“Discussão sobre resiliência e adaptação é essencial para garantir a confiabilidade do sistema elétrico frente aos impactos das mudanças climáticas” - nas palavras do palestrante, Rogério Lavandosck, Coordenador Projetos Linhas de Transmissão da ISA Energia -, foi o tema da nossa última ação do ano.
Foi o caso do workshop Mudanças Climáticas e os Desafios para as Linhas de Transmissão Aéreas: riscos, resiliência e adaptação, marcado pela transversalidade e sinergia entre dois Comitês de Estudos (CEs): CE B2 – Linhas Aéreas e CE C3 - CE-C3 Desempenho Ambiental e Sustentabilidade do Sistema de Potência.
Recebido pela capital paranaense, Curitiba, o evento foi realizado nos dias 26 e 27 de novembro, no auditório da nossa anfitriã UTFPR — Universidade Tecnológica Federal do Paraná - e contou com um público de mais de 100 presentes, dentre eles:
- Empresas e instituições do setor elétrico (transmissoras, distribuidoras, geradoras);
- Agências reguladoras, órgãos ambientais e entidades normativas;
- Consultorias, projetistas, instituições de pesquisa e órgãos governamentais e
- Estudantes e jovens profissionais, pesquisadores e acadêmicos.
Mesa de abertura – auditório da UTFPR
Proposta e escopo
O intuito da comissão organizadora foi apresentar um evento para discutir impactos, soluções e perspectivas para o futuro do setor elétrico. Mais precisamente sobre ir as consequências das mudanças climáticas nas linhas de transmissão aéreas, com foco em eventos extremos e propostas concretas para aumento da resiliência dos ativos do setor elétrico.
Comissão Organizadora - membros dos CEs B2 e C3
O escopo da programação abordou diagnóstico dos problemas, apresentação de soluções tecnológicas e ambientais e discussões sobre o arcabouço regulatório.
Programação
Para alcance dos resultados, a comissão técnica articulou uma programação com 6 painéis, com as abordagens:
- Painel introdutório:
Eventos climáticos extremos em perspectiva: fundamentos, cenários futuros e implicações para o sistema de transmissão brasileiro.
- Painel 1:
Eventos climáticos extremos no Brasil: ocorrências recentes, planos de atendimento em emergência e lições aprendidas.
- Painel 2:
O aquecimento global e os impactos das queimadas nas linhas de transmissão e distribuição.
- Painel 3:
Aumento da resiliência dos ativos de transmissão e distribuição: inovações tecnológicas, soluções ambientais e de engenharia para o sistema existente.
- Painel 4:
A incorporação do risco das mudanças climáticas no planejamento estratégico do setor elétrico e das empresas.
- Painel 5:
Regulação, normas e políticas públicas para adaptação da infraestrutura às mudanças climáticas.
Confira os palestrantes presentes no site do evento.
PARCEIROS
Como em toda realização do CIGRE-Brasil, uma viabilização de êxito somente foi possível com a parceria de empresas que vêm caminhando em consonância com a nossa missão de promover a produção, o compartilhamento e a disseminação de conhecimentos técnicos aplicados ao setor elétrico, como indutor da qualidade de vida sustentável.
Patrocínio Prata: HTMS Energia
Patrocínio Bronze: Ambientare; Bonomi; Engetecnica; Grupo MDT; HCT Brasil; Nottus; Paranaíba; Seccional e Treetech
Colaboração: UTFPR
Apoio Institucional: ABRATE; ABCE e FMASE