Mais reconhecimento da massa crítica brasileira rompendo fronteiras.
Dessa vez, com o lançamento da Brochura Técnica (BT) no site do CIGRE Internacional, fruto das atividades do Working Group WG - C3.09 - Corridor Management –, do Comitê de Estudos C3 (CE C3) - Desempenho Ambiental e Sustentabilidade do Sistema de Potência.
Luiza Martins foi a representante do CE, tendo colaborado na elaboração da BT e apresentado na última edição da Session Paris, realizada em agosto de 2024.
Sobre a brochura
A brochura levanta a questão do impacto da humanidade cada vez mais expressivo na natureza, o que vem acarretando na mudança não só no clima, mas no meio ambiente como um todo, refletindo, por conseguinte, no funcionamento da sociedade.
Embora a transmissão e a distribuição de eletricidade tenham efeitos muito menores no meio ambiente do que a produção e o consumo de energia, a expectativa pública é que as redes elétricas não causem consequências negativos ou que sejam minimizados.
Uma rede elétrica é essencial para a transmissão e distribuição de eletricidade dos produtores aos consumidores. Com o crescente uso de fontes de energia renováveis, a necessidade de expandir as redes elétricas aumentou. As fontes de energia renováveis frequentemente estão localizadas em áreas não sobrecarregadas pela intervenção humana e distantes das áreas onde a energia é consumida. É por isso que a nova rede elétrica também deve ser integrada à natureza intocada. Também é necessário substituir ou fortalecer a rede elétrica existente e deteriorada. O espaço é um recurso natural limitado. As atividades humanas exigem cada vez mais espaço. O desenvolvimento de redes elétricas requer espaço na forma de corredores. Três interesses se encontram nesses corredores:
▪ Operador/proprietário da rede: garantir a operação confiável do sistema elétrico ao menor custo possível,
▪ Proprietário de terras: manter a qualidade de vida nas proximidades, usar suas terras economicamente e, em todos os outros aspectos, sem obstáculos,
▪ Ambientalistas: conservação de habitats de qualidade e paisagens culturais.
Dessa forma, o propósito do grupo de trabalho foi descobrir como os três interesses listados são coordenados em diferentes países e quais as tendências que se apresentam. Para atingir esse objeitvo, os profissionais envolvidos elaboraram uma pesquisa online, onde coletaram 41 respostas de 32 países.
Assim, a brochura técnica em questão foi estuturada com base na análise dos dados coletados da pesquisa, revisão de artigos técnicos, papers do CIGRE e outras fontes, bem como publicações na internet.
A brochura técnica pode ser conferida no site do e-cigre. Acesse.