XV STPC – Formato Virtual!

“Uma nova era amanheceu na engenharia de sistemas de potência”. A sentença que abre nosso vídeo institucional, resumindo em 2 minutos e 38 segundos as atividades da entidade não poderia ser mais adequada para o contexto atual.

Isto porque, além das novas tecnologias que despontam no setor de energia, instaurando tendências na geração e transmissão, as quais se refere o vídeo – e bem como Marco Antônio Resende Faria, Diretor da TAESA remeteu-se no seu discurso de abertura, com a comparação das tecnologias existentes no início de sua carreira em 1978 –  estamos aludindo aos formatos adotados para a fomentação do conhecimento. Motivo primordial para a existência do CIGRE-Brasil e que vem sendo sustentado ao longo dos últimos 50 anos.

Estreia On-line

Estamos falando dos formatos virtuais assumidos por eventos tradicionais do Comitê Nacional Brasileiro (CNB). Em outubro, de 25 a 28,  foi a vez da estreia da 1a edição on-line do seminário que desde 1986 envolve a comunidade de proteção e controle, promovido pelo nosso Comitê de Proteção e Automação (CE B5) – o STPC – Seminário Técnico de Proteção e Controle. A 15a edição seguiu com a proposta de sempre: a abordagem, além dos temas tradicionais e recorrentes da área, de todos os aspectos relacionados a tecnologias emergentes em medição, proteção e automação.

Para a 16a edição não será diferente com relação ao temário, mas com o marco do tão ansioso retorno do formato presencial, congregando empresas de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica, fabricantes, consultores e fornecedores de TI, além de estudantes e pesquisadores – já com data marcada, em outubro de 2022, na capital carioca e, mais uma vez com a TAESA como Comissão Organizadora, anunciado pelo Mestre de Cerimônias, Júlio Lima.

 

    Cerimônia de Abertura – cortando a fita do XV STPC – formato virtual

Na cerimônia de abertura marcaram presença o nosso Diretor-Presidente, Saulo José Nascimento Cisneiros, um dos envolvidos no “nascedouro do evento na área de sistemas elétricos”; o Secretário do CE B5 e Mestre de Cerimônias de destaque, Júlio Lima; o Coordenador do CE B5, Marco Antonio Rodrigues; o Diretor Técnico da TAESA, Marco Antônio Resende Faria e Robson Vianna, da TAESA – estes últimos representando a anfitriã da edição.

Programação

O evento deu continuidade com o propósito das 14 edições anteriores: promover debates com profissionais das áreas de planejamento, engenharia, operação e manutenção, envolvidos com proteção e controle local de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, instituições de pesquisa e desenvolvimento, fornecedores de equipamentos e serviços de sistemas de proteção e controle local. E cada vez mais considerando os tópicos atuais, como a presença das fontes de energia distribuída e a digitalização.

Para oferecer tal abordagem, a programação foi organizada em 12 sessões, durante os 4 dias de seminário, com a apresentação de 43 informes técnicos selecionados, mesclados com as apresentações especiais dos patrocinadores, seguidos de debates e envolvendo os assuntos:

Sessão 1 – Análise de Perturbações Reais, Análise de Oscilações;
Sessão 2 – Análise de Perturbações Reais, Sincrofasores e PMU;
Sessão 3 – Sincrofasores e PMU;
Sessão 4 – IEC 61850 (Barramento de Processo) e Subestações Digitalizadas;
Sessão 5 – IEC 61850 e Subestações Digitalizadas
Sessão 6 – Padronização e Instalações e Testes em Instalações Digitalizadas;
Sessão 7 – Treinamento e Capacitação; Modelagem e Simulação;
Sessões 8 e 9 – Algoritmos, Ensaios, Modelos e Simulações;
Sessão 10 – Aplicação, Novas Filosofias e Funções;
Sessões 11 e 12 – Fontes de Energia Distribuída

Encerramento e constatações finais

A mesa da cerimônia de encerramento foi composta pelo nosso Diretor Técnico, Iony Patriota, além dos membros da Comissão, Marco Antonio R. Macciola, Júlio Lima e Robson Vianna, com a apresentação de informações do público presente – inscrito e presença on-time -, trabalhos apresentados por temas, palestras dos patrocinadores, constatações técnicas e reforço do anúncio da próxima edição em 2022, com a menção sobre a chamada de trabalhos.

                                                   Encerramento: Constatações Técnicas – apresentação Marco Antonio R. Macciola – Coordenador do CE B5

O evento foi um marco não só pelo momento disruptivo, com as limitações e desafios causados pela pandemia da COVID-19, mas também por todo o panorama atual. Diferentemente das subestações com tecnologias dos anos 60, 70 e 80 como mencionou o Diretor Técnico da Taesa, a atualidade é um resultado de toda a evolução ocasionada ao longo dos anos onde exigências pela qualidade e confiabilidade sobre os resultados alcançados foram clamadas. Instaurou-se uma nova ordem onde falhas de cunho pessoal ou de equipamentos não eram mais aceitas. Todo um movimento da sociedade que vem abraçando desafios pelo conhecimento e pela evolução tecnológica – daí a importância dos temas abordados pelo STPC – bem como perguntou retoricamente o DT da empresa anfitriã.

Poema de 1924 – publicado na revista Silent Sentinels

Pode parecer fria / Toda tecnologia / Envolvida com sistemas e técnicas de proteção, controle e automação dos sistemas elétricos de potência / Porém, sempre há espaço para alguma poesia

Como a sentinela silenciosa / O relé de proteção está em guarda nas linhas / Dia e noite / Verão e inverno / pronto para detectar problemas instantaneamente /Para determinar se ele é suficientemente grave / Para abrir o circuito / E, em caso afirmativo / Para desligar o aparelho defeituoso / Ou seccionar linhas defeituosas com inteligência quase humana / E mais do que a precisão humana

Temas técnicos que vêm sendo discutidos há décadas – antes mesmo dos anos 50, bem como traduz o poema de 1924 resgatado por Júlio Lima, no 3o dia do evento, em consonância com espírito reflexivo do nosso conselho editorial.

Desde então, desafios, soluções e inovações tecnológicas que são hoje apresentadas através de todas as apresentações e das mesas de debates de trabalho, coloca o sistema elétrico nacional e mundial em um novo patamar. Sintonizado com essa tendência, não à toa que o XV STPC trouxe a abordagem de diferenciais sobre as perturbações, aperfeiçoamento da equipe técnica e sustentabilidade com as novas funcionalidades e aplicações.

“Manter viva a chama do conhecimento em uma área tão estratégica”, nas palavras de Marco Resende Faria, é sempre o objetivo do CIGRE-Brasil e de nossos parceiros que vêm atuando junto ao longo desses anos, sempre com foco no legado deixado pelas ocorrências – o aprendizado. Que venham mais décadas para que possamos compartilhar conhecimento.

 

Novidades

Ainda no encerramento, o Diretor Técnico Iony Patriota apresentou o que se trata de um programa de modernização de registro das atividades do CIGRE-Brasil: as publicações como um produto do consenso da indústria. Sendo a novidade agora os anais dos eventos, assim como as brochuras, em formato de livro. Ambos sob demanda ou e-book, onde o STPC é o projeto piloto, inaugurando essa nova etapa das ações do CIGRE-Brasil.

Informou ainda sobre a aquisição do ISBN, com importância na academia para referenciar tanto no curriculum, como nos sites de pesquisa, assim como para os patrocinadores, uma vez que perpetuará a participação e contribuição dos mesmos nas produções técnicas em um livro permanente.

Agradecimentos

Foram registrados os agradecimentos aos patrocinadores, lembrados durante todo o evento, que, como sempre, possibilitaram a realização de mais um evento, principalmente aos da chancela Ouro Eletrobras e ONS, parceiros de longa data, bem como os da categoria Prata CemigHitachi ABB Power Grids e Siemens, além dos Bronze CONPROVE SecuControl.

 

⏩  Confira a matéria completa da Revista EletroEvolução de dezembro (EE 105). Acesse!