Promover um espaço de discussão entre representantes do setor elétrico, consultorias, sociedade civil e instituições públicas, com o intuito de refletir sobre os desafios históricos e atuais da relação entre empreendimentos de geração e transmissão de energia elétrica, povos indígenas e comunidades tradicionais e identificar caminhos possíveis para uma interação qualificada, sustentável e que observe os preceitos da transição energética justa, foi a missão da ação, realizada em setembro, pelo Comitê de Estudos C3 (CE C3) - Desempenho Ambiental e Sustentabilidade do Sistema de Potência – com Daniela Soares, à frente na coordenação e Luciana Paz, Luíza Martins, Raquel Loures e Silvia helena Pires, na Comissão Técnica.
Foi o caso do Workshop Desafios e Caminhos para o Diálogo entre o Setor Elétrico e os Povos Tradicionais, que aconteceu no dia 22.09.25 - contando, mais uma vez, com o apoio do Operador Nacional do Sistema – ONS, no Rio de Janeiro, além do patrocínio da WSP Brasil.
Da esquerda para a direita – Comissão Técnica / Organizadora do workshop:
Silvia Helena Pires; Luciana Rocha, Daniela Soares (coordenadora do CE C3),
Luiza martins e Flávia Serran
Programação
A programação do evento consistiu em uma palestra de abertura e dois painéis principais, que discutiram questões jurídicas e regulatórias, desafios, oportunidades e formas inovadoras de interação entre o setor e povos tradicionais.
A abordagem de tópicos como o histórico de relacionamento entre o setor elétrico e os povos tradicionais, mais especificamente os povos indígenas, trazendo a reflexão sobre impactos sociais, culturais e ambientais de empreendimentos elétricos, as experiências e desafios do diálogo e do processo de consulta a essas comunidades, tendo como orientação a OIT 169, e as mediações possíveis.
Palestra Magna - Povos indígenas, projetos de desenvolvimento e o setor elétrico no Brasil: panorama geral, desafios e tendências
Painel 1 - Setor Elétrico e Direitos Territoriais: Encruzilhadas Jurídicas e Regulatórias
Sessões de cases - Práticas de Diálogo e Boas Experiências das empresas do Setor Elétrico na interação com Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais
Painel 2 - Setor Elétrico e Transição Energética Justa: Desafios, Oportunidades e Inovação na Interação do Setor com Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais
Resultados alcançados
O workshop coadunou com o papel do CIGRE-Brasil de compartilhar e disseminar conhecimentos relativos ao setor elétrico, ampliando as competências técnicas e profissionais dos participantes e podendo contribuir para o ODS 4 - Educação de Qualidade.
Público workshop - auditório ONS