que contou com a participação de 24 estandes, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer as últimas inovações, projetos e soluções desenvolvidas pelas empresas e instituições presentes. A diversidade e qualidade dos estandes certamente impressionaram a todos os visitantes, estimulando novas ideias e parcerias.
Diante de todo esse sucesso, é importante ressaltar que os nossos patrocinadores desempenharam um papel fundamental na concretização desses resultados, aos quais agradecemos imensamente, em conjunto com a Itaipu Binacional, por sua contribuição e pelo comprometimento com a realização do XIX ERIAC. O apoio de todos não apenas tornou o evento possível, mas também fortaleceu nossa missão de promover a disseminação do conhecimento, o intercâmbio de ideias e o avanço nas áreas relacionadas. São eles:
Patrocinadores diamante - SHEMAR e Itaipu Binacional
Patrocinadores prata: AESA; HITACHI / Hitachi Energy, ONS e ISA CTEEP
Patrocinadores bronze: SEF - Sicame Group; Primtech / Entegra; Salenge; APSensing; DigSilent; iM3; OPAL-RT; PTI; IEB; Cepel; SMART WIRES; AQTech; REDEIA; ZIV do Brasil; Belden / OTN Systems ; State Grid Brazil
Patrocinadores apoio plus: Connect
Patrocinadores apoio: Delta; Versátil; e COPEL
Confira os trabalhos premiados e mais detalhes na Revista EletroEvolução de junho - EE 111.