Regulação e comercialização do sistema de energia elétrica foram temas do evento que teve a participação de cerca de 60 agentes do setor
O CIGRE-Brasil e a Thymos Energia promoveram o workshop ‘Mercado Livre de Energia Elétrica – Armazenamento e Resposta da Demanda’. Desafios de normatização, comercialização e novas tecnologias do setor de energia solar renovável foram o tema central do encontro, que reuniu cerca de 60 pessoas na sede da Thymos, na cidade de São Paulo. Para viabilkzar sua realização, contou com a parceria dos patrocinadores:
- Thymos Energia - patrocínio platina
- Ecom- patrocínio ouro
- Atlas Renewable Energy e Lightsource bp - patrocínio prata
- Micropower Energia - patrocínio bronze
Organizado pelo nosso Comitê de Estudo C5 - Mercados de Eletricidade e Regulação, sob coordenação de Carlos Dornellas, o evento reuniu agentes geradores, comercializadores e consumidores. Teve a participação de palestrantes referências no setor. Para falar sobre ‘Resposta da Demanda’, Luiz Henrique Alves Pazzini, consultor em Comercialização de Energia da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O tema ‘Armazenamento no Contexto de Mercado’ foi abordado pelo diretor de Tecnologia e Operações da Micropower, Sergio Ceballos, e ‘Autoprodução de Energia e Mercado Livre’ pelo diretor de Estratégia e Planejamento Comercial da Atlas, Lucas Salgado
Alexandre Viana (Thymos), João Mello (diretor-presidente do CIGRE-Brasil) ao meio e palestrantes
O representante da CCEE apresentou os programas de Gerenciamento pelo lado da Demanda (GLD), a eficiência energética e a resposta de demanda da energia solar colocada na rede. Para Pazzini, o GLD auxilia a reduzir o consumo de energia nos períodos de maior demanda, melhora a eficiência global e reduz o custo total de operação do sistema elétrico. “Outra vantagem é alterar a configuração ou a magnitude de curva de carga - possibilitando redução do pico e preenchimento de vales, por exemplo, que pode ocorrer por meio de sinais econômicos em horários específicos ou por incentivos financeiros, remunerando os consumidores que reduzirem seu consumo”, complementa.
Alexandre Viana, COO da Thymos Energia, abriu o evento e apresentou os aprendizados e experiências dos quatro dias de visitas técnicas, debates e conferências vividas no Texas, em Austin e Houston, nos Estados Unidos da América, na última semana de setembro. Organizada pela Abraceel, a Missão Texas levou empresários e técnicos do setor de energia do Brasil para conhecer o mercado de energia do Texas, um dos mercados referência em energia solar no mundo.
O diretor-presidente do CIGRE-Brasil, João Carlos Mello, foi o anfitrião do evento. “Como promotores e agentes de debates e análises sobre a sustentabilidade do sistema elétrico brasileiro, cumprimos nosso papel de mediador e incentivador do alinhamento e harmonia entre as fontes de energia no país”, afirma. No evento, Mello convidou a todos a participarem como associados do CIGRE-Brasil e informou que os profissionais do setor de até 35 anos empregados pagam 50% da taxa anual, durante dois anos, e estudantes são isentos de pagamento. “Com isso queremos incentivar os jovens a estar com a gente nesta importante missão de participar da transição energética e colaborar com a normatização e comercialização de energia”.