No Brasil, a predominância da geração de energia elétrica por fontes hidráulicas determina a existência de longas linhas aéreas de transmissão, com alta exposição à incidência de descargas atmosféricas. Por outro lado, as condições ambientais adversas, notadamente os altos índices de incidência e solos de alta resistividade, determinam respectivamente grau de solicitação extremo das linhas por descargas e dificuldades para gerar soluções de mitigação dos efeitos do fenômeno.
Este quadro tem comprometido o desempenho do sistema de transmissão pelo número excessivo de desligamentos de muitas de suas linhas.
Este contexto torna o Desempenho das Linhas de Transmissão frente a Descargas Atmosféricas um tema relevante para a engenharia nacional. Ademais, a despeito do longo tempo de exploração teórica e aplicada desse tema no contexto internacional, este ainda carece de um adequado equacionamento, nos aspectos dos procedimentos de cálculo e avaliação de desempenho e das técnicas de mitigação. Nas últimas duas décadas houve avanços científico/tecnológicos importantes no tema, que têm impactado os procedimentos de cálculo de desempenho e as metodologias de melhoria deste, muitos dos quais abordados na recém-publicada Brochura 839 do CIGRE.
É neste cenário que o Comitê C4 (CE C4) - Desempenho de Sistemas Elétricos - realiza o Workshop sobre Desempenho de Linhas de Transmissão frente a Descargas Atmosféricas, como uma contribuição para o setor elétrico brasileiro. Tal evento desenvolve uma abordagem que considera inicialmente os aspectos fundamentais do tema e seus avanços recentes, na perspectiva de aplicação objetiva no sistema de transmissão brasileiro. Na sequência, considera experiências e práticas recentes desenvolvidas nesse campo, preservando um amplo espaço para discussão e troca de experiência com os participantes, notadamente com os egressos das concessionárias de transmissão do país.
Fique por dentro e participe! Acesse.