Foto: Da esquerda para direita: o chair do Study Committee D1, Ralf-Dieter Pietsch (Alemanha) e a delegação brasileira do Comitê de Estudos D1 - Materiais e Tecnologias Emergentes: Adriana de Castro Passos Martins (coordenadora do CE D1), Roberto Asano Jr. (representando o CE A2) e Orsino de Oliveira Filho (ex-coordenador do CE D1).
No evento, ocorrido de 18 a 23 novembro deste ano, em Nova Delhi, India, Adriana Martins e Orsino de Oliveira Filho participaram da reunião do SC D1 - Material and Emerging Testing Techniques, além de, ao lado de Roberto Asano Júnior, participarem dos seguintes tutoriais voltados ao Study Committee D1:
- Materials, Technologies, Testing and Diagnosis for Polymeric Overhead Lines Insulators, apresentado por Jens M. Seifert;
- High Voltage On Site Testing With Partial Discharge Measurement, apresentado por Ralf Pietsch.
Orsino Filho, também, apresentou o artigo PD Measurement Experience in HV Test Transformers, do qual é co-autor juntamente com J. A. A. S. Cardoso - Cepel e M. Gamlin - Haefely, na programação técnica do SC D1.
O CE A2 foi representado pelo Eng Roberto Asano Jr que participou da reunião anual do Study Committee A2 e da reunião Working Group A2.62 sobre confiabilidade de transformadores do qual é o representante do Brasil. Durante a sessão plenária foram apresentados pelo SC A2, os três tutoriais listados abaixo que teve a participação do Eng Roberto Asano.
- Bushing Failure Mode Analysis, apresentado por R.K. Tyagi;
- Latest Trends/ Advances in Transformer Design, apresentado pelo Prof S.V. Kulkarni;
- Health Indexing apresentado, por Tara-Lee MacArthur;
A Delegação CE B2 também participou da reunião técnica do SC-B2 em Nova Delhi. Na ao lado abaixo estão Ruy Menezes; Oswaldo Régis; João Batista e o jovem integrante do CE.B2 Álvaro Menezes. Também esteve presente Thadeu Furtado, que completou a equipe do CE.B2.
Assim, foi apresentado a finalização da Technical Brochure sobre impacto de cargas dinâmicas em estruturas de LTs, O Prof. Ruy Menezes esteve a frente dos trabalhos de fechamento. Importante registrar que alcançar o término desta importante TB foi uma contribuição fundamental e decisiva brasileira que contou com esforços de pesquisadores da UFRGS envolvidos neste tema e com a especial habilidade do conselheiro João Batista, líder TAG-5 do SC.B2, de corretamente gerenciar e motivar o ambiente de trabalhos voluntários do CIGRE.
Oswaldo Régis como chair do B2 xWG Noise OHTLs e apoiado por Álvaro Menezes, fizeram mais uma reunião desse WG. Oswaldo Régis chair da technical session 2 do B2: Reliability, economics and maintenance. Durante três dias de reuniões em Nova Delhi o nosso integrante Thadeu Furtado e demais participantes da equipe, conseguiram participar e representar o nosso CE.B2 em diversos WGs, tais como:
- WG B2.58 Vibration modeling for Non-conventional conductors;
- WG B2.66 Safe handling and installation guide for High Temperature Low Sag (HTLS) conductor;
- WG B2.68 Sustainability of OHL conductors and fittings – Conductor Life Extension;
- WG B2.70 Aircraft Warning Markers (AWM) and bird flight diverters – Experience and recommendations;
- WG B2.71 Recommendations for interphase spacers of overhead lines;
- TAG B2.06 Mechanical behaviour of Conductors and Fittings;
- TAG 07 WG B2. 74 WG B2.74, approved in 2019: “Use of unmanned aerial vehicles (UAVs) for assistance with inspection of overhead power lines”
Veja a programação completa realizada no site do evento.