Dando continuidade ao projeto que surgiu da parceria entre o Fórum de Mulheres do CIGRE-Brasil e a série #PaposdeEnergia da Memória da Eletricidade, apresentamos mais uma entrevista no 3o webinar do programa - com o tema Educação e Inclusão para Diversas Transformações.
Marcia Figueiredo nasceu em Brasília, formada em Matemática, pós-graduada em Ciência da Computação nos anos 80, ingressou no Serviço Público muito jovem - aos 19 anos, no Ministério de Minas e Energia (MME). Apesar da formação em exatas, é uma verdadeira “colecionadora de pessoas”, como gosta de se definir – atuando, até hoje, com a missão de transformar vidas.
Durante a sua caminhada atuou ainda na área de ensino, enquanto professora de matemática – tanto em escolas particulares, quanto públicas - durante quase 22 anos, onde descobriu sua paixão pela Psicopedagogia.
Foi também através dessa interação com os alunos que ela se adentrou nesse universo sobre a inclusão e diversidade, uma vez que gravitava por ambientes totalmente diferentes e controversos, dados os extremos dos grupos sociais.
Atuação no MME – Políticas Públicas, Projeto de Diversidade e Inclusão
Já dentro do MME, trabalhou com escala de contratos, o que contribuiu mais ainda para o desenvolvimento do seu olhar um pouco diferenciado para motivar jovens - que muitas vezes estavam no seu primeiro emprego – de forma que tivessem um apoio para buscarem seus sonhos, projetando a trajetória de onde se quer chegar.
Com todo esse percurso de experiências, em 2017 foi convidada a participar de um projeto com um comitê permanente para questões de gênero, raça e diversidade, o qual abarca não só o MME, como todas as suas vinculadas – agências e empresas. Uma pauta que, apesar de tão aclamada nos dias atuais, vem sendo trabalhada desde 2004 visando uma equidade, convidando a todos a sair de um ponto de observação para que se possa enxergar outros cenários, formas de relacionar com o outro – tal como a ONU prega, com a ODS 5, dentro da agenda 2030. De acordo com Marcia, trata-se de um verdadeiro desafio dentro do Serviço Público sobre uma mudança de base. Por isso, a existência das propostas de fomentar, em todas as empresas do setor de energia, o investimento mais ativo na educação técnica e tecnológica, em bolsas de estudo universitárias e na pesquisa.
Um exemplo dessas ações foi uma parceria com o MEC em revisar uma cartilha presente no site do MME - onde foi feita uma curadoria de pequenos curtas (filmes) que trazia a relação com a energia, com um plano de curso de gênero que abrangia desde a base do Ensino Fundamental até o Ensino Médio Técnico, no qual os professores tivessem o roteiro de estimular as meninas e os jovens, principalmente os negros, a se aproximarem da área das exatas.
Confira com mais detalhes sobre o bate-papo inspirador – para além de uma carreira, mas o propósito que permeia uma jornada de ações que busca proporcionar oportunidades ao próximo. Bem especialmente em consonância com a nossa missão de impactar positivamente na narrativa de outras pessoas, de ser uma rede de apoio para o despertar de muitos potenciais.
O Fórum de Mulheres acontecerá no dia 28.11.2023, durante o XXVII SNPTEE. Fique por dentro e participe! Acesse o site do evento.
Acesse ainda o canal do youtube da Memória da Eletricidade e envolva-se!