Nos dias 15 e 16 de setembro de 2022 foi realizado, em Brasília, no Plenário José Paiva Neto do ParlaMundi, da Legião da Boa Vontade, o II Seminário Internacional de Transmissão de Energia Elétrica: Inovação, Regulação e Qualidade da Prestação do Serviço Público (II SINTRE), promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica – ABRATE e pelo Instituto ABRATE de Energia – I ABRATE e organizado pelo Comitê Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE-Brasil. O evento contou com a participação de executivos e autoridades do setor elétrico brasileiro ligados à área de transmissão, tais como integrantes do Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Operador Nacional do Sistema (ONS), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepel) e agentes do setor elétrico de outros países como Espanha, Colômbia e Chile.
A mesa de abertura do evento foi constituída pelo Secretário de Energia Elétrica do MME, Sr. Ricardo Marques Alves Pereira, representando o Ministro de Minas e Energia, Sr. Adolfo Sachsida; pelo Diretor-Geral da ANEEL, Sr. Sandoval da Araújo Feitosa Neto, pelo Diretor de Planejamento do ONS, Sr. Alexandre Zucarato, representando o Diretor-Geral do ONS, Sr. Luiz Carlos Ciocchi, pelo Diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Sr. Erik Eduardo Rego, representado o Presidente da EPE, Sr. Thiago Vasconcellos Barral Ferreira, o Presidente do Conselho Diretor da ABRATE, Sr. Marco Antônio Resende Faria, e pelo Sr. Iony Patriota de Siqueira, Diretor Técnico do CIGRE-Brasil, representando o Diretor-Presidente do CIGRE-Brasil Saulo José Nascimento Cisneiros.
Mesa de abertura do II SINTRE
Da esquerda para a direita: no púlpito: Sandoval Araújo Neto (ANEEL).
Na mesa: Alexandre Zucarato (ONS), Ricardo Marques Alves Pereira (SEE-MME),
Marco Antônio Resende de Faria (ABRATE), Erik Eduardo Rego (EPE) e Iony Siqueira Patriota (CIGRE-Brasil).
Créditos: Evento fotografado pela empresa Alan Rones Fotografia.
O seminário superou todas as expectativas. A programação foi voltada para organizações que prestam serviço de transmissão de energia elétrica, empresas fornecedoras de equipamentos, membros do Poder Público, engenheiros, consultores, universitários, além de profissionais que atuam na Regulação da Transmissão de Energia Elétrica e em outras áreas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Na revista EletroEvolução do CIGRE-Brasil, mês de dezembro, serão apresentados os principais aspectos técnicos tratados durante a realização do evento.
Este seminário somente foi possível graças aos nossos patrocinadores. Todas as 25 empresas associadas da ABRATE: ARGO, CELEO, CEMIG, CHESF, COPEL, CPFL GERAÇÃO, CPFL TRANSMISSÃO, ISACTEEP, DOM PEDRO II, EDP GOIÁS, ELETRONORTE, CGT ELETROSUL, ENGIE, EVOLTZ, FURNAS, GEMINI, GOIÁS TRANSMISSÃO, ITAIPU, NEOENERGIA, QUANTUM, STATEGRID, STERLITE POWER, TAESA, TERNA PLUS e V2i Energia. Além das empresas ALUBAR, Helimarte, Tabocas e o CEPEL. Tivemos também, a participação das entidades apoiadoras: MME, ANEEL, EPE, ABCE, ABDAN, ABDIB, ABEEólica, ABINEE, ABRAGE, ABRAGET e CIER. Dirigimos a todos, os nossos agradecimentos.
A mesa de encerramento do II SINTRE foi composta pelo Presidente Executivo da ABRATE, Mario Dias Miranda, e pelo Diretor Financeiro do CIGRE-Brasil, Antonio Simoes Pires. Mario Miranda realizou as constatações técnicas do evento e destacou a importância das apresentações e discussões do seminário para o desenvolvimento do setor. O apanhado geral do evento, será publicado em breve no site do evento, contará com o resumo dos painéis apresentados no evento.
O Diretor Antonio Pires lembrou que, para a realização do evento, foram criadas uma Comissão Organizadora e uma Comissão Técnica, constituídas somente por membros das duas entidades. “O II SINTRE foi organizado com muito amor e dedicação pela prata da casa do CIGRE-Brasil e da ABRATE. Tivemos cerca de 350 participantes, de várias empresas do setor elétrico brasileiro, e contamos com 24 palestrantes e seis moderadores, todos eles renomados profissionais de larga experiência no setor de energia elétrica, a nível nacional e internacional. Podemos afirmar que o evento foi um sucesso tanto de público como tecnicamente”, afirmou.
Comissão Organizadora do II SINTRE
Da esquerda para a direita: Viviane Lopes (ABRATE), Edith Carvalho (ABRATE), Gabriel Serafim (CIGRE-Brasil),
Natasha de Decco (CIGRE-Brasil), Antonio Pires (CIGRE-Brasil) e Isabela Brasil (ABRATE).