| Visita ao CIGRE-Brasil – Itaipu Binacional!

46 anos de história traduzem o significado dessa parceria. Desde 1975 o CIGRE-Brasil e a Itaipu Binacional entrelaçaram as mãos, juntos na jornada dos desafios humanos e energéticos.

A empresa, que é uma das principais atuantes no crescimento e desenvolvimento do Comitê Nacional Brasileiro (CNB) – seja com suas contribuições técnicas de seus especialistas, patrocínios ou à frente das nossas principais realizações – esteve presente na nossa sede, na cidade do Rio de Janeiro, Praia do Flamengo, no dia 10.11.21.

Recepção CIGRE-Brasil e Eletrobras

Em terras cariocas, os representantes da Itaipu Binacional (IB) visitaram as empresas do Grupo Eletrobras com o intuito de não só estreitar a parceria, como também tratar de temas que envolvem a operação de seus ativos e projetos voltados ao desenvolvimento tecnológico e transmissão da energia produzida pela hidrelétrica.

Coronel Robson Rodrigues de Oliveira (Chefe de Gabinete do Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional), Juliano Couto Portela (Assistente do Diretor Técnico Executivo da Itaipu Binacional), Carla Damasceno (Diretora de Assuntos Corporativos do CIGRE-Brasil), Natasha de Decco (Gerente de Comunicação e Eventos do CIGRE-Brasil), Cláudia Santo (Gerente Administrativo e Financeiro do CIGRE-Brasil), General João Francisco Ferreira (Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional) e Celso Villar Torino (Diretor Técnico Executivo da Itaipu Binacional) – da esquerda para a direita

Desta agenda também fez parte o CIGRE-Brasil, que teve as suas atividades apresentadas pelo Diretor de Transmissão da Eletrobras e também membro do Administrative Council e Vice-Presidente do Technical Committee do CIGRE Internacional,  Marcio Szechtman, e pela Diretora de Assuntos Corporativos do CIGRE-Brasil, Carla Damasceno Peixoto.

A recepção ainda contou com a presença virtual dos outros 3 diretores do CNB, Saulo José Nascimento Cisneiros (Diretor-Presidente), Antonio Simões Pires (Diretor Financeiro) e Iony Patriota (Diretor Técnico). Todos recebendo com muita honra os dirigentes da IB: o Diretor -Geral Brasileiro, General João Francisco Ferreira; o Chefe de Gabinete do Diretor-Geral Brasileiro, Coronel Robson Rodrigues de Oliveira; o Diretor Técnico Executivo, Celso Villar Torino e o Assistente do Diretor Técnico Executivo, Juliano Couto Portela.

100 anos de CIGRE

Marcio Szechtman apresentou um panorama das atividades do CIGRE Internacional, com a transmissão do vídeo da maior conferência estrangeira no campo do sistema elétrico de potência, que este ano celebrou, em um formato híbrido (presencial + virtual), o centenário da instituição – a Virtual Centennial Session. 

Para se ter uma ideia do tamanho da organização, nos anos anteriores o evento em pauta chegou a ter uma média de 4000 delegados e 200 expositores / patrocinadores.

Ano que vem, no Palais des Congrès, ocorrerá a próxima edição desse evento – a CIGRE Session 2022. Já com data marcada: de 28 de agosto a 02 de setembro. Depois de dois anos em formato adaptado à conjuntura disruptiva que ora se instaurou, como foi demonstrado ao final do vídeo transmitido, a capital francesa aguarda ansiosamente na expectativa de voltar a ser o palco de congregação de mais de 3.000 participantes – profissionais e empresas, todos colaborando para a causa primordial de uma entidade que nascia há 100 anos atrás, em uma realidade similar à atual: o compartilhamento de conhecimentos.

 Conhecendo o CIGRE

Marcio abordou também  sobre a estrutura do CIGRE, com seus 16 Comitês de Estudos e os 250 grupos de trabalhos contribuindo com suas recomendações que se transformam, com frequência, em normas técnicas nacionais e internacionais. Aqui, o Diretor Técnico Executivo, Celso Torino, teve uma fala especial ao exemplificar com a época dos apagões (termo reportado pela imprensa) no início dos anos 2000. Colocou sobre a dimensão do impacto do papel do CIGRE na análise dessas perturbações, com um estudo que gerou orientações não só para a Itaipu, como também para todo o Setor Elétrico Brasileiro.

A associação, para tanto, tem seus estudos registrados em publicações como brochuras técnicas, revistas e newsletters. No caso do CIGRE Internacional, a revista Electra, editada bimestralmente e a newsletter Future Connections, publicada 4 vezes ao ano.

 

Dados sobre a configuração organizacional da entidade e sua representação pelo mundo também foram introduzidos – esta última com a informação da presença em 104 países, dentro dos quais 60 com Comitês Nacionais estabelecidos, incluindo o Brasil, com um time envolvendo as áreas administrativo – financeiro; comunicação e eventos e gestão de associados.

Presença do CIGRE nos países

CIGRE-Brasil 

A apresentação sobre o Comitê Nacional Brasileiro foi conduzida pela Diretora de Assuntos Corporativos do CB, Carla Damasceno Peixoto, que também discursou sobre a arquitetura e atividades da empresa brasileira, nos mesmos moldes que a francesa – Diretoria Executiva, 16 Comitês de Estudos, realização de eventos e publicações técnicas. Estas últimas com a presença também de brochuras técnicas, revistas e newsletters – no caso, a revista EletroEvolução, com edições trimestrais e newsletters mensais, com as notícias do que ocorre de atividades, premiações e  demais projetos dos colaboradores do CIGRE-Brasil – voluntários e empregados.

Apresentou ainda a missão, visão e valores da instituição e ressaltou a importância da organização CIGRE no desenvolvimento da trajetória profissional dos seus especialistas associados e, consequentemente, das empresas nas quais trabalham.

Como exemplo desse posicionamento da entidade, Carla destacou o fomento à inclusão de jovens e mulheres nas atividades do CIGRE-Brasil trazendo novas perspectivas, aceleração da transição, desenvolvimento sustentável, melhoria da qualidade dos trabalhos e perenidade da organização.

O Maior Comitê

Em 2020 o CIGRE-Brasil atingiu pela 2a vez a marca de maior Comitê Nacional, conquistando o posto de número 1 dentre os 30 países de destaque do CIGRE. A instituição voltou a ter representatividade como o comitê com o maior número de sócios equivalentes, atingido pela 1ª vez em 2009. Considerando que participam da organização internacional mais de 100 países, estar em primeiro lugar no resultado compreende uma grande realização do Comitê Brasileiro. Isto porque significa que temos uma maior quantidade de especialistas e empresas colaborando com os projetos da entidade.

 

 

Fato esse  que se reflete na quantidade de ações realizadas. O Brasil é o que possui também um maior número de realizações de eventos das 16 áreas, congregando profissionais com saberes multidisciplinares, na busca por soluções das adversidades que o Setor Elétrico enfrenta.

Torino, novamente com sua significativa contribuição, lembrou ainda sobre a importância dos dirigentes que ocuparam o cargo da Presidência ao longo da história do CNB, figuras que ajudaram a escrever a engenharia do Brasil. E, mais uma vez, aludindo ao peso que a entidade tem sob o desenvolvimento Setor Elétrico e de como suas histórias sempre caminharam juntos, citou o Diretor-Presidente, José Henrique Machado Fernandes (gestão 2007-2011), com a sua célebre frase em seus discursos: “é trabalho voluntário mas é trabalho!”.

Natal de Águas e Luzes

Finalizando, o General João Francisco Ferreira, Diretor-Geral Brasileiro da ITAIPU, informou sobre a realização, de 1º dez. 2021 a 5 jan. 2022, do Natal de Águas e Luzes, organizado pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e que conta com o apoio da ITAIPU.

O evento visa consolidar Foz do Iguaçu também como destino turístico natalino, tendo como destaques shows do cantor Daniel e do Padre Reginaldo Manzotti.

As atrações podem ser consultadas no site do evento e incluem ainda autos natalinos, desfile, apresentação da Banda Sinfônica do Exército e decoração especial em nove pontos da cidade, entre outras atividades