2021 – Ano de Comemoração
2021 chegou com um projeto de renovação. E para o CIGRE Internacional este significado aparece com um peso ainda maior, dada a celebração do seu centenário.
São 100 anos de história atravessando as mais diversas problemáticas enfrentadas pela humanidade, incluindo duas Gerras Mundiais. Todos momentos onde a adversidade obrigou a repensar o direcionamento, o ritmo e as prioridades.
O ano de seu centenário veio com essa proposta: de clamar por uma renovação, de alertar para aquilo que foi a base de sua criação – o seu concebimento foi com o intuito de trazer avanços afim de reparar um cenário socioeconômico defasado. Tal como nos traz o significado da etimologia “renovação”, do latim renovatio = ato de se modificar para melhor; renovação.
O Comitê Nacional Brasileiro, um dos mais de 80 países que congrega com essa iniciativa internacional, celebra com muito orgulho mais um ciclo desta instituição – que tem suas raízes naquilo que já falamos em edições anteriores das nossas publicações – no comprometimento com os três COs: colaboração, compartilhamento e cooperação.
Virtual Centennial Session
Neste âmbito de cronologia foi realizada a edição especial Virtual Centennial Session (VCS) do CIGRE Internacional, solenizando o seu 1º século de existência – fundado em Paris, em 1921, constituiu-se, ao longos dos anos, na organização internacional de maior significado, no setor da geração e transmissão de energia elétrica no mundo.
Assim como a edição de 2020, a VSC antes mesmo do seu início já havia assegurado o seu posto de memorosa. Isto porque também foi concebida em um momento histórico disruptivo, e que inicialmente se preparava para receber no Palais de Congrès seu usual público em torno de 3K. Em poucos meses, mais uma vez o time do CIGRE foi desafiado a se reinventar para se adaptar à conjuntura que ainda persiste.
Vale lembrar que foram sempre nesses momentos com os quais o mundo se deparou que a humanidade deu verdadeiros saltos – tanto em avanços tecnológicos, como na abundância de recursos. As crises decorrentes dos dois pós-guerras, por exemplo, marcaram a grande diferença de desenvolvimento, em diversos campos, entre os séculos XIX e XX.
Assim, com a incumbência de orquestrar um seminário de proporções mundiais em versão digital, foi assim que no dia 18.08.21, a Virtual Centennial Session “deu a largada” à solenidade de abertura para uma plateia com cerca de 1.576 inscritos de todos os quatro pontos do planeta, incluindo o Brasil, com 89 participantes, representando 39% da região das Américas.
O evento contou com mensagens da alta gestão do CIGRE e convidados especiais, fóruns de Mulheres e Jovens, sessões com contribuições técnicas, incluindo as espontâneas, de cada Comitê Técnico (Group Discussion Meetings – GDM), workshops, tutoriais, filmes e palestras.
A estrutura do evento foi cuidadosamente planejada pelo CIGRE, empregando alta tecnologia de transmissão com estúdios de vídeo, plataformas variadas, ferramentas interativas, para maior participação da audiência, e parte dos seus membros técnicos dos comitês de e internacionais atuando como moderadores, special reporters, palestrantes e suporte dos GDMs.
Cerimônia de Abertura
A cerimônia de abertura foi realizada no dia 20/08/2021 com a apresentação e mensagem do presidente Michel Augonnet incluindo um breve histórico dos 100 anos do CIGRE, destacando as atividades, publicações técnicas e inovações do CIGRE para agilizar associações e trocas de experiências. Ressaltou também a relevante contribuição do CIGRE para as metas mundiais eletricidade para todos, zerar as emissões de gases do efeito estufa e transição energética empregando “energia limpa”, e a importância em estimular a inclusão de jovens e mulheres contribuindo para a perenidade e diversidade da organização.
A solenidade ainda contou com o discurso do Vice-presidente Técnico do CIGRE e Diretor de Transmissão da Eletrobras, o brasileiro Marcio Szechtman, que também atuou como moderador durante as sessões técnicas dos SCs B4 e C2.
Marcio ressaltou o importante papel do CIGRE em promover o compartilhamento de conhecimento, acelerando e disseminando as novas tecnologias, e consequentemente contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos países membros de modo a atingir a meta de zero emissão de carbono. Destacou também a necessidade em integrar as várias fontes de energia e o planejamento de toda a infraestrutura correspondente.
Em seguida Konstantin Staschus, ex-presidente da Plataforma Europeia de Tecnologia e Inovação “Redes Inteligentes para Transição de Energia” e hoje diretor da StaRGET GmbH, conduziu o painel sobre desafios e oportunidades das energias renováveis em prol do impacto neutro no clima. Como palestrante principal o CIGRE trouxe Gauri Singh, diretora geral da Agência Internacional para Energias Renováveis (IRENA) e os representantes de destaque das regiões Asia e Pacífico, África do Sul, América do Norte, Europa, América do Sul e Oriente Médio.
Premiações dos membros do Comitê Nacional Brasileiro
Aos premiados da 2021 Virtual Centennial Session, o CIGRE-Brasil agradece e parabeniza o empenho, o esforço e a competência em representar o Brasil com destaque no maior evento do CIGRE Internacional.
Valdson Simões de Jesus, coordenador do CE-C1, professor da Universidade Estadual de Pernambuco e engenheiro da Eletrobras, recebe o prêmio 2021 Technical Council Award em reconhecimento pela sua grande contribuição às atividades do CIGRE e ao seu trabalho dentro dos Comitês Nacional e Internacional de Estudo C1 – Desenvolvimento de Sistemas Elétricos e Economia.
Iony Patriota de Siqueira, diretor técnico do CIGRE-Brasil, professor convidado das Universidades Federal e Estadual de Pernambuco (UFPE e UPE). e presidente da Tecnix, recebe o prêmio 2021 Fellow Award em reconhecimento pela sua notável contribuição às atividades do CIGRE e ao seu papel de líder técnico no âmbito internacional e nacional.
Outro brasileiro, José Jardini membro do CIGRE-Brasil e consultor, também recebe a premiação Fellow Award em reconhecimento, pela sua notável contribuição às atividades do CIGRE e ao seu papel de líder técnico no âmbito internacional e nacional.
Mais dois brasileiros receberam premiação CIGRE Pioneer 2020 e-Session Achievement Award: Carla Damasceno Peixoto, diretora de assuntos corporativos do CIGRE-Brasil, membro do CE-B1 Cabos Isolados e consultora; e João Carlos de Oliveira Mello, coordenador do CE-C5 Mercados de Eletricidade e Regulação e presidente da Thymos Energia.
A edição da Session Paris comemorativa aos 100 anos da instituição ainda contou com as contribuições técnicas dos Comitês de Estudos brasileiros.
Confira o encarte da Virtual Centennial Session, com a matéria na íntegra, sobre o que mais aconteceu no maior evento do CIGRE, onde congregou sua comunidade em um evento histórico internacional digital.
Acesse a revista EletroEvolução 104 e fique por dentro.
Boa leitura!