Encerrando o ciclo de ações do 1º semestre de 2023, a capital mineira, Belo Horizonte, recebeu nosso público nos dias 20 e 21 de junho, composto por engenheiros, químicos e técnicos das empresas de geração, transmissão e distribuição, responsáveis pela gestão dos ativos, especificação e manutenção – com o apoio da CEMIG e com o patrocínio da Argo Energia.
O motivo foi a realização da inciativa do Comitê de Estudos D1 (CE-D1) - Materiais e Tecnologias Emergentes, o Workshop Monitoramento de Equipamentos com Sistemas de Isolamentos Líquidos e Impregnados, tendo à frente o coordenador do CE, Alain Levy, a former, Adriana de Castro Passos Martins e os membros Sheila Soutgate de Oliveira e José Antonio D’Affonseca Santiago Cardoso.
Constituir um novo ponto de referência para o conhecimento profissional sobre líquidos e sistemas impregnados isolantes foi a tônica do workshop, que trouxe a experiência dos especialistas e o conhecimento resultante na participação ativa em grupos técnicos de estudo do CIGRE.
Comissão Organizadora / Técnica e palestrantes
Um pouco mais sobreo workshp - objetivos e programação
A abertura do evento foi feita pelo Diretor da DGT, Thadeu Carneiro da Silva, que ressaltou a importância do intercâmbio de conhecimento no setor elétrico. Ao sediar e apoiar esta ação, a CEMIG, associada coletiva do CIGRE-Brasil, demonstrou estar alinhada e atuante no fomento deste propósito.
Sobre o conteúdo, a Comissão Técnica ofereceu um material com o intuito de divulgar conhecimentos sobre o monitoramento de equipamentos elétricos com líquidos isolantes, desde uma introdução com aspectos elementares e estabelecimento de uma linguagem comum, até os avanços atuais sobre o assunto.
Para isso, o evento contou com apresentações e discussões com agentes diretamente relacionados ao tema, entre eles:
- Isolação sólida e sistemas isolantes impregnados - Adriana de Castro Passos Martins – CEMIG
- Propriedades Funcionais de outros líquidos isolantes - Alexandre Rios Martins – Consultor
- Química básica e especificações técnicas dos líquidos isolantes / Propriedades funcionais do óleo mineral isolante - André Luiz Cardoso Rodrigues de Sá – ACS Laboratórios
- Importância do monitoramento preditivo na gestão de ativos - André Tomaz de Carvalho – CEPEL
- Monitoramento preditivo de equipamentos do sistema elétrico p - Diagnóstico AGD (Análise Cromatográfica de Gases Dissolvidos) - Adriana de Castro Passos Martins – CEMIG / Arthur de Castro Ribeiro – CEPEL
- Armazenamento, manuseio e transporte de líquidos isolantes - Compatibilidade de materiais, saúde, segurança e meio ambiente - Ivandré Soares - CHESF
- Monitoramento e manutenção de líquidos isolantes em serviço - Sheila Southgate de Oliveira - Consultora / Ivandré Soares - CHESF
Visita Técnica
Como atividade adicional ao workshop, foi oferecida uma visita ao CMP- Centro de Monitoramento Preditivo da AT/LO, no dia 22.06.2023. Como foi destacado pelo coordenador do Comitê CE D1, Alain François Sanson Levy, “Foi possível observar uma forte troca de experiência prática entre os profissionais da CEMIG GT e os participantes do workshop”.