Nossa história se entrelaça em muitos pontos com a trajetória de nossos parceiros, todos atores do Setor Elétrico Brasileiro (SEB). Não à toa que o nosso Conselho Editorial sempre busca publicar algumas das ações desses agentes, que visam a criação de um acervo dos marcos da linha do tempo na qual estão inseridos.
Cepel 48 Anos
O CEPEL é uma dessas entidades com uma representatividade para o CIGRE-Brasil que transcende à semiótica de "parceria" e Caixa de Memórias uma dessas inciativas que oferecem homenagens a personalidades de destaque nos feitos alcançados no campo do SEB. Esta última concebida pelo Centro para comemorar os seus 48 anos, em 2022, de uma instituição com relevância de peso para os avanços da sociedade - uma vez que é o maior Centro de Pesquisa da América Latina com a definição das linhas de pesquisa, formação de equipes, construção da infraestrutura da instituição e dos laboratórios e planos de trabalho.
Jerzy Lepecki na Cerimônia dos 45 Anos do CEPEL (2019)
Estreando o projeto, o Cepel aproveitou a oportunidade dos 70 anos de formado do engenheiro Jerzy Zbigniew Leopold Lepecki, a serem completados em 2022, e ofereceu o primeiro tributo ao que foi um dos principais responsáveis pela concepção e construção do Centro, ativo nas suas contribuições até os dias de hoje nas atividades da companhia.
Jerzy Lepecki e suas contribuições para o concebimento do CEPEL
CIGRE-Brasil 50 Anos
Jerzy Lepecki também foi um dos protagonistas na fundação do CIGRE-Brasil, que completou meio século de existência em 2021. Foi criado assim, em 5 de maio de 1971, no Clube Harmonia, em São Paulo, o até então Comitê Nacional Brasileiro do CIGRE. Hoje, o atual Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica tem sua sede em um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa, na Praia do Flamengo.
Sua trajetória se encontra destacada no livro de 50 Anos do CIGRE-Brasil, publicado em dezembro de 2021.
Sua gestão foi pontuada como 1ª Vice-Presidente de 1980 a 1983, como Presidente no período de 1983-1987 tendo sido o 2º Presidente da instituição, com sua honra registrada na Galeria dos Presidentes na sede física do Comitê Nacional Brasileiro (CNB). A trajetória no CIGRE consolidou-se no período de 1990 a 1996 quando assumiu a presidência do CIGRE-Internacional , sendo até agora o primeiro e único brasileiro a assumir este cargo nesta organização. E hoje é membro honorário dos Conselhos de Administração do CIGRE-Brasil e do CIGRE-Internacional.
Sobre o Homenageado Dr Jerzy Lepecki - Trajetória Profissional
Graduado em Engenharia Civil na capital Mineira em 1952, Belo Horizonte, pela UFMG, o Acadêmico Jerzy Zbigniew Leopold Lepecki chegou ao Brasil em 1939, aos 10 anos de idade - é cidadão brasileiro e possui também a cidadania polonesa. Veio com a família em busca de uma nova vida, longe da guerra. Inicialmente, os Lepecki foram para Curitiba (PR) onde havia uma grande concentração de imigrantes poloneses e depois para Belo Horizonte (MG), onde na vida adulta iniciou a carreira de engenheiro como estagiário das Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig).
⏩ Mais destalhes podem ser conferidos no 1º episódio do projeto Caixa de Memórias.
⏩ Confira a matéria completa na Revista EletroEvolução - EE 106 - edição de março!