Depois do sucesso de realização do XX ERIAC – traduzido pelo seu número de 850 participantes -, realizado pelo CIGRE Paraguai, nossos vizinhos da tríplice fronteira visitaram a sede do CIGRE-Brasil, na capital carioca, Rio de Janeiro.
O Comitê Nacional Paraguaio esteve representado por seu Presidente, Silver Gustavo Guerrero Ramirez, e por seu Vice-Presidente, Guillermo González Yaryes, ambos colaboradores da Itaipu Paraguai.
Sobre a visita
O intuito da ida a terras brasileiras foi conhecer o espaço, enquanto empresa, bem como aprender um pouco sobre a estrutura e experiência do Comitê Nacional Brasileiro na realização dos mais variados formatos de eventos – que vêm sendo realizado há 54 anos. Isso porque, após a realização de um encontro do porte do ERIAC, os representantes paraguaios mapearam a necessidade de levantar uma organização nos moldes de um ambiente corporativo, com departamentos específicos. Atualmente, apesar do CIGRE estar presente em mais de 100 países, apenas o CIGRE Internacional (com sede em Paris) e o CIGRE-Brasil possuem essa configuração.
Da esquerda para a direita:
Guillermo González Yaryes (Vice-Presidente CIGRE Paraguai); Silver Gustavo Guerrero Ramirez (Presidente CIGRE Paraguai);
André Luiz Mustafá (Diretor Financeiro do CIGRE-Brasil) e João Batista Ferreira Guimarães (ex-Presidente e Conselheiro do CIGRE-Brasil)
Anfitriões brasileiros
Os representantes brasileiros – nas figuras do atual Diretor Financeiro, André Luiz Mustafá, e do ex-Presidente e Conselheiro, João Batista Ferreira Guimarães (Joãozinho) – receberam os colegas paraguaios apresentando o escritório localizado na Praia do Flamengo, com seus departamentos de Comunicação & Eventos e Administrativo & Financeiro, entre os quais transita a Gestão de Associados da instituição – bem como suas atividades corriqueiras na gestão da empresa com seus custos e receitas advindas da organização dos eventos, além das atividades voluntárias realizadas por especialistas dos 16 Comitês de Estudos.