Já há algum tempo que o CIGRE-Brasil abraçou a iniciativa de estimular a participação de estudantes e jovens profissionais nas atividades de compartilhamento de conhecimento que envolvem as 16 áreas dos Comitês de Estudos.
Uma dessas ações consistiu na presença da nossa Diretora de Assuntos Corporativos, Carla Damasceno, na Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro.
Encontro Virtual
O encontro virtual foi o resultado de um convite de Yona Lopes, Professora DSc. do Departamento de Engenharia Elétrica e Pós-Graduação da UFF. Atuante nas atividades do Comitê de Estudos D2 – Sistemas de Informação e Telecomunicação para Sistemas Elétrico (CE-D2), sua participação na entidade foi o que motivou o concebimento da apresentação, principalmente para orientandos que mostraram interesse em fazer parte do trabalho colaborativo da instituição.
Sobre o público
O público presente na apresentação da Diretora Carla pertence à turma de Automação de Subestações, disciplina do PPGEET (Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações). Estavam ainda presentes alunos da graduação de engenharia elétrica, graduação de engenharia de telecomunicações, e computação, assim como alunos de doutorado e mestrado do PPGEET e alunos do Instituto de Computação (IC). "A ideia foi oportunizar a inclusão e a interação de alunos destas áreas com o CIGRE-Brasil já que muitos desconhecem que podem se filiar", colocou Yona.
Acrescentou ainda que os alunos, em sua maioria, fazem estágios ou trabalham em grandes empresas do setor, e/ou participam de projetos na área. Considera, assim, a interação com o CIGRE de extrema relevância.
"Acredito que o NGP [Nova Geração Profissional] do CIGRE-Brasil merece mais destaque nas universidades brasileiras, e, portanto, torço que essa tenha sido a primeira de muitas outras palestras e interações que estão por vir", finalizou com seu posicionamento acerca do projeto do CIGRE-Brasil.
Sobre o NGP
O especial da Nova Geração Profissional (NGP) é um conjunto de ações e apresentações. A principal é realizada dentro da programação do maior evento do CIGRE-Brasil: o SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica.
O projeto visa incentivar a participação de jovens membros nas atividades do CIGRE, bem como promover a oportunidade de apresentação dos seus trabalhos a um público seleto, ampliando assim suas respectivas redes de relacionamento, tão importantes na fase inicial de suas carreiras profissionais.
Para a edição de 2022, o NGP é destinado a apresentações individuais de associados individuais do CIGRE-Brasil; considerados como jovens profissionais ou estudantes com idades inferiores a 35 anos até a data de início oficial do evento, 15/05/22.
Esse tipo de apresentação teve início em 2016 na Bienal de Paris e vem sendo realizada nas bienais, desde então. No Brasil, teve início no XXV SNPTEE, em 2019, sob o nome de Next Generation Network Showcase (NGNS), e ocorrerá pela segunda vez, sob a denominação Nova Geração de Profissionais (NGP).