A coordenadora sênior de P&D e inovação e business developer na área de sustentabilidade energética, Karla Lepetitgaland, foi a convidada do mês da série de webinars #PaposDeEnergia - Luz sobre as Mulheres, moderada pela gerente de Comunicação da Memória, Leila Guimarães, nesse episódio do projeto colaborativo entre o CIGRE-Brasil e a Memória da Eletricidade.
O Papos de Energia - Luz Sobre As Mulheres continua a ser um farol de conhecimento e empoderamento para mulheres na indústria elétrica. Neste programa, Karla compartilhou sua inspiradora trajetória, destacando a importância da educação e das influências de uma família matriarcal. "Existe uma potência atrás de cada mulher e isso me inspirou a buscar a minha também", afirmou Karla.
Graduada em administração, com pós-graduação em economia de energia, mestrado em engenharia de produção e atualmente doutoranda em políticas públicas, Karla tem ampla experiência no desenvolvimento de iniciativas de energia limpa e programas governamentais multilaterais. Criada na Baixada Fluminense e atualmente residente na Flórida, ela abordou temas como sustentabilidade energética e o papel vital de compartilhar conhecimento.
Karla ressaltou a importância de aprender com profissionais mais experientes, uma prática que reflete o trabalho da Memória da Eletricidade em preservar e difundir conhecimento para além das gerações. Ela também mencionou seu papel como agente da memória, transferindo conhecimento para o futuro.
Recentemente, foi coautora do livro “Mulheres Nucleares - Edição poder de uma história, volume I”, que reúne 18 histórias inspiradoras de mulheres no setor nuclear, demonstrando a força e a resiliência feminina em uma área tradicionalmente dominada por homens. Ela comentou sobre o desejo de escrever essa obra e a escassez de mulheres em posições de liderança no setor. Apesar dos desafios, Karla enfatizou a necessidade de proatividade e empreendedorismo para se desenvolver e criar oportunidades.
Confira o bate-papo na íntegra no canal do youtube da Memória da Eletricidade.