A realização do SNPTEE marcou ou retorno também de outras atividades paralelas que nas últimas duas edições do encontro fizeram parte da programação do seminário.
Foi o caso da ação do CIGRE-Brasil que visa a busca pela equidade e integração: o III Fórum de Mulheres, que ocorreu na terça-feira, dia 17/05/2022. O encontro teve o intuito de reforçar as discussões acerca da participação feminina no setor.
Diretor Financeiro do CIGRE-Brasil, Antonio Pires; as palestrantes Yona Lopes, Marcia Simões,
Gabriela Deisre e Rosimar Lanza; a estudante Mayara Santos, Diretora de Assuntos Corporativos
do CIGRE-Brasil, Carla Damasceno Peixoto e o Diretor-Presidente do CIGRE-Brasil, Saulo José Nascimento Cisneiros
A presença feminina vem crescendo gradativamente, apesar de em número inferior ao desejado, nas diversas áreas ligadas ao segmento de energia elétrica. E o CIGRE-Brasil pode ajudar promovendo uma aumento na capacitação profissional destas mulheres, por intermédio do compartilhamento de conhecimento técnico em uma rede nacional e internacional de especialistas.
O Fórum foi inspirado na iniciativa do CIGRE-Internacional durante a Bienal de 2014 e desde então o CIGRE-Brasil promoveu vários eventos semelhantes nas edições anteriores do SNPTEE, sempre buscando estimular, valorizar e integrar a participação das mulheres nas atividades do CIGRE-Brasil e no Setor Elétrico Brasileiro.
Nesta edição, após a abertura da diretora de Assuntos Corporativos, Coordenadora do Comitê de Mulheres do CIGRE-Brasil e organizadora deste evento, Carla Damasceno Peixoto, e o depoimento do Diretor-Presidente do CIGRE-Brasil, Saulo Cisneiros, em torno de 300 pessoas, entre mulheres e homens, assistiram às apresentações das expoentes profissionais Professora Yona Lopes, Doutora em Computação e Professora do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal Fluminense (UFF); Marcia Nascimento, gerente do Centro de Operações de FURNAS. Além disso, com uma novidade na programação divulgada previamente, duas outras figuras femininas de destaque na liderança corporativa fizeram parte do rol das apresentadoras convidadas: Gabriela Desire, diretora de Operações da ISA CTEEP da Rosimar Lanza, gerente regional da América Latina de Alta e Extra Alta Tensão do Prysmian Group.
Em seguimento às palestrantes, o debate foi iniciado pela jovem profissional convidada, Mayara Santos, aluna da graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal Fluminense, Pesquisadora pelo FRIENDS Lab no projeto 5GIRLS e estagiária da Elecnor na área de projetos de subestações no setor de Sistema de Proteção, Controle e Supervisão de Subestações. Mayara teve a oportunidade de falar sobre sua experiência na busca por espaço no mercado de trabalho, além de direcionar questões às palestrantes, tais como seus conselhos para profissionais em início de carreira e maiores desafios enfrentados. Associada ao CIGRE-Brasil, ela destaca que a oportunidade de troca com outros profissionais proporcionada por esta organização é de extrema relevância para o desenvolvimento de jovens profissionais.
Palestrantes, Diretoria do CIGRE-Brasil e integrantes da Comissão do Fórum de Mulheres do CIGRE-Brasil
Pela presença de plateia numerosa, diversa e participativa, foi possível observar que há interesse crescente na integração feminina no setor elétrico e que a atuação conjunta entre mulheres e homens levam a equipes de maior competência, resultando em trabalhos de maior qualidade técnica e, consequentemente, melhor desempenho financeiro para as empresas e/ou organizações.
Público do III Fórum de Mulheres - Palestra da Profa. Yona Lopes
Confira a matéria na edição de junho da Revista EletroEvolução - 107