2023 começou e seguimos em frente com nossa missão de disseminar conhecimento, tendo em vista as soluções para os desafios da sociedade.
A ação que deu início a este novo ciclo foi o ENAM – Encontro Nacional de Máquinas Rotativas – promovido pelo Comitê de Estudos A1, tendo à frente o Coordenador Fernando de Souza Brasil e o Secretário Rafael Freitas Ferreira. Dando continuidade com a concretização das atividades que foram interrompidas lá atrás com a instauração da crise sanitária – o evento seria o 2º do calendário de 2020. Curiosamente, retornamos à cidade de Florianópolis, no dia 13 de março, mesma data em que começaram a ser definidos os adiamentos das realizações programadas do ano.
Três anos se passaram e a capital catarinense estava pronta para receber, novamente, o nosso público ávido por atualização de conhecimento. Não por menos que o auditório da CGT Eletrosul, sede da 10ª edição do encontro, quase teve sua capacidade máxima esgotada, acolhendo cerca de 115 participantes no período de 14 a 16.03.23 - entre eles especialistas em máquinas elétricas, onde podem ser destacados os grandes motores, geradores síncronos de hidrelétrica e termelétrica, aerogeradores, turbinas e compressores. Além daqueles que se dedicam ao monitoramento destes ativos com grande destaque para análise de vibração, entreferro, descargas parciais, qualidade de isolamento e inteligência artificial, bem como a gestão destes ativos e modernização de máquinas elétricas (gerador/turbina).
Abertura
Depois de 3 anos de espera por um reencontro presencial, cortando a fita do tão esperado momento, marcaram presença na solenidade, dando as boas-vindas, as autoridades do CIGRE-Brasil - representado pelo Diretor Técnico, Iony Patriota - e da CGT Eletrosul - na figura do Diretor de Operação, Ildo Wilson Grüdtner.
Iony em seu discurso comentou sobre as mudanças que vêm sendo introduzidas nos escopos dos Comitês de Estudo, referindo à questão da máquina de lavar sendo considerada como uma máquina elétrica – ponto levantado no tutorial internacional que abriu o evento, ministrado pela patrocinadora Qualitrol Iris Power.
Uma tendência que vem se manifestando no CIGRE-Brasil em geral e que, por isso, a instituição vem caminhando para ser enquadrada no setor de energia como um todo – não se delimitando apenas à elétrica, como tem sido nos últimos 52 anos, haja vista os novos assuntos introduzidos nas discussões técnicas, como o hidrogênio verde. Para este último, inclusive, foi criado um novo Grupo de Estudo do SNPTEE em 2022 – a maior ação do Comitê Nacional Brasileiro. No caso, o GRT – Grupo de Recursos Energéticos Distribuídos. Um resultado da expansão da área de atuação de um grupo anterior, que se dedicava aos estudos acerca das gerações eólica e solar. Agora, além dessas, são discutidos quaisquer recursos distribuídos: hidrogênio, armazenamento, mobilidade elétrica, gás, enfim, todos que não são concentrados em um só local, com a finalidade de atender à necessidade dessa demanda que vem emergindo na sociedade atual.
A cerimônia ainda contou com a realização de um sorteio do livro “Controle Avançado de Usinas Hidroelétricas”, da autoria do Diretor Técnico.
Cerimônia de Abertura - X ENAM
Sorteio do livro Controle Avançado de Usinas Hidroelétricas” -
de autoria do Diretor Técnico, Iony Patriota, do CIGRE-Brasil
Sobre a programação
O evento apresentou uma programação densa durante os 3 dias de eventos, oferecida pela Comissão Técnica, com Rafael Ferreira à frente, representando a anfitriã apoiadora da ação, CGT Eletrosul.
A grade contou com 8 sessões técnicas, 27 artigos técnicos, palestras de patrocinadores e 3 tutoriais de especialistas convidados, dos quais:
- Teste Offline e Monitoramento Online de Máquinas Rotativas – abrindo o evento, por Mladen Sasic, da Qualitrol Iris Power;
- Uso de Inteligência Artificial na Manutenção Preditiva de Turbinas Hidráulicas e Eólicas: Experiências e Estudos de Caso – por Emerson Lima, da AqTech e
- A Ortogonalidade e o Paralelismo do Entreferro frente ao Empuxo Magnético Residual – por Johnny Rocha, da Trassínio Consultoria.
Durante as sessões técnicas do X ENAM
Patrocinadores
O X ENAM traduziu-se em primazia no que diz respeito à organização e à qualidade do conteúdo apresentado aos profissionais presentes. E para a efetivação dessa conquista, além dos meses intensos de trabalho de pré-produção, esse feito foi possível com o apoio de parceiros de longa data nas edições passadas do evento – no caso deste ano, a parceria dos patrocinadores ouro – Data Engenharia, Insight Energy e Nishi; dos patrocinadores prata AQTech, Instronic e Positivo Service e os patrocinadores bronze Iris Power/Qualitrol, SOS Máquinas e Trassínio Consultoria e também com o apoio institucional da ABRATE.