Sinergia é a palavra que define a movimentação das Comissões - Organizadora e Técnica (CO e CT) - do X Workspot. Uma das mais heterogêneas, nas palavras do Coordenador Geral, Alexandre Leite, em seu discurso de abertura. Mistura essa que não só não mediu esforços, como também contribuiu com essa gama de perfis para entregar uma ação de alto nível, neste ano que marcou retomada dos encontros presenciais - depois de 3 anos, considerando o término da última edição em 2018. Enfim, a tão esperada realização foi concretizada.
Realização do Workshop
A 10a edição do Workspot foi realizada na semana de 27 a 30.11.2022 e, mais uma vez, contou com a terra das Cataratas, Foz do Iguaçu, para receber seu público - ávido para buscar e trocar conhecimentos apresentados pela escopo do evento: Transformadores; Equipamentos de Alta Tensão; Subestações e Materiais e Tecnologias Emergentes) e outra com os e B3 (Subestações), todos relativos aos Comitês de Estudos do CIGRE-Brasil - A2 / A3 / B3 e D1, respectivamente.
Acompanhando o sucesso das sessões virtuais realizadas em 2021, o evento contou com mais de 370 participantes registrados de 10 países (4 da América do Sul, 2 da América do Norte e 4 da Europa) e representando mais de 80 empresas. Dentre elas, destacam-se as 21 empresas parceiras, entre apoiadoras e patrocinadoras, que acreditaram no projeto e confiaram no CIGRE durante os três anos de organização.
Cerimônia de Abertura
Cortando o laço para dar início à tão esperada realização presencial, a Cerimônia de Abertura contou com a presença do Coordenador Geral do X Workspot, Alexandre Leite; do diretor do patrocinador ouro MR DO BRASIL, Marcelo Costa; do CEO do patrocinador ouro TDM, Cristiano Gianini, do Diretor Técnico Executivo da ITAIPU BINACIONAL, David Rodrigues Krug, que também representou o Diretor-Geral Brasileiro da ITAIPU, Almirante Anatalicio Risden Junior e do Coordenador do Comitê de Estudos A2 – Transformadores do CIGRE-Brasil, Roberto Asano, representando o Diretor-Presidente do CIGRE-Brasil, Saulo José Nascimento Cisneiros.
Cerimônia de Abertura do X Workspot
Da direita para a esquerda: Diretor do patrocinador ouro MR DO BRASIL, Marcelo Costa; Diretor Técnico Executivo da ITAIPU BINACIONAL, David Rodrigues Krug;
Coordenador do Comitê de Estudos A2 – Transformadores do CIGRE-Brasil, Roberto Asano; CEO do patrocinador ouro TDM, Cristiano Gianini
e no púlpito, o Coordenador Geral do X Workspot, Alexandre Leite
Programação
Há um ano atrás, em novembro de 2021, as CO e CT apresentaram um teaser da programação do que estava por vir, na sessão virtual do evento.
Em novembro deste ano, além dos 70 trabalhos selecionados e da mesa redonda, a organização do evento convidou 4 especialistas para ministrarem tutoriais especiais, já no primeiro dia de palestras (28.11):
Tutorial 1:Manobra de Reatores - Uma Revisão Crítica desta Técnica - Antonio Carlos C. De Carvalho
Tutorial 2 (Internacional): Transformer Impulse Testing - Interim Report Of WG A2.63 - Ralf Pietsch
Tutorial 3: Especificação de Transformadores de Potência e Reatores Derivação - Requisitos Técnicos e Melhores Práticas - Janaina Gomes da Costa
Tutorial 4 (Internacional): 40 Years of Vacuum Type Oltcs in Power Transformers - Experiences, Applications, Perspectives - Sebastian Rehkopf
Apoio Organizacional e Parcerias
Mais uma vez, o workshop teve a parceria da líder mundial na geração de energia limpa e renovável - a Itaipu Binacional, com seu Apoio Organizacional.
A ação ainda contou com a parceria dos patrocinadores ouro Mr do Brasil e TDM; dos patrocinadores prata Bohnen+Messtek; Eletrobras Furnas; Hitachi Energy; Huaming; Omicron; Qualitrol; Siemens Energy; Treetech; Tsea Energia e WPA Ambiental e dos patrocinadores bronze ACS; Arteche; Data Engenharia; EcoFluid; Instronic; SecuControl; TrafoCare; Urkraft e Utili /GE.
Confira mais detalhes do que aconteceu na edição de março da revista EletroEvolução - EE 110!