Em 2022 foi instituída uma nova premiação do CIGRE-Brasil em reconhecimento àqueles que apresentam uma atuação expressiva nos âmbitos dos Conselhos (Administrativo e Fiscal), Diretoria Executiva e nas ações dos 16 Comitês de Estudos.
Foi o caso da Medalha CIGRE-Brasil, a qual foi cunhada voluntariamente pelo engenheiro e artista plástico e membro do CE-C4 - Desempenho de Sistemas Elétricos, Alexandre Pinhel. Na ocasião, o molde foi doado à entidade para reprodução em premiações posteriores.
Premiação 2025
Ampliando o prospecto de honras a serem concedidas aos que fazem diferença para a instituição, em 2025 foi criado o Prêmio Sócio Coletivo, destinado às empresas que vêm se destacando na parceria estabelecida com o CIGRE-Brasil - e que também será emblemada por mais uma criação de Pinhel, em uma nova versão.
Até o dia 31 de março de 2025 foram recebidas as indicações para as 2 premiações. Considerando o número de votos de cada candidato, o Conselho de Administração aprovou os seguintes nomes para as respectivas categorias:
- Medalha CIGRE-Brasil 2025: José Henrique Machado Fernandes
- Prêmio Sócio Coletivo de Destaque: ITAIPU BINACIONAL
Sócio Coletivo e Medalha CIGRE-Brasil: as mais novas premiações
Ambas as premiações - Medalha e Sócio Coletivo - serão entregues na cerimônia de abertura da 27ª edição do SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica.
Na solenidade, os premiados receberão, além das medalhas, obras originais assinadas pelo Pinhel.
Antonio Carlos Barbosa Martins (Diretor Técnico do CIGRE-Brasil) e
Alexandre Pinhel (membro do CIGRE-Brasil e criador das novas premiações
Simbologia dos novos prêmios
Os novos prêmios foram entregues pelo artista no dia 02.07, no escritório da entidade, na Praia do Flamengo, capital carioca.
Na Medalha CIGRE-Brasil, uma figura de Lichtenberg atravessa o território nacional, simbolizando a capacidade que o CIGRE tem de romper resistências para proporcionar contribuições efetivas ao Setor Elétrico Brasileiro.
Já no prêmio Sócio Coletivo, um Pau-brasil está aterrado através do CIGRE, simbolizando o compromisso que seus sócios têm com as questões ambientais.