“A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos.”
(Hannah Arendt – 1906 - 1975)
________________
O ano é 1975. 08 de março. Quando foi então decretado pela ONU como a data internacional comemorativa às mulheres – em consideração a todas as lutas que começaram a despontar lá no século XIX. Ainda que a ideia de um gênero como categoria analítica, como base para explicar por que essa diferença entre homens e mulheres não seja natural, mas sim parte de convenções sociais, tenha nascido por volta dos anos 40 com Simone de Beauvoir e sua obra que a consagrou na filosofia existencialista mundial - no caso, o Segundo Sexo.
Celebração Dia Internacional da Mulher
No dia 7 de março foi realizada o 1º episódio da série de webinar Luz sobre as Mulheres de 2024, com o episódio A importância de boas parcerias na trajetória profissional, abrindo as comemorações do Dia Internacional da Mulher. Uma parceria que nasceu em novembro de 2020, com o intuito de suscitar temas relacionados à mulher - suas conquistas e desafios na sociedade moderna pós-industrial, dentro da nossa conjuntura histórica e do cenário do setor elétrico.
Na esteira desse tom de celebração, o CIGRE-Brasil, através de sua iniciativa de incentivar uma maior participação feminina no setor elétrico, promoveu o webinar CIGRE Women´s International Day - tendo à frente a chair do Women in Energy (WiE), Solange David, com o apoio do Comitê de Mulheres do CIGRE-Brasil.
Como sempre gostamos de reforçar, a dedicação de nossa instituição não é defender partidos, mas sim colaborar por um mundo mais integrado – esse foi o motivo do CIGRE-Brasil abraçar a causa dessa iniciativa de incentivar uma maior participação feminina no setor elétrico. Afinal, nossa missão é "promover a produção, o compartilhamento e a disseminação dos conhecimentos (...) atuando como indutor da qualidade de vida sustentável", em alinhamento com os objetivos da ONU.
Sobre o webinar
O webinar trouxe perspectivas inspiradoras sobre a transição e a transformação energética em diferentes países, bem como um olhar sobre a inclusão, além de comemorar os 10 anos do Women in Energy (WIE) – uma ação do CIGRE Internacional que congrega, atualmente, representantes de 30 países.
Para esse feito, contou com a participação de Solange David (presidente do Women in Energy no CIGRE Internacional); Biljana Stojkovska, (CIGRE Reino Unido) e Carla damasceno Peixoto (coordenadora do Fórum de Mulheres do CIGRE-Brasil), na organização.
Solange abriu com as boas-vindas e sinalizando o reconhecimento da data internacional pelas Nações Unidas. Mencionando ainda, agora em 2024, sobre o levantamento da ONU Mulheres com o tema “Investir nas mulheres, acelerar o progresso” como a melhor maneira de estimular o crescimento econômico e construir sociedades mais prósperas e igualitárias.
Biljana, moderadora do webinar, completou apontando para a questão do voto, direto alcançado “há apenas 100 anos atrás”, sendo o dia 08 de março uma oportunidade para debater sobre a situação não só das mulheres engenheiras, como as que atuam em geral, no setor de energia.
Foram ainda abordados os temas pelas palestrantes convidadas:
- Elbia Gannoum (Brasil – Presidente da ABEEólica) - Abordagem brasileira sobre a transição energética e destaque para a energia eólica global
- Khayakazi Dioka (África do Sul) - Experiências e perspectivas sobre a transição energética na África do Sul
- Ruomei LI (China) - Visão sobre transição e transformação energética, com perspectivas chinesas e reflexão sobre os 10 anos do WIE
Considerações
Como colocado pela chair brasileira, Solange David, apesar de todos os avanços e movimentações de representantes por toda parte do mundo, é preciso observar que o protagonismo feminino ainda possui muitos desafios pela frente. Pois há a presença, ainda, de muitas questões - conforme retratadas na diversidade de experiências e perspectivas apresentadas pelas convidadas, com insights relevantes para o cenário das mulheres no âmbito de setor de energia, em um contexto mais amplo de uma sociedade em transformação.
Ela finalizou que acredita que será possível criar melhores condições para todos em uma sociedade com mais justiça e igualdade, especialmente para as gerações futuras.
Para conferir o debate com mais detalhes, acesse o canal do youtube do CIGRE-Brasil.
Confira também a matéria completa na edição de março da revista EletroEvolução - EE 114.