Papos de Energia - Luz sobre as Mulheres: Tatiane Pestana destaca a importância dos programas de inclusão nas empresas de energia
Tatiane Pestana, gerente executiva de Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios no Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi a convidada do mês de agosto da série de webinars #PaposDeEnergia - Luz sobre as Mulheres. O programa, moderado por Leila Guimarães faz parte de um projeto colaborativo entre o CIGRE-Brasil e a Memória da Eletricidade.
Neste episódio, Tatiane compartilhou sua experiência no setor elétrico, abordando a importância dos programas de inclusão nas empresas de energia. "Os programas de inclusão visam promover a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para todos os cidadãos, independentemente de suas diferenças", afirma a gerente executiva de Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios do ONS.
Tatiane possui Bacharelado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduação em Desenvolvimento Gerencial, tem sólida formação acadêmica que complementa sua vasta experiência de 21 anos no setor elétrico. Ela é uma das idealizadoras do projeto "Mulheres à Bessa" do ONS, que busca transformar o diálogo sobre igualdade de gênero, para que seja uma pauta de todos – homens e mulheres – beneficiando toda a sociedade.
Durante a conversa, Tatiane compartilhou insights valiosos sobre a importância dos programas de inclusão nas empresas de energia. Ela destacou a evolução dos grupos de afinidade no ONS, mencionando que "O primeiro grupo de afinidade que foi criado no ONS foi o Mulheres à Bessa. Desde então, outros grupos surgiram, como o Garra, voltado para questões raciais, o Cores, que discute temas ligados à pauta LGBTQIA+, e o Nós, focado na discussão da temática PCD. Esses grupos envolvem pessoas de diversas áreas que se voluntariam para trabalhar e sensibilizar a organização sobre a importância da diversidade e da inclusão."
Tatiane ressaltou como essas iniciativas contribuem para um ambiente de trabalho mais inclusivo e como a diversidade traz ganhos reais para a organização. "O trabalho é muito melhor quando aproveitamos as potencialidades dos indivíduos e reconhecemos que a diversidade traz um ganho real muito maior."
Ela também falou sobre sua atuação como agente de mudança dentro do ONS e ressaltou a importância de iniciativas que promovam a diversidade e a igualdade de gênero nas empresas. "Atividades como o programa ASG+ do ONS continuam a transformar vidas, a organização e a cultura, trabalhando para que todos se sintam acolhidos, incluídos e reconhecidos. Assim, superamos desafios e agregamos valor não só para a organização, mas para a sociedade como um todo."
Acesse agora a entrevista completa com Tatiane Pestana e conheça mais sobre os desafios e conquistas das mulheres na indústria elétrica e como o setor pode avançar para um futuro mais inclusivo e igualitário.
Acompanhe este e outros episódios do Papos de Energia para continuar se inspirando com histórias de mulheres que transformam o setor elétrico.