Webinar Memória – Cyber Security no Setor Elétrico: Existem Riscos para o Fornecimento de Energia Elétrica?

Há quase 1 ano nascia uma parceria de webinars com conteúdos multidisciplinares do Setor Elétrico: o projeto da série #PaposDeEnergia. Concebido pela Memória da Eletricidade,  o programa vem trazendo especialistas que colaboram nas atividades do CIGRE-Brasil com todo o seu conhecimento e experiência nos temas levantados pelas equipes de ambas as empresas.

Agosto foi a vez de mais um episódio – Cyber Security no Setor Elétrico: Existem Riscos para o Fornecimento de Energia Elétrica? com a participação de Rodrigo Leal e Paulo Antunes, Coordenador e Secretário, respectivamente, do Comitê de Estudos D2 – Sistemas de Informação e Telecomunicação para Sistemas Elétricos.

Mais uma vez o bate-papo contou com a mediação de Ricardo Buratini, o curador digital da Memória. Deu as boas-vindas com o anúncio do retorno da série após alguns meses, lembrando dos temas abordados ao longo trajetória junto com o CIGRE-Brasil, todos com o propósito de promover uma reflexão estratégica.

Os palestrantes trouxeram um panorama sobre a questão da cibersegurança no setor elétrico, com a diferenciação dos conceitos de internet das coisas e internet de energia e as expectativas futuras com o aumento da superfície de contato devido à previsão do crescimento de dispositivos conectados – 60 bilhões para uma população abaixo de 8 bilhões.

Além disso, o webinar levantou as problemática sobre a existência de riscos de fornecimento de energia elétrica (os backouts, apagões), com exemplos de fatos históricos que despontaram lá em 2014; a escalada de episódios de ataques cibernéticos (ou tentativas) com a pandemia; motivação dos grupos criminosos, situação no Brasil e quais as medidas que têm sido implementadas pelos órgãos reguladores no âmbito das empresas para mitigação desses riscos e, consequentemente, da probabilidade de ataques e também os seus impactos na sociedade como um todo.

______________

Um pouco mais dos palestrantes 

Rodrigo Leal – Graduado e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV, além de mais de 20 anos de experiência no Setor Elétrico, nas áreas de tecnologia e telecomunicações. Trabalha na CHESF desde 2006, onde já gerenciou o Departamento de Telecomunicações. Atualmente é Assistente da Diretoria de Operação da CHESF, e coordena processos na área de tecnologia da operação. É ainda Vice-Presidente do Conselho Diretor da UTC América Latina.

Paulo Antunes – Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Ingressou na Siemens em 2007 onde atua até os dias atuais. Gerencia o Grupo de Mobilidade Elétrica na Siemens. Chefe do time que tem a missão de escalar soluções de carregamento de veículos elétricos no Brasil. Está cursando Master Businness Inovation pela Universidade de São Carlos e coordenador do Grupo de Trabalho de Segurança Cibernética no CIGRE-Brasil desde 2017.

  • Confira na íntegra. Acesse o youtube da Memória.
  • Confira a matéria completa na EletroEvolução – EE 104. Acesse.