Final de ano vem acompanhado de retrospectiva, como exercício de reflexão sobre o caminho percorrido. E a nossa remonta lá em janeiro quando entoamos a sabedoria estoica de Marco Aurélio (121 d.C - d.C180 d.C) sobre edificar obras que ecoem por toda a eternidade, dentro de uma jornada de propósitos.
Nós aqui do CIGRE-Brasil seguimos com os nossos, que nos fazem comprometer com a construção de um mundo melhor, através do conhecimento, tendo como norte alguns dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Dentre eles, o ODS 7 - de garantia de acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos - discutido amplamente durante a realização da nossa maior ação: a 27a edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) - que se destaca como o maior da América Latina que bateu o recorde de público e de expositores.
Sobre a 27a edição
Depois de 10 anos, o seminário foi recebido, mais uma vez, pela capital federal, Brasília, e tendo novamente como anfitriã a Eletrobras Eletronorte - empresa parceira desde 1978, que completou seus 50 anos de história na linha do tempo do Setor Elétrico Nacional.
Durante o período de 26 a 29 de novembro mais de 5 mil participantes inscritos transitaram pelo espaço do CICB - Centro Internacional De Convenções Do Brasil - dentre eles mais de 500 estudantes, 487 empresas participantes, 586 expositores e mais de 3 mil participantes credenciados. Além disso, mais de 500 trabalhos de alta qualidade técnica foram apresentados, sob o tema central da transição energética, apresentando pontos como menos emissão de carbono, questões climáticas, dentre outros, contribuindo para avançarmos na integração das fontes renováveis, na confiabilidade dos sistemas elétricos, na regulação e em diversos outros campos fundamentais para o setor eletroenergético brasileiro. Todos "em sincronia com as demandas setoriais do país", de acordo com o nosso diretor-presidente, João Carlos de Oliveira Mello, em um bate-papo concedido durante o evento, no espaço onde foram realizados podcasts pela Agência SNPTEE.
Abertura e encerramento
A cerimônia de abertura contou com discursos de autoridades das entidades envolvidas na organização - o promotor, CIGRE-Brasil e a empresa organizadora, Eletrobras Eletronorte - além da presença de representantes de players do Setor Elétrico Brasileiro, dentre os quais:
- Secretário Nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Gentil Nogueira de Sá Júnior;
- Vice-Presidente Executivo de Operações e Segurança da Eletrobras, Antônio Varejão de Godoy;
- Diretor-Presidente da Eletrobras Eletronorte, Antonio Augusto Bechara Pardauil;
- Vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão;
- Diretor Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, Luiz Carlos Ciocchi;
- Diretor Geral da Aneel, Sandoval Feitosa;
- Presidente da CCEE, Alexandre Ramos;
- Diretor da Cemig Geração e Transmissão, Thadeu Carneiro Silva;
- Diretor Financeiro Executivo da Itaipu Binacional, André Pepitone da Nóbrega e
- Diretor de Comercialização de Energia da ENBPar, Wander Azevedo.
Cerimônia de abertura XXVII SNPTEE - Brasília - DF
Também fez parte da solenidade, seguindo a prática instituída na última edição, foi realizada a mais nova premiação do Comitê Nacional Brasileiro: a entrega da Medalha CIGRE-Brasil.
Dessa vez, o reconhecimento à contribuição técnica à engenharia nacional foi concedido ao Paulo Cesar Vaz Esmeraldo - um dos ex-presidentes e sócio honorário da instituição - e a Silvia Helena Menezes Pires - membra do Comitê de Estudos C3 - Desempenho Ambiental de Sistemas.
Conferido prestígio ao momento, a entrega dos prêmios foi realizada pelo engenheiro de Furnas e artista plástico, Alexandre Pinhel - membro e colaborador dos comitês de estudos do CIGRE-Brasil.
Premiação Medalha CIGRE-Brasil - foto à esquerda: Alexandre Pinhel (Furnas), Paulo esmeraldo (CIGRE-Brasil e
João Mello (Diretor-Presidente CIGRE-Brasil
foto à direita: Alexandre Pihel e Silvia Helena Pires (CE-C3 CIGRE-Brasil)
Já na cerimônia de encerramento, as constatações foram apresentadas pelo Diretor Técnico do CIGRE-Brasil, Antônio Carlos de Barbosa martins e também Coordenador da Comissão Técnica do seminário.
Na ocasião, dentre os 16 grupos de estudos técnicos temáticos que apresentaram trabalhos inscritos no XXVII SNPTEE, houve a premiação para homenagear a melhor apresentação e, além disso, foram dedicadas menções honrosas de 1º ao 3º lugar. Com forte simbolismo, o design dos troféus reflete a imagem Brasília, com inspiração nas obras do artista Athos Bulcão, uma das principais referências artísticas da Capital Federal.
Os resultados foram apresentados após as constatações técnicas que avaliou três principais critérios em cada grupo. As apresentações do New Generation Network (NGN) realizadas no seminário por jovens membros do CIGRE também tiveram seu espaço nas homenagens.
Cerimônia de Encerramento - Antonio Carlos Barbosa martins (dretor Técnico do CIGRE-Brasil e Coordenador Técnico do XXVII SNPTEE)
apresentando as constações
Atividades Paralelas e Novidades
Em paralelo ao evento técnico, esta edição da Expo SNPTEE contou com o fato inédito de mais de 100 expositores, que trouxeram equipamentos de ponta, softwares e soluções para a modernização de sistemas de energia, com produtos diversificados, apresentando as principais inovações tecnológicas do mercado, para automação, inteligência artificial, eficiência energética, armazenamento e muito mais.
Realizamos ainda o III Fórum de CEOs, o IV Fórum das Mulheres e o primeiro Fórum Acadêmico do CIGRE-Brasil, que ampliaram horizontes e ajudaram a direcionar esforços para nossa atuação como think tank de apoio ao Setor Elétrico.
Além disso, a 27a edição do seminário contou com uma super novidade: um espaço reservado para bate-papos com representantes da instituições envolvidas na realização do evento dentre elas: o Diretor-Presidente do CIGRE-Brasil, João carlos de Oliveira Mello; a Coordenadora do NGN Brasil, Joyce Meireles Siqueira; a Coordenadora do Fórum de Mulheres, Carla Damasceno Peixoto, além do diretor-Presidente da Eletrobras Eletronorte, Antonio Augusto Pardauil e o Vice-Presidente Executivo de Operações e Segurança, Antonio Varejão de Godoy.
Sintonize no canal doXXVII SNPTEE no Spotfy e conifa os podcasts! Acesse.
Próxima Edição - Passagem de Bastão
O anfitrião desta edição do seminário, representada pelo Diretor-Presidente da Eletrobras Eletronorte, Antonio Augusto Pardauil, agradeceu a oportunidade de realizar o SNPTEE, salientando a importância das discussões técnicas para o futuro do setor, com ampla diversidade de participação.
Ele fez a entrega de placa trazendo forte simbolismo de Brasília – o ipê amarelo, representando a “passagem de bastão” para o próximo anfitrião do evento, o Diretor-Presidente da Eletrobras Chesf, João Henrique de Araújo Franklin Neto. O diretor-presidente do CIGRE-Brasil, João Mello, também agradeceu a oportunidade e cumprimentou a Chesf pela realização da próxima edição do SNPTEE, em 2025 em Recife-PE.
Confira mais detalhes na notícia da próxima edção da revista Eletroevolução - EE 113 - dezembro