O CE C5 - Mercados de Eletricidade e Regulação se reuniu de forma híbrida no dia 15/6/22 em São Paulo, no escritório da Thymos Energia.
A coordenação relatou as atividades relevantes do comitê, com destaque a participação no SEPOPE e SNPTEE, considerados um sucesso de público e contribuições. A coordenação também relatou a oportunidade de oferecer contribuições na Bienal Paris e apresentou o special report do SC5 como o motivador.
Na oportunidade foram relatados o andamento dos grupos de trabalho nacionais:
- Sistema de armazenamento, coordenado por Carlos Dornellas da ABSOLAR;
- Resposta da demanda, coordenado por Evelina Neves do ONS, que apresentou a experiência real do ONS na gestão da demanda durante a crise hídrica de 2021.Foi ainda iniciado um novo grupo de trabalho Integração Gás e Energia, com a coordenação de Victor Ribeiro, da Thymos Energia e foram apresentados alguns dos tópicos que serão estudados. O momento é muito propício para esse debate com a inserção de novas termelétricas a gás natural, bem como o novo mercado deste nicho, e a exploração e infraestrutura associada ao pré-sal. Outro ponto de destaque foi a criação de uma nova task force do SC5 para Certificação da Produção de Hidrogênio, que será coordenada por Ricardo Gedra, da CCEE, com aprovação a ser submetida na Bienal 2022.
Membros do CE -C5 se reúnem de forma híbrida para alinhamento das atividades técnicas