A capital catarinense deu início às atividades do nosso calendário de eventos de 2025 recebendo a 11ª edição do ENAM, mostrando que se trata de uma ação mais do que consolidada do CIGRE-BRASIL. Isso porque, o evento teve a casa cheia - com 130 participantes – constituído de especialistas em máquinas elétricas, como grandes motores, geradores síncronos, aerogeradores, turbinas e compressores, além de profissionais envolvidos no monitoramento e modernização desses ativos. Todos reunidos entre os dias 18 a 20 de março, tendo à frente o Comitê de Estudos A1 (CE A1) - Geração de Energia e Conversão de Energia Eletromecânica -, com a sua comissão organizadora/técnica composta por Fernando Brasil, coordenador e Rafael Ferreira, secretário do CE e Milene Teixeira, representante do CE no WiE. O evento, mais vez, contou com o apoio da Eletrobras, tendo sido realizado na sede da CGT Eletrosul.
Comissão organizadora/técnica – da esquerda para a direita: Fernando Brasil (Eletrobras),
Milene Teixeira (Iris Power) e Rafael Ferreira (Eletrobras)
Sobre o evento - escopo
Dando continuidade com o seu escopo, o evento teve como objetivo proporcionar um ambiente de troca de conhecimentos e experiências sobre os avanços tecnológicos, desafios e soluções na operação, manutenção e modernização de máquinas elétricas rotativas. Trazendo, dessa forma, discussões que abordaram aspectos relacionados à confiabilidade, eficiência energética e a integração de tecnologias de monitoramento preditivo.
A ação ofereceu uma oportunidade única para networking entre engenheiros, pesquisadores e empresas do setor, estimulando o debate sobre novas tendências e soluções inovadoras. Com foco em práticas que asseguram a performance e a longevidade dos ativos, o ENAM desempenha um papel fundamental na atualização técnica dos participantes.
Participantes do XI ENAM: apresentadores e membros da comissão
Programação
A comissão técnica recebeu mais de 50 resumos e ofereceu ao público uma com sessões e painéis técnicos e 3 tutoriais:
Painéis
- 18.03.25 Critérios Técnicos para Modernização de Turbinas e Geradores”
- 20.03.25: “Painel Operação e Manutenção de Termelétricas”
Sobre o tema: As usinas termelétricas desempenham um papel fundamental no setor elétrico brasileiro. Sendo uma fonte de energia firme e robusta, elas garantem segurança energética, contribuindo para a regulação de frequência e a inserção de inércia mecânica no sistema elétrico. Em um cenário de crescente participação de fontes intermitentes, como solar e eólica, as termelétricas assumem um papel ainda mais estratégico na estabilidade e confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Tutoriais
- 18.03.25 Critérios Técnicos para Modernização de Turbinas e Geradores” - Ricardo Vasconcellos e Johnny Rocha, consultores da Trassínio
Sobre o tema: Em cenários onde os recursos financeiros são limitados e os ativos exigem modernização, torna-se fundamental definir quais equipamentos modernizar, quando intervir e qual o grau de modernização necessário.
- 19.03.25 “Consequences for Stator Winding Insulation Due to Increase of Renewables in Power System” – Dr. Howard Sedding, Chair do Study Committee A1 (SC A1) do CIGRE.
Sobre o tema:
A matriz elétrica mudou, no mundo e no Brasil. A crescente participação de fontes intermitentes traz novos desafios para o setor elétrico, exigindo novas estratégias e maior atenção da engenharia de manutenção.
Neste tutorial, Dr. Sedding abordou os impactos dessa transformação e os cuidados adicionais que a engenharia de manutenção deve adotar para garantir uma vida útil adequada das máquinas rotativas.
20.03.25: “Descargas Parciais em Máquinas Rotativas – Estado da Arte em Grandes Motores - André Tomaz de Carvalho, D.Sc. (CEPEL)
Sobre o tema: A medição de descargas parciais (DP) é uma metodologia essencial para detectar modos de falha incipientes em motores e geradores, possibilitando um monitoramento avançado da condição e prognóstico de falhas. André Tomaz de Carvalho apresentou um tutorial exclusivo para congressistas, abordando desde os fundamentos do fenômeno físico até as principais técnicas de diagnóstico preditivo aplicadas a máquinas rotativas de alta tensão.
Patrocinadores
Além das apresentações técnicas e discussões, o encontro contou com parceiros (fornecedores e fabricantes de equipamentos) – que viabilizaram a concretização de mais uma edição de muito êxito do encontro - alguns deles com exposições, promovendo uma interação direta entre a indústria e os usuários finais de máquinas elétricas, dentre os quais:
- Patrocinadores ouro: Aqtech / Megger; Andritz; Brüel & Kjaer Vibro; Ecovis; Insight Energy, Nishi e WEG.
- Patrocinadores prata: AVEVA e Instronic
- Patrocinadores bronze: Iris Power /Qualitrol; MDM e Trassínio Consultoria
- Apoio: Eletrobras