Outra ação realizada na reta final da 1a metade do ano foi o retorno do CMDT - Colóquio Sobre Materiais Dielétricos e Técnicas Emergentes de Ensaios Diagnóstico - promovido pelo nosso Comitê de Estudos D1 (CE D1) - Materiais e Tecnologias Emergentes.
Em sua 4a edição, a cidade anfitriã da vez foi a capital paranaense, Curitiba, com a parceria da Vegoor como entidade organizadora na promoção do evento, que ocorreu nos dias 18 e 19 de junho.
Comissão Organizadora - CIGRE-Brasil e Vegoor
Sobre o evento e programação oferecida
O colóquio reuniu cerca de 50 profissionais de diferentes áreas do setor elétrico, atuantes da indústria, das áreas de serviços tecnológicos e projetos de pesquisa e desenvolvimento, provenientes de centros tecnológicos de pesquisa e desenvolvimento, de empresas de geração e transmissão de energia, universidades e consultores independentes.
Em termos das atividades técnicas, foram apresentadas 4 palestras convidadas, 12 artigos técnicos e 4 palestras com divulgação de trabalhos atuais realizados no âmbito do CIGRE-Brasil.
As palestras convidadas dedicaram-se aos temas:
- Visão atual de sistemas impregnados com líquidos isolantes - Helena Wilhelm (Vegoor)
- Avaliação de equipamentos com base na medição de descargas parciais - Alain François Levy (Consultor)
- Hidrogênio de baixo carbono: tecnologias e aplicações no setor elétrico - Helton José Alves (UFPR)
- Impacto da poluição como agente responsável por falhas em linhas de transmissão e subestações - Darcy Ramalho de Melo (Consultor)
Já em temros dos assuntos tratados, podem ser destacados:
- Técnicas e desempenho dos fluidos isolantes utilizados em equipamentos de alta tensão;
- Avaliação de materiais utilizados no setor elétrico;
- Métodos para avaliação de equipamentos/instalações e análise de falhas em laboratório e no campo;
- Tratamento e avaliação das condições de isoladores devido a poluição e corrosão;
- Avaliações das condições de isolamento de geradores, dentre outros.
Patrocinadores
para uma viabilidade de êxito, a ação contou com a parceria dos patrocinadores, Bohnen Messtek; PTI Brasil; Copel e ACS/ Laboil; apoio da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica - ABRATE e coordenação da Vegoor Tecnologia Aplicada.