O carro-chefe do CIGRE-Brasil está com as inscrições abertas!
Estamos falando do evento que reúne a excelência do capital intelectual do Setor Elétrico Brasileiro: a nossa maior realização, o SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrico. Um dos expoentes eventos no campo de sistemas de potência não só em âmbito nacional, mas como também na região da América Latina.
*Da História do Seminário
O Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) nasceu em 1970 de uma conversa entre Jerzy Lepcki e Licinio Marcelo Seabra, na época diretores de operação da CESP e da Cemig, respectivamente. Naquele encontro, concluíram que o estágio de desenvolvimento do setor elétrico brasileiro já comportava a organização de um seminário para o intercâmbio de ideias e informações sobre sistemas de geração e transmissão de energia elétrica. O I SNPTEE realizou-se, então, de 10 a 14 de abril de 1972, em São Paulo, organizado pela Cesp, contando desde o início com o apoio das principais concessionárias, fabricantes e consultoras e tendo um total de 245 participantes, com 50 artigos técnicos apresentados.
De 1972 até o presente momento, já são 50 anos de muito sucesso, tornando-se o evento mais importante do setor elétrico brasileiro, reunindo a cada dois anos os agentes de geração, transmissão e comercialização de energia elétrica de maneira muito produtiva. Viver no setor elétrico é superar desafios todos os dias. É trabalhar com paixão, dedicação e total envolvimento. Hoje mais do que nunca, temos a missão de manter vivas as organizações, usando as ferramentas mais importantes de que dispomos: o conhecimento, a inteligência e a sabedoria, adquiridos ao longo de muitas décadas, seja qual for o modelo das empresas. Nosso legado está em cada usina motorizada, de pequeno ou grande porte, em cada km de linha de transmissão construída e em cada subestação energizada.
O setor elétrico sempre foi e será um segmento importante para o crescimento do país. O SNPTEE, desde a sua criação, tem sido, por meio do debate técnico e da troca de experiências, um fórum relevante para os profissionais do setor elétrico nacional e, com certeza, continuará o ambiente propício para o compartilhamento de ideias e soluções inovadoras e criativas.
O setor elétrico brasileiro chegará ao XXVI SNPTEE com novos desafios e grandes questões a discutir, considerando o momento de provável transformação a que estão sujeitas as empresas de geração, transmissão e distribuição em face das novas regras e regulamentações que preveem a liberalização do mercado de energia na próxima década. Além disso, as novas tecnologias – denominadas tecnologias disruptivas –, com o crescimento do uso das energias renováveis, com a massificação da internet das coisas e da inteligência artificial, cada vez mais presentes para facilitar e agilizar a operação e manutenção dos sistemas, fomentarão a pesquisa e o desenvolvimento e a necessidade de uma gestão de ativos mais integrada que melhore os resultados operacionais e financeiros para as empresas.
Não há dúvidas de que muitas serão as oportunidades que exigirão sabedoria, inteligência e grande capacidade de encontrar soluções com o menor custo e dentro de padrões de qualidade necessários para assegurar o bom funcionamento da rede interligada nacional.
*Fonte: revista número 2 - XXV SNPTEE - Mensagem do ex-Diretor-Presidente, Josias Mato de Araujo
Mais novidades por aí!
Assim como a 25ª edição, realizada em Belo Horizonte, o XXVI SNPTEE também está vindo com novidades. Sob a tônica da distribuição, compondo um dos chamados "Ds", e também da máxima de que tudo na vida precisa se adaptar às tendências atuais, a 26ª versão do seminário apresenta a criação de um novo Grupo de Estudos: o GRT – Grupo de Recursos Energéticos Distribuídos. Um resultado da expansão da área de atuação de um grupo anterior, que se dedicava aos estudos acerca das gerações eólica e solar. Agora, além dessas, serão discutidos quaisquer recursos distribuídos: hidrogênio, armazenamento, mobilidade elétrica, gás, enfim, todos que não são concentrados em um só local, com a finalidade de atender à necessidade dessa demanda que vem emergindo na sociedade atual.
Nesse panorama, Furnas é a atual empresa responsável pela organização, sob a Coordenação Geral de Mario Ellis, em conjunto com o CIGRE-Brasil - este último na condição de entidade promotora. Ao longo da existência do seminário, a empresa já coordenou algumas edições, sendo a última de 2007 - o XX SNPTEE.
Em 2022, mais uma vez a entidade vem como anfitriã, fazendo da capital carioca o palco de execução do evento, no período de 15 a 18 de maio de 2022. Experiência e capacidade de realização são a marca do corpo de profissionais de Furnas, nossos parceiros há meio século de existência - dede 1971. Sempre, a cada evento, superando todas as expectativas, resultando em um seminário com qualidade técnica e de muito sucesso.
Acesse o site do SNPTEE e fique por dentro da programação e das taxas de inscrição!
Aproveite os descontos das 1a e 2a chamadas, participe!