Novas Publicações CIGRE-Brasil

Com o objetivo de fazer valer um dos pilares que compõe o nosso tripé missão, visão e valores, no caso, “ser reconhecido nacional e internacionalmente como referência na produção e na gestão do conhecimento técnico aplicado ao setor elétrico”, o CIGRE-Brasil criou uma série com a temática Desenvolvimento de Conhecimento e Inovação.

Organizada pelo Conselheiro e ex-Presidente do CIGRE-Brasil, Eduardo Nery, que também é autor de alguns dos capítulos, a série em questão está em vigor desde 21.06.2022 e consiste na publicação de livros disponíveis à venda no site da Amazon.

Sobre as publicações

*Por Saulo José Nascimento Cisneiros – Diretor-Presidente 

Ao completar os seus 50 anos, o CIGRE-Brasil decidiu editar um livro em comemoração ao seu cinquentenário. Este livro teve como principal objetivo preservar a memória do CIGRE-Brasil, instituição cuja história faz parte da trajetória do Setor Elétrico Brasileiro, bem como da sua inserção nos cenários nacional e internacional.

As publicações constituíram-se em um grande desafio, pois trata dos Sistemas Eletroenergéticos no Ambiente 5.0 e Seguintes, na Perspectiva e Orientação da Sustentabilidade e Resiliência – Volumes I e II. A edição destes novos livros em assunto inédito, de interesse relevante, está sendo considerado nas comemorações do cinquentenário do CIGRE-Brasil. A responsabilidade e coordenação editorial foi do Ex-Presidente do CIGRE-Brasil, Eduardo Márcio Teixeira Nery, a quem agradecemos pelo competente e dedicado trabalho realizado, assim como aos autores dos capítulos do livro.

O livro conta com 19 capítulos, todos tratando de assuntos atuais na fronteira do conhecimento dos sistemas eletroenergéticos. O Presidente do CIGRE-Brasil, que é um dos autores, aceitou prontamente o desafio de ser o autor principal do Capítulo sobre “Matriz Energética com Integração de Fontes Renováveis e de Recursos de Armazenamento no Sistema Elétrico”.

Sobre o Organizador – Eduardo Nery

À frente da presidência na gestão de 1991-1995, Eduardo Nery atualmente faz parte do corpo de Conselheiros da entidade, sempre atuante em projetos de visibilidade. Dentre eles, a criação da publicação técnica trimestral – EletroEvolução – ainda durante o período em que conduziu a administração do Comitê Nacional Brasileiro.

*Agora, mais uma vez, Nery foi organizador e autor de vários capítulos de um livro interessante e instigante. Usando como ideia a evolução das tecnologias criadas pela humanidade, assim como a sucessão de diversas fontes de energia disponibilizadas ao longo do tempo, procurou estudar o impacto desses fatos sobre a sociedade como um todo, especulando sobre os seus efeitos agora e num futuro previsível. Tratando-se de especulação, pode haver pontos polêmicos, gerando bons debates. Como sempre, Nery reuniu um grupo de autores de primeira linha, experts em seus respectivos assuntos. Entre ele estão alguns altos executivos do Setor Elétrico Brasileiro, com capítulos dirigidos especificamente a alguns casos concretos à luz das considerações mais amplas sobre a sociedade 5.0.

(*) Contracapa do livro Sistemas Eletroenergéticos no Ambiente e na Sociedade 5.0 e seguintes, na Perspectiva e Orientação da Sustentabilidade e Resiliência

Colaboradores voluntários

Além de Nery, os dois volumes tiveram a colaboração de outros especialistas igualmente relevantes não só para a instituição, mas também para a trajetória do Setor Elétrico – a quem o CIGRE-Brasil expressa o seu agradecimento e os congratula pelo seu trabalho e compartilhamento das suas experiências.

⏩ A lista dos autores poderá ser conferida na próxima edição da revista EletroEvolução – setembro EE 108.