Site do evento: sencesf.cigre.org.br
MOTIVAÇÃO – O crescimento e consolidação do mercado de energia solar fotovoltaica, nacional e internacional, continua sinalizando sua relevância na Matriz Energética Mundial. As inovações na pesquisa, projeto, produção, instalação e uso dessa fonte de energia têm viabilizado uma forte redução de preços, tornando-a cada dia mais competitiva. Com o aumento de sua penetração na matriz energética, as estratégias de integração com outros recursos energéticos, (eólico, hidrogênio verde, entre outros), microrredes, baterias, veículos elétricos, têm se tornado foco de pesquisas e de interesse comercial.
O EVENTO – O IV SENCESF é uma iniciativa do CIGRE-Brasil, através do Comitê de Estudos C6 – Sistemas Ativos de Distribuição e Recursos Distribuídos de Energia, e tem como objetivo o balanço da evolução tecnológica da energia solar fotovoltaica e sua integração com outros recursos energéticos distribuídos, a difusão do estado da arte da pesquisa e do desenvolvimento, bem como a prospecção dos avanços científicos e industriais relacionados.
HISTÓRICO – O I SENCESF foi realizado em São Paulo, no Instituto de Energia e Ambiente – IEE, da Universidade de São Paulo (USP) em 2018 e teve como tema principal a expansão da energia solar fotovoltaica no Brasil. Já o II SENCESF foi realizado em Belém com o apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Eletrobras-Eletronorte em 2019 abarcando também a aplicação da energia solar fotovoltaica para o suprimento de sistemas isolados. O III SENCESF foi realizado na modalidade virtual, no Laboratório Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina, em 2021 em conjunto com o PV Days in Brazil, que foi um evento mundial sobre energia fotovoltaica realizado pelo PV Camper (PhotoVoltaic Collaborative to Advance Multi-climate Performance Energy Research), uma rede de pesquisa mundial que congrega Universidades e Institutos de Pesquisa de todo mundo.
O OFERECIMENTO – O IV SENCESF será um evento híbrido que contará com participação presencial incluindo visitas técnicas e transmissão online, bem como abordará temas como: sistemas híbridos (FV + Eólica; FV + Armazenamento; FV + VEs (carport)); sistemas de gerenciamento de energia (EMS); microrredes; e novas tecnologias.