São diversas as condecorações que o corpo técnico do CIGRE recebe em prol das suas contribuições nas atividades voluntárias da instituição.
Agora foi a vez do CIGRE-Brasil implementar uma ação com o objetivo de ampliar as formas de prestígio daqueles que cedem o seu conhecimento para os avanços no campo dos sistemas de energia.
Processo de premiação
Observada essa necessidade do reconhecimento à contribuição técnica ou de engenharia comprovadamente excepcional à engenharia nacional e liderança comprovada em benefício do CIGRE-Brasil, por uma iniciativa do Diretor Técnico (DT), Iony Siqueira, foi levantada a possibilidade do estabelecimento de uma forma perene de premiação aos membros do Comitê Nacional Brasileiro - abrangendo tanto os desempenhos técnicos como os de gestão.
A proposta apresentada pelo DT Iony foi aprovada pela Diretoria Executiva e pelo Conselho de Administração – consistindo na implantação de uma Medalha CIGRE-Brasil, suas razões, frequência, elegibilidade, procedimentos para nomeação, forma do prêmio, comitê de premiação e calendário, além do protótipo do prêmio. Este último desenhado e elaborado voluntariamente pelo engenheiro e artista plástico de Furnas Centrais Elétricas e membro do CE-C4 - Desempenho de Sistemas Elétricos, Alexandre Pinhel. O molde foi doado ao CIGRE-Brasil, para reprodução em premiações posteriores.
Características do Novo Prêmio
A forma do novo prêmio consistirá em uma medalha gravada com o nome do premiado. Ela será entregue ao destinatário no final da Cerimônia de Abertura do SNPTEE, pelo Presidente do CIGRE-Brasil.
Além disso, a lista de premiados será publicada na Revista EletroEvolução (edição coincidente ou subsequente ao SNPTEE) e no site do CIGRE-Brasil.
Frequência
Um (01) prêmio a cada dois (02) anos.
Elegibilidade
- Ser membro da CIGRE por um mínimo de quinze (15) anos na categoria sócio individual;
- Participação comprovada nas atividades técnicas do CIGRE-Brasil em um papel de liderança (por exemplo, coordenação de Working Groups (WGs) nacionais com contribuição comprovada, ou membro da WGs com contribuições técnicas claras e comprovadas);
- Contribuição comprovada para o campo de engenharia em geral, com evidências para apoiá-lo, como publicações ou patentes
- Papel de liderança nas atividades do CIGRE-Brasil;
- Histórico comprovado na promoção do CIGRE-Brasil e suas atividades, bem como prestação de serviço à organização.
Procedimento de nomeação
- A nomeação poderá ser feita por qualquer membro do CIGRE-Brasil (coletivo ou individual) em nome do candidato, ou por um Comitê de Estudos, ou ainda por um membro do Conselho de Administração;
- Uma carta ou mensagem de nomeação deverá ser encaminhada à Diretoria Executiva;
- Três (3) cartas de apoio deverão declarar claramente as contribuições dos candidatos para o campo e serem incluídas na mensagem de nomeação - das quais, no máximo uma (01) carta proveniente do comitê de estudo de origem do candidato.