Parceira de longa data e empresa organizadora de várias ações do CIGRE-Brasil, a Itaipu Binacional foi o ponto de encontro da reunião do Conselho Técnico (Technical Council – TC) do CIGRE, onde especialistas do setor elétrico de 14 países reuniram-se entre os dias 15 e 17 de abril. “A Comunidade Técnica Internacional do CIGRE é formada por profissionais do mais elevado.
A última vez que o TC esteve no país foi no ano de 2003. E, de forma inédita, o Technical Council é presidido por um brasileiro, o engenheiro Marcio Szechtman. “Colocamos o CIGRE como uma plataforma técnica universal para melhorar, sempre que for possível, os serviços de eletricidade que hoje são tão essenciais quanto a água e a alimentação. A Saúde não funciona sem eletricidade. Os transportes não funcionam sem eletricidade. As pessoas não se comunicam sem a energia elétrica. Temos também a questão de transição energética, mudanças climáticas, digitalização, hidrogênio, baterias, usinas eólicas e solares. Dividimos tudo isso de maneira muito democrática e aberta para que todos os países possam lidar com essa questão da transição energética da melhor forma possível”, ressalta o Presidente do Conselho Técnico Internacional do CIGRE.
No primeiro dia do encontro, foi realizado o Brazilian Day, com participação de palestrantes brasileiros de destaque. Jayme Darriba Macedo, representando o Operador Nacional do Sistema (ONS), abordou aspectos do sistema elétrico nacional. João Carlos Mello, Diretor-Presidente do CIGRE-Brasil, ofereceu insights sobre o mercado de energia no país.
Solange David, coordenadora internacional do Women in Energy (WiE), apresentou um panorama abrangente do movimento WiE nos diversos Comitês Nacionais e divulgou detalhes sobre a próxima reunião WiE, que ocorrerá durante a Bienal CIGRE (Session Paris) em agosto deste ano. Já Carla Damasceno Peixoto, coordenadora nacional do WiE, destacou as conquistas do movimento no Brasil.
Participantes da Reunião do Technical Council
Para encerrar o primeiro dia de atividades, o CIGRE-Brasil proporcionou um jantar para os membros do Comitê Técnico.
Na terça-feira (16), a programação incluiu a reunião ordinária do Comitê Técnico durante o dia, seguida por um convite especial da Itaipu para todos os presentes desfrutarem de um espetáculo de luzes na barragem da usina ao fim do dia.
Barragem da Usina Itaipu
Já na quarta-feira (17), a reunião prosseguiu pela manhã, seguida por uma visita técnica dos membros à subestação de Furnas, focando no sistema de Corrente Contínua em Alta Tensão.
"Para Itaipu é uma honra e um privilégio poder sediar um evento de tamanha importância no âmbito do setor mundial de energia. Além de estreitar os laços de uma parceria de longa data com o CIGRE, ratifica a Itaipu como uma empresa que sempre apoia iniciativas que desenvolvem e aprimoram o setor de energia com a devida e necessária responsabilidade ambiental”, conclui Rodrigo Pimenta, Superintendente de Operação da Itaipu.