“Não é só uma placa. Tem muita história”. Foram as palavras do nosso Diretor-Financeiro (DF), Antonio Simões Pires, no seu discurso de agradecimento pelo recebimento da placa que o homenageou como o mais novo Sócio Honorário do CIGRE-Brasil, durante a reunião de encerramento e confraternização de 2021, das equipes da Sede. Colocou ainda que se sente muito honrado em fazer parte de uma entidade que tem zelo por seus colaboradores e que contribui para a ciência.
Pires, como é chamado por todos, tem uma longa trajetória de atuação nas atividades da instituição. Além da participação em Comitês de Estudos e em Comissões Técnicas e Organizadoras de eventos, o DF vem fazendo parte do quadro da Diretoria Executiva (DE) há 10 anos.
Equipes CIGRE-Brasil – da esquerda para a direita: Carla Damasceno (Diretora de Assuntos Corporativos), Cláudia Santo (Gerente Administrativo e Financeiro), Leandro Taranto (Equipe Administrativo e Financeiro), Natasha de Decco (Gerente de Comunicação e Eventos), Antonio Simões Pires (Diretor-Financeiro), Saulo José Nascimento Cisneiros (Diretor-Presidente), Verônica Santos (Equipe Administrativo / Gestão de Associados), Iony Patriota (Diretor Técnico) e Gabriel Serafim (Suporte TI e Equipe Comunicação & Eventos).
Suas contribuições para o progresso do Comitê Nacional Brasileiro têm sido incansáveis na direção de que se faça valer o trabalho colaborativo comprometido com o principal programa de geração e compartilhamento de conhecimento técnico do Brasil e do mundo, em prol do desenvolvimento do Setor EletroEnergético.
Desde 1995 procurou conciliar à sua intensa atividade na Eletronorte, o trabalho voluntário no CIGRE-Brasil. Atualmente, atento às necessidades financeiras de cada evento e, além da coordenação direta da produção de novos e dos maiores eventos do CIGRE-Brasil, Antonio Pires dedicou-se, também, ao aprimoramento da revista EletroEvolução e ao concebimento do projeto desta Newsletter.
O Engenheiro Eletricista ainda teve uma rica estrada percorrida, durante 40 anos, colecionando cargos relevantes em agentes do Setor Elétrico, dentre os quais a atuação como chefe do Gabinete da Presidência da Eletronorte, na gestão de Josias Matos Araujo.
Para conhecer mais da caminhada profissional do diretor que ocupa uma das cadeiras da DE há 3 gestões, desde 2011, confira a sua entrevista na edição da newsletter de julho de 2019.