"Não podia ser diferente. Tantas mudanças sociais e econômicas causadas pela Pandemia da COVID-19, não passariam sem afetar e receber respostas adequadas das Empresas e profissionais que compõem o Setor Elétrico. O padrão e os montantes de consumo de energia elétrica mudaram e todas as Empresas envolvidas na Geração, Transmissão, Distribuição e Operação do Sistema Elétrico responderam à altura, buscando entender, prever e ter respostas em Tempo Real para garantir o fornecimento contínuo de energia de qualidade.
E os profissionais de operação e manutenção permaneceram em foco quando muitas medidas de diferentes níveis de profundidade e consequências foram implantadas e vêm sendo aprofundadas a cada momento visando garantir a presença e a disponibilidade das equipes que apresentam as respostas corretas e a tempo para todos os desafios trazidos por esta situação única e inédita vivida por todos nós."
Jayme Darriba Macêdo
Coordenador do Comitê de Estudos C2 do CIGRE-Brasil
OPERAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS
“A crise do COVID-19 impacta toda a economia nacional e o mercado do setor elétrico também faz parte do problema, já que é o primeiro “termômetro” de qualquer movimento na atividade econômica. Após a adoção de medidas de restrição de circulação no país, a demanda de energia do SIN reduziu 12%, valor similar à Itália, um dos países mais afetados pelo COVID-19. A queda no consumo e nos preços é uma já realidade que pode afetar toda cadeia setorial. A principal pauta é a necessidade de uma injeção de capital novo para manter as operações equilibradas.”
João Carlos de Oliveira Mellollo
Coordenador do Comitê de Estudos C5 do CIGRE-Brasil
MERCADOS DE ELETRCIDADE DE REGULAÇÃO