Missão
Promover a produção, o compartilhamento e a disseminação de conhecimentos técnicos aplicados ao setor elétrico, como indutor da qualidade de vida sustentável.
Visão
Ser reconhecido nacional e internacionalmente como referência na produção e na gestão do conhecimento técnico aplicado ao setor elétrico, assim como, na articulação entre todos os seus agentes.
Valores
Competência Técnica, Ética, Transparência e Imparcialidade, Crescimento e Valorização dos Associados, Trabalho Voluntário com Profissionalismo.
Raul Balbi Sollero, Josias Matos de Araujo e Marcio Szechtman
(foto: Pedro Ferreira)
CEPEL comemora 45 anos – O clima de festa foi o tom da tarde na última sexta-feira – dia 22.03 -, no Rio de Janeiro.
A representatividade do CEPEL para o CIGRE-Brasil transcende à semiótica de “parceria”. Assim como o centro de pesquisas, o Comitê Nacional Brasileiro também foi concebido em 1971 e, nessa trajetória de quase 48 anos, tivemos e, ainda temos, vários especialistas do CEPEL contribuindo com seu conhecimento e executando um papel de peso no CIGRE.
Este foi o caso do Dr. Jerzy Lepecki, ex- Diretor Geral do Centro e ex-presidente do CIGRE-Brasil, (1983 -1987), um dos homenageados na ocasião. Foi por isso que fomos agraciados com o troféu de Empresas Apoiadora, na solenidade em que esteve presente nosso diretor-presidente, Josias Matos de Araujo, ao lado dos representantes das empresas Eletrobras, Eletrosul, CHESF e Itaipu Binacional.
Recebemos a homenagem pelas mãos de diretores do CEPEL que também são grandes atuantes no CIGRE – Raul Balbi Sollero, Orsino Borges de Oliveira Filho e seu diretor geral Marcio Szechtman.
Desejamos vida longa ao CEPEL! Que venham mais feitos, mais conquistas e que sigamos sempre de mãos dadas nesta caminhada no âmbito do setor elétrico brasileiro.
Interação do Setor Elétrico Brasileiro com Comunidades Tradicionais: Lições do Passado e Perspectivas de Futuro é a temática que será debatida no dia 29 de maio, no auditório do ONS em Brasília-DF, neste workshop promovido pelo Comitê de Estudos C3 de Desempenho Ambiental de Sistemas.
Com o atual cenário de mudanças e questionamentos sobre o papel das empresas frente aos desafios na implantação de novos empreendimentos, o CE C3 promove este debate, reunindo os diferentes agentes envolvidos em tais
processos, como: técnicos da área socioambiental de empresas concessionárias e consultorias do SEB, representantes do Governo, dos órgãos ambientais estaduais e federal, dos órgãos intervenientes, dos investidores, agências de rating e representantes das comunidades tradicionais atingidas (vide foto de menino Kayapó, a exemplo dos projetos desenvolvidos junto à Eletrobras, foto cedida pelo Instituto Kabu) .
Espera-se, com esse evento, apresentar, discutir e pensar coletivamente sobre as questões de interação do SEB com os povos tradicionais, desde as experiências passadas (tanto nacionais como internacionais) e as lições delas aprendidas, até o futuro que se pode construir com relação a essas questões. Saiba mais.
Faltam poucos dias – nos dias 09 e 10 de abril: Workshop e Tutorial de Sistemas LCC a VSC: Tecnologias em contínua evolução em HVDC e FACTS – Motivado pela necessidade de utilização da energia produzida pelas grandes usinas hidrelétricas planejadas entre as décadas de 1970 e 1980 e situadas em locais distantes dos principais centros consumidores do Brasil, o desenvolvimento de aplicações de transmissão de energia elétrica em HVDC foi iniciado no país. Faça a sua inscrição pelo site do evento.