Livros do CIGRE-Brasil
MERCADOS E REGULAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
CIGRE-Brasil, Eduardo Nery
O CIGRE-Brasil, fundado em 1971, sociedade civil sem fins lucrativos, representa o CIGRÉ (Conseil International des Grands Réseaux Électriques), uma das principais organizações do mundo na área de Sistemas Elétricos de Potência que existe desde 1921. Os membros do CIGRÉ, tais como pesquisadores, especialistas da academia, engenheiros, técnicos, executivos do setor e outros formadores de opinião, oferecem expertise, melhores práticas e perspectiva única de todos os stakeholders da indústria, dede o operador do sistema, fabricantes e produtores a comercializadores e órgãos regulatórios. Especialistas internacionais trabalhando juntos e trocando informações em todos os níveis deste setor produtivo é o elemento chave para a sustentabilidade do setor elétrico. O objetivo é a construção continua de uma base de conhecimento, prospectando inovação tecnológica de interesse de todos os membros da comunidade e indústria.
A VIRADA DIGITAL - Smart Cities e Smart Grids em uma perspectiva multidisciplinar
CIGRE-Brasil, Milla Benício (organizadora)
O livro A Virada Digital: smart cities e smart grids em uma perspectiva multidisciplinar constitui-se em uma obra coletiva, com abordagem plural de temas relacionados ao setor elétrico, tendo como fio condutor reflexões acerca das novas tecnologias smart. Com vistas a garantir a multidisciplinaridade proposta no título, a obra foi dividida em três seções, com escopos e orientações particulares. A primeira seção dedicou-se aos aspectos técnicos, contemplando os novos sistemas e arquiteturas que representam a integração de diferentes técnicas e ferramentas de engenharia, comunicação e computação, trazendo novos desafios nessas áreas, mas também maior poder aos consumidores e interação com os fornecedores. A segunda seção está voltada para a governança regulatória, que deverá mostrar-se compatível com os novos cenários e dinâmicas criadas pelos setores inteligentes, de modo a fomentar, viabilizar e orientar iniciativas smart para o atingimento de níveis mais elevados de eficiência, além de desenvolvimento econômico e bem-estar social. Na terceira seção do livro, busca-se considerar as práticas atuais e as opções futuras para se permitirem ajustes nos processos tecnológicos e seus efeitos. Tal avaliação, por si só, altera as possibilidades que estão dadas e permite que a sociedade seja agente na transformação socioambiental, no desenvolvimento econômico e na formulação de novas políticas. As redes e sistemas inteligentes gerarão impactos positivos sobre o meio, se as escolhas realizadas em seus aspectos técnicos, regulatórios e sociais forem tão inteligentes quanto as tecnologias projetadas.
RESILIÊNCIA DE SISTEMAS ELETROENERGÉTICOS
CIGRE-Brasil, Eduardo Nery (organizador)
De maneira simplificada, a resiliência de um sistema é a sua habilidade de, submetido a um evento disruptivo, absorver os seus efeitos e retornar rapidamente à sua funcionalidade. Para um sistema eletroenergético vêm à mente, de imediato, vários exemplos como desastres naturais, falha de equipamento e/ou humana, obsolescência dos componentes, entre outros. Porém o livro cobre uma gama de eventos menos óbvios e de efeitos mais a longo prazo, tais como a introdução de fontes de energia renováveis, mudanças tecnológicas que podem exigir mudança do modelo de negócios das empresas, mudanças climáticas de longo prazo, preocupação com o meio ambiente, mercados financeiros, ambiente regulatório, etc. São também tratados aspectos humanos, psicológicos e culturais. A sua publicação é especialmente relevante nos tempos atuais, de muitas e rápidas mudanças tecnológicas e até sociais, que tornam o ambiente empresarial menos previsível, trazendo surpresas tanto positivas quanto negativas.