Uma das ações mais consolidadas do CIGRE-Brasil – na ativa desde 1992 - teve palco no início de agosto, na capital das Cataratas, Foz do Iguaçu (PR).
Foi o caso da 14ª edição do Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos – SIMPASE, ocorrido entre os dias 04 a 06.08.25, com o Apoio Organizacional da Itaipu Binacional – uma parceria de longa data, que remonta há meio século de existência. A realização da 14ª edição marcou o seu retorno ao calendário de eventos da instituição – sem ser realizado desde 2019 – e com números relevantes.
Itaipu Binacional - Apoio Organizacional do XIV SIMPASE
Isso porque, pela primeira vez, os informes técnicos foram distribuídos em 3 sessões paralelas, dado o número de artigos aprovados, o maior até então da história do evento – 67 trabalhos apresentados, como mencionado por Robson Almir de Oliveira, Coordenador Geral da 14ª edição, em seu discurso na cerimônia de abertura.
Na solenidade ainda estiveram presentes:
Antonio Carlos Barbosa Martins, Diretor Técnico do CIGRE-Brasil; Renato Soares Sacramento, Diretor Técnico Executivo, da Itaipu Binacional; Mário Ellis, Diretor de Segurança Operacional da Eletrobras; Jayme Darriba Macêdo, Assessor Executivo da Diretoria do ONS e Pablo Humeres Flores, Coordenador do Comitê Técnico do XIV SIMPASE.
Cerimônia de Abertura XIV SIMPASE – da esquerda para a direita:
Pablo Humeres Flores (Coordenador do Comitê Técnico do XIV SIMPASE); Jayme Darriba Macêdo (Assessor Executivo da Diretoria do ONS);
Antonio Carlos Barbosa Martins (Diretor Técnico do CIGRE-Brasil); Renato Soares Sacramento (Diretor Técnico Executivo da Itaipu Binacional);
Mário Ellis (Diretor de Segurança Operacional da Eletrobras) e Robson Almir de Oliveira (Coordenador Geral do XIV SIMPASE).
Além disso, contou com um público em torno de 200 especialistas – dentre congressistas e expositores - composto por profissionais de engenharia elétrica, fabricantes, pesquisadores, instituições, centros de pesquisa e estudantes do setor de energia elétrica, promovendo assim o intercâmbio de conhecimentos e experiências.
Sobre o escopo do evento
O XIV SIMPASE - Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos chegou num momento importante para o setor, em que a automação se consolida como tecnologia indispensável, resultando em ganhos multifatoriais. Nasceu com o propósito de uma busca por um sistema que proporcionasse uma automação para tornar o Setor Elétrico mais resiliente e assertivo. Isso em um cenário no início dos anos 90, onde não se falava na norma IEC 61850, mas que já havia uma revolução tecnológica importante, bem como sinalizou Pablo Flores, Coordenador Técnico do evento, em seu discurso de abertura.
Desde então, vem sendo promovido como uma promoção bianual do CIGRE-Brasil e que, a partir da edição de 2009, além do Comitê de Proteção e Automação (CE-B5) e de Operação e Controle de Sistemas (CE-C2), conta também com a participação do Comitê de Sistemas de Informação e Telecomunicação para Sistemas Elétricos (CE-D2).
Como tem se caracterizado como o foro ideal para debates de assuntos destas áreas, vem congregando empresas de energia elétrica, fabricantes, consultores, prestadores de serviços, fornecedores de programas aplicativos, universidades e centros de pesquisas. O evento se propôs a abordar, nesse sentido, além dos temas tradicionais e recorrentes da área, todos os aspectos relacionados a tecnologias emergentes.
Seu principal objetivo é servir de fórum para o intercâmbio de informações e experiências de natureza técnica, científica e gerencial sobre assuntos referentes à automação, entre empresas e entidades que atuam no setor elétrico. Um espaço para discussão de conceitos, terminologias, normas e padrões; divulgação do estado da arte, experiências, tecnologias, programas, ferramentas e produtos, além da apresentação dos benefícios obtidos com a automação.
Presença da Diretoria Executiva do CIGRE-Brasil - da esquerda para a direita
Antonio Carlos Barbosa Martins (Diretor Técnico) e Maria Alzira Noli (Diretora de Assuntos Corporativos)
Sobre a 14ª edição
Foram 03 dias com apresentação de 67 trabalhos permeados em temas altamente conectados com a realidade do setor elétrico, agora com uma nova roupagem - com presença importante do uso da inteligência artificial (IA), os quais transitaram em 05 tópicos centrais:
- Automação de usinas, subestações, consumidores livres, redes de transmissão e distribuição;
- Automação de centros de operação e de atendimento;
- Telecomunicações e segurança cibernética;
- Educação, pesquisa, desenvolvimento E inovação na área de automação para o sistema elétrico;
- Aspectos econômicos, financeiros e de desempenho associados à automação e telecomunicações.
A comissão técnica do evento ressaltou a relevância dos temas Inovação, Indústria 4.0, Segurança Cibernética, Subestação do Futuro e Transformação Digital, que foram debatidos amplamente no Simpósio. O que é a tradução dos tempos atuais, onde a sociedade está passando por um período de grandes transformações, tanto na maneira de pensar um setor elétrico totalmente digital e com utilização de IA, quanto pela crescente utilização de fontes eólicas e solares com impacto em todos os setores do sistema elétrico de potência. O intercâmbio de experiências faz se extremamente necessário e fundamental para que as empresas possam aprimorar suas atividades, aumentando a eficiência e produtividade de seus processos. Dessa forma, o XIV SIMPASE fomentou desafios e oportunidades, cabendo aos profissionais e às empresas estarem sintonizados com o novo setor elétrico que se apresenta.
Até porque, o CIGRE-Brasil tem o comprometimento em sempre gerar um legado, com um desenvolvimento ascendente. O objetivo é que seja sempre um evento técnico que possa proporcionar soluções para a sociedade de forma geral, uma vez que a entidade está imbuída nessa missão de fazer valer os 3 COs - colaboração, compartilhamento e cooperação - e nessa busca por um maior bem-estar social. Que os cases e estudos apresentados no workshop possam servir de referência para a busca de resultados futuros, além de uma diretriz para as gerações futuras.
PATROCINADORES
Com o sempre intuito de primar por excelência, o evento conseguiu entregar a qualidade técnica com propriedade. Parte dessa conquista foi devido - além de um time conceituado à frente da organização técnica que selecionou os artigos que compuseram a programação – ao o apoio de parceiros presentes na feira de exposição paralela, sendo alguns deles de longa data, para efetivação de sua realização com muito êxito.
No caso, a parceria dos patrocinadores:
PLATINA: ITAIPU BINACIONAL
PRATA: Eletrobras e ONS
BRONZE: ASPEN; GE Vernova, Itaipu Parquetec e WEG