A 26ª edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (XXVI SNPTEE) aconteceu de 15 a 18 de maio no Riocentro, no Rio de Janeiro, e foi histórica por vários motivos. Marcou as comemorações pelo cinquentenário do CIGRE-Brasil, entidade promotora do evento; pelos 65 anos de Furnas, empresa organizadora dessa edição; e também pelos cinquenta anos do próprio seminário.
Após dois anos de pandemia e com um adiamento de cerca de sete meses para a realização desse evento, o que se via era uma enorme quantidade de profissionais, gestores e pesquisadores do setor ávidos por estarem ali. Foram em torno de 2000 inscritos, que puderam participar das sessões técnicas, nas quais foram apresentados 534 trabalhos, trocando conhecimentos e oxigenando o setor. Tudo isso, além do sucesso do III Fórum de Mulheres, do II Fórum de CEOs e da ExpoSNPTEE, com 80 expositores abrigados por uma ambientação incrível!
Cerimônia de Abertura - XXVI SNPTEE
Desatar dos laços
Desatando o laço da edição que quebrou o padrão de isolamento instaurado pela crise sanitária, a mesa do ato solene de abertura contou com a presença de importantes autoridades do setor. Além do presidente do CIGRE-Brasil, Saulo José Cisneiros, e do superintendente de gestão da operação do sistema de Furnas e coordenador geral do XXVI SNPTEE, Mario Ellis, também compuseram a mesa o secretário adjunto de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia, Domingos Andreatta, representando o ministro Adolfo Sachsida; o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval de Araújo Feitosa Neto; o diretor geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi; o presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp; o diretor financeiro e presidente em exercício de Furnas, Caio Pompeu; e o presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Rui Altieri.
Mesa Cerimônia de Abertura - XXVI SNPTEE
MEDALHA DO CIGRE-Brasil
Um momento especial que marcou a solenidade de abertura do XXVI SNPTEE foi a entrega, pela primeira vez, da Medalha CIGRE-Brasil, criada para homenagear profissionais com reconhecido histórico de contribuições à entidade. Para este lançamento da medalha, nada melhor do que o palco do XXVI SNPTEE, a maior ação da instituição Nesta oportunidade, foram merecidamente agraciados os sócios honorários do CIGRE-Brasil e do CIGRE Internacional, Erli Ferreira Figueiredo e Paulo Gomes.
Mario Ellis (Coordenador Geral do XXVI SNPTEE); os homenageados Erli Figueiredo e Paulo Gomes e Saulo Cisneiros (Diretor-Presidente do CIGRE-Brasil)
XXVI SNPTEE EM NÚMEROS
Além do aspecto comemorativo, essa edição também se destacou pelos números alcançados. O XXVI SNPTEE recebeu mais de 1300 resumos de trabalhos técnicos, dos quais foram selecionados 548 e apresentados 534 em sessões técnicas. O evento reuniu aproximadamente 2500 pessoas e 87 patrocinadores, dos quais 80 foram expositores na ExpoSNPTEE. São números grandiosos, especialmente considerando que a maior parte do período entre essa edição e a anterior foi de pandemia, em que tudo estava sendo feito remotamente e sob a expectativa de possibilidade de realização na data prevista.
Público na EXPOSNPTEE
Mais detalhes do que aconteceu na edição que marcou o reencontro do Setor Elétrico Brasileiro, acesse a edição de junho da revista EletroEvolução - número 107.