A engenheira Camila Maciel inspira meninas a se aventurarem na engenharia
Carol, uma adolescente, recebe como lição de casa o desafio de escrever um texto sobre o que quer ser quando crescer. Com a ajuda de sua mãe, que é engenheira eletricista, e das mães de suas amigas, engenheiras de outras áreas, ela descobre o mundo da engenharia. Essa história, contada por Camila Maciel no livro “As descobertas de Carol no Mundo da Engenharia”, tem o objetivo de impulsionar o interesse das meninas pelas disciplinas relacionadas a Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês).
A participação de mulheres nessas áreas de conhecimento, embora tenha aumentado nas últimas décadas, ainda é restrita a menos de 30% não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos e em diversos países europeus, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). A falta de referências é uma das barreiras culturais a serem quebradas. Os livros de Camila Maciel, engenheira eletricista associada ao CIGRE-Brasil há 4 anos e integrante do Fórum de Mulheres do CIGRE-Brasil, contribui para a superação desse gap. Este fórum segue a tendência mundial de valorização das mulheres e foi criado com o objetivo de inspirar, motivar e fortalecer a participação das mulheres e aumentar a integração com os homens no setor eletroenergético brasileiro.
Camila tem doze anos de experiência em subestações de rede básica do setor de transmissão de energia. “Tenho muito orgulho da minha trajetória profissional. Minha carreira foi construída em campo e com uma sólida base acadêmica, na área de construção de subestações de alta a ultra alta tensão de corrente alternada a contínua pelo Brasil, como gestora de projetos no Norte do país”, destaca. Ela uniu sua experiência e sua curiosidade em diversas obras para os públicos infantil e infanto-juvenil.
Além de “As descobertas de Carol no Mundo da Engenharia”, Camila é autora de “As aventuras de Carol no Mundo da Robótica” e de “Luna na Lua” — este último mostra que o céu não é o limite para os sonhos das meninas e que conhecer os mistérios da Lua também pode ser uma escolha profissional. “A maior lição que Carol aprendeu é que, independentemente da área que escolher, o que ela quer de verdade é ter brilho nos olhos ao dizer o que faz, assim como as mães engenheiras que ela conheceu”, afirma Camila Maciel.
Conheça as obras de Camila Maciel:
As descobertas de Carol no Mundo da Engenharia
As aventuras de Carol no Mundo da Robótica
Luna na Lua