"Sistema elétrico de ponta a ponta: transição, desenvolvimento, operação e integração" foi o tema do simpósio realizado no multipremiado Centro de Convenções em Cairns, na costa nordeste da Austrália, de 04 a 07.09.2023.
Organizado pelos Comitês de Estudo (CE) C2 - Operação e Controle de Sistemas e C5 - Mercados de Eletricidade e Regulação, o simpósio se concentrou na transformação do futuro do sistema de energia integrado. Procurou identificar o que pode ser aprendido com a experiência e os desenvolvimentos atuais e as mudanças necessárias para avançar em direção a uma atuação sustentável.
Esses tópicos são particularmente relevantes à medida que o mundo avança para a transição da indústria de eletricidade para um futuro de menor carbono. Essa fase de transformação está afetando todos os aspectos do sistema de energia, desde a carga do cliente final, através das redes de transmissão e distribuição, até os maiores geradores. As soluções exigirão novas tecnologias, complementadas por ideias inovadoras para otimizar o equilíbrio de carga e geração. O momento deste simpósio global é, portanto, muito oportuno e permitiu que os participantes tivessem acesso como vários países estão abordando essas questões de uma perspectiva técnica e econômica.
Sobre o simpósio - participação brasileira
O evento promovido pelo CIGRE Austrália envolveu mais de quarenta reuniões de grupos de trabalho, contou com 69 patrocinadores e recebeu 1.400 inscritos, de toda parte do mundo, inclusive o Brasil - com uma delegação de 24 participantes, dentre eles diretores, conselheiros e membros dos Comitês de Estudos (CEs):
Solange David (conselheira); Leonardo Leite (secretário CE-C6); João Carlos Mello (Diretor-Presidente CIGRE-Brasil); Alexandre Viana (membro CE-C5); Flávia Cavalcanti; Jayme Darriba (Coordenador Internacional - Chair - do SC.C2); Pablo Humeres Flores (coordenador CE B5); Julio Lopes (membro CE B1); Julio Lima (secretário do CE B5); Denys Lellys (membro do CE B5); Marco Antonio Macciola Rodrigues (membro do CE B5); Paulo Sergio Pereira Junior ((membro do CE B5); Mateus Alexandrino (membro do CE B5); Guilhermme Lisboa; Rafael Fernandes; Iony Patriota (membro do CE B5); Marcos Farinha (coordenador do CE C1); Flavio Alves (Secretário Internacional do SC.C2); Antonio Carlos Barbosa Martins (Diretor Técnico do CIGRE-Brasil); Angélica Rocha (coordenadora do CE C4); Ricardo Gedra (membro do CE B1); Rodrigo Leal (coordenador do CE D2); Marcelo Araujo (membro do CE D2) e Carla Damasceno Peixoto (membra do CE B1).
Representantes da delegação brasileira no Simpósio de Cairns - Austrália, setembro 2023
Ações paralelas
Além das sessões técnicas e da feira e da feira de exposição, também foi realizado um encontro do CIGRE Women in Energy (WiE), com a palestra da Merryn York, Executive General Manager, System Design AEMO, marcando presença a nossa representante brasileira, nomeada, durante a Session Paris 2022, Chair do WiE Internacional, da gestão de 2022-2026.