As ações do nosso Comitê de Mulheres – Women in Energy Brasil (WiE BR) estão alçando voos altos, para além das fronteiras da nossa instituição.
Isso porque, o WiE foi um dos cases apresentados na matéria de capa da revista Potência, “Mulheres na área elétrica”.
Sobre a matéria
A notícia, Uma nova realidade - PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA ÁREA ELÉTRICA É CADA VEZ MAIOR NO BRASIL, abordou sobre o crescimento da participação da mulher no ambiente de trabalho, especificando que, no setor de energia, elas estão cada vez mais presentes nas áreas técnicas e de liderança.
Colocou ainda que muitas empresas mantêm políticas específicas voltadas a garantir a diversidade em seus quadros profissionais, beneficiando diretamente o público feminino, tratando-se, inclusive, de uma questão de estratégia.
Nossa coordenadora do WiE BR, Gabriela Desirê, fez parte do rol de representantes femininas elencadas para contribuir com os dados levantados na publicação.
Na ocasião, ela estacou que os números da participação feminina têm aumentado, mas ainda não superam 20% a 25% de presença. Na área de energias renováveis esse número é superior aos setores convencionais, por ser uma área mais nova, que atraiu muitos jovens recém-formados e entre estes, mulheres que chegaram a posições de liderança.
No âmbito de participação no CIGRE-Brasil aumentou de 16% para 25% em um ano e relatou que “nos eventos promovidos pelo CIGRE, a participação feminina gira em torno de 20%. Ainda somos poucas e por isso a importância de mantermos a rede WiE (Women in Energy) ativa e promovendo espaços de representatividade feminina. Em todo o mundo, mulheres estão liderando transformações com perspectivas diversas — e é essa pluralidade que faz o setor avançar”, apontou a líder.
Case CIGRE-Brasil - matéria de capa da revista Potência
Garantindo uma ampliação da presença da mulher
Questionada sobre o que poderia ser feito para que a presença da mulher no ambiente de trabalho seja ampliada, Gabriela indicou que se trata de uma tarefa de longo prazo - como a divulgação da engenharia para meninas nas escolas, mostrando que existem carreiras para mulheres, as quais podem chegar a posições de liderança,
além da existência de uma ampla rede em várias organizações do setor de energia.
Sinalizou que o Women in Energy está empenhado nessa busca, através da estruturação de um plano de visitas às escolas e às universidades, para divulgar a engenharia, o CIGRE e o WiE-Brasil. Concluiu sobre a importância da sensibilização nas empresas, para que incentivem e patrocinem a participação de suas colaboradoras no CIGRE--Brasil e em seus eventos. A visibilidade dada através desses meios sempre contribui no crescimento pessoal e profissional dos associados(as) da instituição, sendo um grande aprendizado e também uma importante rede de relacionamento profissional.
Confira a matéria na íntegra e o case CIGRE-Brasil. Acesse.