Realizado no período de 10 a 11 de agosto de 2022, no Hotel Américas Barra Hotel e Eventos – Rio de Janeiro. Organização do CIGRE-Brasil e Comitê C4 (CE C4) - Desempenho de Sistemas Elétricos, com os patrocínios da ISA CTEEP, Omexom Brasil, Satel e State Grid e apoio da ABRATE e do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico.
Totalmente presencial - sendo mais uma ação marcando a retomada das atividades após 2 anos de pandemia. Durante os dois dias do evento mais de noventa participantes de diversas empresas de Norte a Sul do Brasil estiveram presentes.
Programação
A Comissão Técnica do evento se empenhou em trazer especialistas conceituados para exposição do tema em questão - Desempenhos de Linhas de Transmissão frente às Descargas Atmosféricas.
Para tanto, a agenda contou com a participação dos professores da UFMG, Silvério Visacro e Fernando Silveira, que apresentaram palestras com destaque a melhorias e novas técnicas com base em experiências internacionais e nacionais.
Também fizeram parte do time de experts selecionados Carlos Campinho (ONS), que dissertou sobre os requisitos constantes nos Procedimentos de Rede relativos à coordenação de isolamento e do desempenho de linhas de transmissão do SIN. Já Carlos Morales (USP) expôs sobre detecção de descargas atmosféricas.
Da direita par aa esquerda - Adriano Dellallibera (palestrante Balestro); Angélica Rocha (coordenadora do CE C4);
Philip Haschke (palestrante Tridelta) e Jorge Luiz de Franco (palestrante consultor)
No segundo dia a abordagem foi em torno da apresentação de experiências e práticas recentes desenvolvidas nesse campo, preservando um amplo espaço para discussão e troca de vivências com os participantes, notadamente com os egressos das concessionárias de transmissão do país. Para cumprir com o cronograma foram realizadas palestras de fabricantes de equipamentos para-raios e de consultores sobre o desempenho das linhas de transmissão adotando para-raios em algumas de suas fases espalhadas ao longo do trajeto. Contou também com apresentações das concessionárias brasileiras e da colombiana ISA CTEEP sobre a utilização dos para-raios de linhas de transmissão para melhorar o desempenho contra descargas.
Além disso, o fabricante internacional, Philip Haschke, (Tridelta) marcou presença introduzindo sobre novas normas e processos de fabricação de alguns tipos de para-raios. Finalmente, a coordenadora do CE C4, Angélica C. Oliveira Rocha, apresentou as principais constatações técnicas do evento.
Confira as constatações que a Comissão Técnica elaborou na edição de setembro da revista EletroEvolução - EE 108.