Robson Hilário, Diretor-Presidente do Centro de Tecnologias Smart – CTSMART - tem desenvolvido um sistema de automatização e otimização dos processos internos do CIGRE-Brasil. Em conversa com o CIGRE-Brasil, nos concedeu um breve panorama do trabalho desenvolvido:
Um Sistema Integrado de Gestão – SIG - é uma ferramenta capaz de reduzir e otimizar os processos proporcionando uma centralização dos dados e, portanto, uma maior agilidade na governança e gestão das empresas. Na busca de tal otimização dos processos e maior agilidade na gestão, o CIGRE-Brasil decidiu desenvolver seu próprio SIG que está sendo implantado no primeiro semestre de 2020 em parceria com o Centro de Tecnologias Smart – CTSMART.
O denominado SIG-CIGRE automatiza processos das áreas referentes aos associados, eventos e financeiro do CIGRE-Brasil. A primeira melhoria, já implantada neste mês de janeiro, é a automatização da cobrança de anuidade dos associados gerando faturas a serem pagas por boleto ou cartão de crédito através de um endereço na internet com total segurança. O associado recebe em seu e-mail uma mensagem descrevendo os dados da anuidade e com um botão que o redireciona para o endereço na internet de pagamento.
Referente aos eventos realizados pela instituição, o SIG-CIGRE permite o cadastro dos eventos propostos. O cadastro é analisado pela diretoria e, caso aprovado, é divulgado no Portal de Eventos – uma ferramenta desenvolvida para internet que publica todos os eventos criando um site para cada um utilizando as informações cadastradas no SIG-CIGRE. O leitor pode acessar essa ferramenta através do link. Assim, o sistema integrado possibilita a geração automática de sites para cada evento no qual as informações importantes são divulgadas e as inscrições são realizadas. No site, o usuário pode pagar sua inscrição com boleto e cartão de crédito e o processo de pagamento será idêntico ao processo de pagamento da anuidade.
A área financeira é beneficiada com a gestão das Notas Fiscais que são emitidas e canceladas pelo SIG-CIGRE centralizando as tarefas e produzindo um melhor controle sobre as informações. Além disso, um relatório de fluxo de caixa é possível através dos Registros Financeiros que são gerados automaticamente a cada recebimento de anuidade, inscrição em evento ou Patrocínio e pagamento de fornecedores e, também, àqueles gerados manualmente no sistema para registrar contas como condomínio, luz e outras.
Nos próximos meses o CIGRE-Brasil será impactado positivamente com a implantação de todos os módulos descritos e a mudança acontecerá em todos os níveis desde o atendimento aos associados até a gestão da diretoria. Como toda mudança, a implantação do SIG-CIGRE provocará um certo desconforto neste período de transição, mas o resultado será um CIGRE-Brasil ainda mais ágil e eficiente.