Foram cinco dias de evento, três de participação nos Working Groups e na reunião anual do C3 e dois dias de Simpósio.
No âmbito do Comitê de Estudos C3 de Desempenho Ambiental de Sistemas, tivemos reuniões de 10 working groups. A delegação brasileira contou com três representantes – Silvia Helena Menezes Pires, Flávia Serran e Paula Nakayama – as quais se dividiram para participar da maior parte dos trabalhos e da reunião do Strategic Advisory Committee.
Na reunião anual do CE C3, foi aprovado o plano estratégico deste Comitê de Estudos para os próximos 10 anos, tendo como principal novidade um direcionamento do Comitê para as questões de sustentabilidade.
O simpósio contou com a participação de mais de 300 pessoas de oito comitês de estudo (B1, B2, B4, C1, C2, C3, C4, C6) tratando dos temas de geração, transmissão e distribuição de energia off shore. Desafios, dificuldades e soluções.
Dentre os temas abordados no simpósio os destaques do C3 foram: aceitação pública e envolvimento de stakeholders, impacto visual, o uso de ferramentas modernas de comunicação e ecodesign. Foi marcante a presença dos objetivos do desenvolvimento sustentável como orientadores e estruturadores da ação do setor.
Foi salientada a necessidade da crescente preocupação com a segurança de todas as pessoas envolvidas.
Foram apresentados informes relativos à segurança no trabalho, com treinamentos através de workshops que contaram com a participação das equipes envolvidas na construção.