Outubro está próximo. O relógio da contagem regressiva já começou a contar trazendo muita expectativa para nossa maior ação - o SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica. E, com ele mais uma edição do já consolidado Fórum de Mulheres do CIGRE-Brasil.
Agora com uma nova proposta, fomentada pela atual líder do Comitê WiE Brasil (Women in Energy), Gabriela Desirê, o encontro será pautado em uma temática central: Correntes em disputa: tensões e soluções para um setor em transformação.
Durante o Fórum de Mulheres do XXVIII SNPTEE, a proposta é fazer um painel que resgate, com criatividade e profundidade, uma das grandes batalhas da história da engenharia elétrica: a disputa entre Thomas Edison e Nikola Tesla, defensores da Corrente Contínua e da Corrente Alternada. Inspiradas nesse embate de ideias, abriremos espaço para refletir sobre os desafios contemporâneos que tensionam — e movimentam — o setor elétrico brasileiro
O painel reunirá mulheres que atuam em posições estratégicas no setor para discutir, sob diferentes ângulos, os dilemas atuais da transição energética:
• Reforma do setor e justiça tarifária
Como garantir equilíbrio entre expansão da infraestrutura e modicidade tarifária?
• Diversidade da matriz e responsabilidade na transmissão
Como integrar mais renováveis respeitando os limites técnicos e econômicos?
• Curtailments x grandes cargas
É possível aproveitar o potencial solar e eólico do Nordeste enquanto se viabilizam a eletrificação de data centers e o desenvolvimento do hidrogênio verde? • Inovação tecnológica e leilões De que forma o novo bipolo HVDC pode fomentar soluções mais eficientes e competitivas?
• Inovação tecnológica e leilões
De que forma o novo bipolo HVDC pode fomentar soluções mais eficientes e competitivas?
A conversa também trará à tona os desafios técnicos da construção e da operação de subestações em corrente contínua, e o papel da engenharia na entrega de soluções de alto desempenho a menor custo. O Fórum ocorrerá em formato de perguntas e respostas, com apresentação de Solange David, chair do Women in Energy (WiE) do CIGRE International, e mediação de Gabriela Desire, coordenadora do Comitê de Mulheres do CIGRE Brasil (WiE-Brasil), que colocou que conduzir um bom debate exige clareza, escuta e profundidade.
O evento será aberto a todos os participantes do SNPTEE. Traga sua pergunta e venha conectar ideias que movem o futuro da energia!