Ainda na esteira dos resultados obtidos pelo nosso carro-chefe - o maior evento do setor elétrico na América Latina, o SNPTEE, realizado em novembro do ano passado –, a 27ª edição apresentou, pela primeira vez, o Fórum Acadêmico. Tratou-se de outro evento paralelo que a programação do seminário vem oferecendo desde 2017. Nesse caso, a proposta foi reunir dirigentes de Universidades e Centros de Pesquisa nacionais para debater medidas para aumentar a interação da academia com o CIGRE-Brasil e o setor elétrico – uma das metas que a instituição vem almejando nos últimos anos.
Além de pesquisas, um aspecto estratégico, que já vem sendo abordado no âmbito do CIGRE, é a atratividade das profissões voltadas às necessidades do setor elétrico, notadamente a formação de engenheiros eletricistas e profissionais afins, em todas as especialidades, para atuar nos sistemas de energia elétrica, face às novas tecnologias emergentes.
Por isso, o CIGRE-Brasil desenvolve o programa UNICENPE, para intensificar o relacionamento com universidades, instituições de ensino superior e centros de pesquisa. O programa busca divulgar as necessidades e atratividades profissionais para o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro, principalmente face às rápidas transformações da geração, transmissão, distribuição e comercialização da energia elétrica.
Como parte do programa, e integrando a agenda do seminário, o Fórum reuniu 30 dirigentes de entidades de ensino superior e de pesquisa em energia elétrica, no dia 29 de novembro. Na programação específica do Fórum, aconteceu a apresentação da “Carta do XXVII SNPTEE”, uma síntese dos resultados de pesquisa de opinião realizada antecipadamente com entidades de ensino e de pesquisa, empresas, associações e operadoras de sistemas elétricos. O objetivo foi comunicar aos participantes convidados a visão ampla, obtida por metodologia apropriada, sobre pontos importantes para a capacitação de profissionais e o desenvolvimento de pesquisas, necessárias para realizar a “transição tecnológica” no setor elétrico brasileiro.
Também foram realizadas dinâmicas de grupos, para debater e listar pontos para a elaboração de um plano de trabalho para o período 2024/2025, com foco na cooperação bilateral e conjunta entre o CIGRE-Brasil e as entidades de ensino e de pesquisa.
Dinâmica de grupo - I Fórum Acadêmico do
CIGRE-Brasil, durante o XXVII SNPTEE, em novembro - Brasília - DF
Como resultados do Fórum Acadêmico, os organizadores obtiveram maior visibilidade dos pontos a serem melhorados na formação de recursos humanos qualificados para o setor e, ainda, maior divulgação de eventos técnicos e da literatura acadêmica e especializada. Também teve o intuito de contribuir para atrair os jovens universitários na escolha de especialidades profissionais necessárias e voltadas ao setor elétrico; ampliar a participação acadêmica com trabalhos técnicos em eventos do CIGRE-Brasil; e, por fim, ampliar o número de associados ao CIGRE-Brasil, na categoria estudante.
Confira os resultados obtidos da ação na edição de março da Revista EletroEvolução - EE 114.