Next Generation Network do CIGRE-Brasil contribui para ascensão de jovens profissionais no setor Eletroenergético
Estudantes e profissionais no início da carreira, com menos de 35 anos de idade, membro do CIGRE-Brasil podem fazer parte do grupo. Saiba como!
A Next Generation Network (NGN) é uma rede criada pelo CIGRE que busca a ascensão de profissionais e estudantes em início de carreira, no setor Eletroenergético, fornecendo recursos técnicos e oportunidades de networking para desenvolvimento profissional e pessoal e, consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento deste setor no Brasil.
Os objetivos da NGN do CIGRE-Brasil são incentivar a participação ativa dos jovens sócios, em benefício próprio, do grupo, do Comitê de Estudos (CE)do CIGRE-Brasil e do próprio setor de energia brasileiro; organizar e promover atividades técnicas, como visitas técnicas, tutoriais, encontros, seminários, simpósios; estimular a participação nos Grupos de Trabalho de temas e questões relevantes para o setor; e fortalecer a comunicação entre os membros sêniores e os jovens profissionais do CIGRE a nível nacional e internacional.
Para participar, o jovem profissional interessado deve ser associado ao CIGRE-Brasil e ter idade inferior a 35 anos. Assim, envie um e-mail informando à coordenadora geral do NGN do CIGRE-Brasil, nossa colega, Joyce Meireles Siqueira ([email protected]), e informe qual Comitê de Estudo gostaria de começar a contribuir nas atividades.
Se você não atende ao critério de idade, mas é membro do CIGRE-Brasil e queira contribuir com a NGN e saber quais iniciativas estão sendo realizadas nos Comitês de Estudo, sinta-se à vontade manifestar seu interesse por email. Apoio de membros sêniores para workshops e Programas de Mentoria são muito importantes para o sucesso das atividades NGN.
Próximos eventos
De 26 a 29 novembro de 2023, em Brasília, será realizado o XXVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), que mais uma vez contará com as apresentações NGN, onde os jovens profissionais que se inscreverem terão a oportunidade expor os seus trabalhos para um público especializado e formar uma network qualificada.
Para mais informações sobre quais os benefícios e como submeter para o grupo NGN, acesse a sessão de “Área Técnica – NGN” do site do evento.
A importância desse grupo NGN
O papel da sustentabilidade dentro do setor elétrico ocorre também pela passagem de conhecimento e troca de experiências entre profissionais. O CIGRE possui um grupo extremamente qualificado em diversas áreas do setor de energia, e o objetivo da NGN é ser uma interface para que esse conhecimento possa ser reciclado através dos jovens profissionais.
Para o setor elétrico, é de extrema importância que jovens possam ter esse contato e maior familiaridade com a comunidade internacional sênior do CIGRE. A NGN, tanto no CIGRE-Brasil quanto no mundo, tem um papel fundamental para garantir que a participação dos jovens membros seja representada, além de garantir que novas ideias e formatos de conteúdo possam ser fomentados nos Comitês de Estudo desta instituição.
Conheça a história da NGN
Em 2015 foi criada a primeira iniciativa NGN, através de um grupo de jovens profissionais do CIGRE do Reino Unido. Em 2016 foi aprovada pelo Comitê Internacional do CIGRE a criação da primeira sessão de apresentações NGN na Bienal Paris.
Desde então, diversos países foram criando os grupos NGN dentro do CIGRE, promovendo workshops, programas de mentoria, apresentações em sessões técnicas e atividades extras para jovens profissionais em eventos do CIGRE.
No Brasil, as atividades do NGN começaram em 2018, onde três jovens profissionais brasileiros apresentaram seus trabalhos na Bienal Paris do CIGRE. A partir de 2019, se tornou prática do evento SNPTEE – Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, que é um dos maiores eventos do setor elétrico no Brasil, organizado pelo CIGRE-Brasil com as instituições do setor.
Até então, o grupo de jovens profissionais no CIGRE-Brasil era chamado de NGP (Nova Geração de Profissionais). Com o objetivo de internacionalizar as atividades e promover maior intercâmbio de ideias e conhecimento, em 2022 o grupo foi renomeado para NGN – sigla do CIGRE internacional.
Participantes brasileiros no NGN da Paris Session 2022.
Em sequência: Yuri Crotti – CE A1, Joyce Meireles – CE D2, Hannah Caldeira – CE C2 e Gustavo Gomes – CE D1.
Estrutura e dinâmica do NGN do CIGRE-Brasil
Foi concebida com um coordenador geral, que harmoniza as atividades NGN entre todos os Comitês de Estudo (CE) do CIGRE-Brasil e reporta à diretoria técnica, ao grupo internacional, e aos representantes NGN de cada CE, que tem total autonomia para propor atividades com o perfil NGN dentro do CE que participa.
Novos participantes podem contribuir nas atividades NGN do comitê de sua preferência, ou até junto da coordenação geral do NGN brasileiro, promovendo atividades como workshops sobre carreira, rodas de conversa, mentorias, entre outros.
A estrutura da página do NGN no site do internacional e nacional do CIGRE-Brasil está em construção, mas para participar você pode entrar em contato com a Joyce Meireles Siqueira pelo email [email protected].
Para mais informações sobre as atividades no CIGRE-Brasil, acesse o nosso site.