NEWSLETTER JUNHO/2021

Missão - Promover a produção, o compartilhamento e a disseminação de conhecimentos técnicos aplicados ao setor elétrico, como indutor da qualidade de vida sustentável.

Visão - Ser reconhecido nacional e internacionalmente como referência na produção e na gestão do conhecimento técnico aplicado ao setor elétrico, assim como, na articulação entre todos os seus agentes.

Valores - Competência Técnica, Ética, Transparência, Imparcialidade, Crescimento e Valorização dos Associados e Trabalho Voluntário com Profissionalismo.

O CAMINHO DO HERÓI


No que diz respeito ao empenho, compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou voce faz uma coisa bem feita ou não faz. (Ayrton Senna - 1960-1994)

Mês de Junho. Eis que chegamos na metade de 2021. Há exatamente 1 ano e 3 meses do decreto da crise sanitária de proporções globais, similar a que aconteceu há um século atrás - a pandemia da COVID-19. E, junto com ela, a intensificação de movimentos coletivos que vêm obrigando a sociedade mundial a rever suas ações e, por conseguinte, as consequências, no que se diz respeito às relações interpessoais, ao trabalho, à ciência e à tecnologia e suas vertentes – enfim, o seu “estar” no mundo.

Não à toa, que também neste mês, como pauta desta edição, relatamos sobre a comemoração do dia internacional da Mulher Engenheira -  como um desses grupos que estão imersos em uma busca secular por um melhor reposicionamento no mundo e que por isso se reúnem em iniciativas para promover a conscientização de todos. Uma investida na humanidade para que a mesma conquiste uma renovação da sua existência.

Empolgação versus entusiasmo – Despertando a Nossa Atma

Abrimos o calendário de 2021 com o conceito de vontade sendo uma força motriz capaz de romper com a lei da inércia. Agora queremos apresentar aos nossos leitores do que é composta essa potência.

Vontade é um veículo dentro de nós (o que seria Atman na tradição indiana) que se realiza concretizando obras maiores do que si próprio e de seu interesse.

Atman é o mais elevado princípio humano. Dessa forma, uma vontade que se impõe à mente e às emoções e faz com que sejam encontradas formas de avançar. É o que temos de mais divino e poderoso, uma vez que se sobrepõe às circunstâncias. Uma força que conduz os vagões de uma locomotiva, a maria-fumaça que cria as condições para a concretização de feitos.

Trazendo aqui o conhecimento de outra tradição milenar, dessa vez a tibetana, quando ouvimos a voz do silêncio enxergamos a nossa missão, o propósito a que viemos para esse mundo – o momento que, enfim, conhecemos uma possibilidade sutil e superior.

Para que aconteça esse despertar da vontade, da nossa atma interior, é preciso que deixemos de ser homens empolgados e passemos a ser grandes entusiastas.


EN-THEOS: EN = dentro, THEOS = divino

Com relação à etimologia, a palavra entusiasmo se deriva do grego enthousiasmos que significa "ter um Deus interior" ou "estar possuído por Deus".

Entheos é, portanto, sentir um elemento divino dentro de nós. Um modo constante de vida. Já a empolgação é cíclica, feita de momentos, como uma montanha-russa, que não são capazes de provocar transformações e, por conseguinte, de fazer história.

Sobre o mito do herói

Como já foi feito pelo nosso Conselho Editorial em outras reflexões, apresentamos para a edição de junho o conceito de herói. Mais uma vez recorrendo à etimologia, do grego, heros, representa aquele que serve por amor. Tem por princípio o altruísmo das suas ações heroicas, sem interesse pessoal e sim para o bem do próximo. Citando mais uma vez um de nossos mentores da filosofia, Platão falava da necessidade do homem ter um “herói de estimação” – aquele que relembra o quão grande ele possa chegar a ser.

Estamos falando do conceito do mito do herói – que nada mais é do que a evolução do ser humano. É a trajetória do homem alcançando consciência e desenvolvendo virtudes, além do encontro das respostas à vida para que chegue ao máximo desse modelo.

Este mito traz ainda a ideia do vilão – isto é, os problemas, as situações que surgem como provas ao longo da vida e que nos exigem mudanças, com a finalidade de promover nosso crescimento, revelando nossas potencialidades.

Os heróis são como exemplo de vontade. Pois de acordo com a definição platônica, são aqueles seres que conseguiram ir um pouco acima da conjuntura média da sociedade e que alinharam todos os seus veículos em uma única direção. Há uma potência, uma capacidade de realização que fez com que não vivesse apenas em função de si mesmo e que, portanto, fizesse história.

Nietzsche foi outro filósofo que apresentava em suas obras essa concepção de um ser superior aos demais, como um modelo ideal para elevar a humanidade. No caso, a ideia de super homem (Übermensch).

Trilhando a Jornada do Herói

Novamente deixamos aqui a mensagem sobre a nossa missão nesta vida, o porquê da criação da nossa instituição, que completou orgulhosamente meio século de vida recentemente. Não uma simples virada de página, mas um novo capítulo marcante, dado o contexto histórico disruptivo em que estamos inseridos.

Queremos trilhar a jornada do herói – uma busca desenfreada pelo ápice da evolução humana, tal como o percurso do alpinista, como já colocamos aqui (newsletter janeiro 2021), bem como também frisamos em outras edições, o nosso propósito de encerrar uma potencialidade em transformação (newsletter outubro 2020).

Para citar um dos nossos representantes brasileiros da categoria, que abriu nosso editorial, aspiramos pelo compromisso de fazer bem feito, sem meio termo, buscando o nosso último limite – tudo em prol de um mundo mais justo, alinhado com os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis – da ONU, que tanto temos abordado nas últimas edições e que têm sido parte da tônica de algumas de nossas realizações.

Ainda na linha de seguir os passos de um desenvolvimento sustentável e fazer referência a mais um mês comemorativo de representação da mulher na história da humanidade, mencionamos também uma figura feminina. Mais uma vez, na instância da filosofia, a qual afirmava que “quem faz o seu melhor, faz tudo o que se pode esperar dele”.

Helena Blavastky, autora da sentença em questão, referia-se ao movimento de nos descongelarmos cada vez mais, com o intuito de explorar nossos poderes latentes, avançar e caminhar na direção da plenitude humana. Superando, assim, os desafios que se despontam e galgando degraus maiores, na esperança de “que o sol vai voltar amanhã”, nossa penúltima menção. Nesse caso, um dos grandes letristas / poetas do rock nacional, Renato Russo.

Isso porque, se tivermos sensibilidade, podemos adquirir ensinamentos de vários pólos. Seja das obras dos polímatas, cientistas, filósofos e escritores que já apresentamos anteriormente e até mesmo da cultura pop. Afinal, somos todos mestres uns dos outros.

Fica então o nosso convite: pratiquemos a nossa “ecologia interior”, enfim a nossa última citação - Nuno Cobra, em Semente da Vitória, o treinador do nosso herói, Ayrton Senna. Que tenhamos coragem, fé, e otimismo em relação ao futuro, e que acreditemos na possibilidade de vencer as provações que surgem, tornando-nos cada vez mais fortes e, com isso, conquistando nossos objetivos. Considerando o mais importante: sempre de mãos dadas com as virtudes humanas.

Vamos juntos, através desses conceitos que a sabedoria filosófica nos presenteia, construir nossa melhor versão, nos conduzindo à excelência.

Que tenhamos a nobreza do herói - a síntese voltada para o futuro de não medir esforços e que se realiza com aquilo que se espera de um ser humano. Atingindo assim o ápice da vontade que o homem pode chegar – a sabedoria.

E você: que tipo de vontade você tem? Já fez algum ato heroico hoje?

Boa leitura!

I Revista EletroEvolução - EE 103

Mais uma edição da nossa publicação trimestral: a EletroEvolução de junho - EE 103 - já está disponível para os nossos associados!

Ainda na trilha da comemoração do nosso cinquentenário, celebrado no mês de maio, o Editorial veio especialmente com as palavras do Diretor-Presidente, Saulo Cisneiros - que nos apresentou um panorama desde a nossa constituição, inserção no Setor Elétrico e os desafios a serem superados.

A revista conta também com a Seção Memória, que tem o intuito de convidar uma empresa parceira para narrar a sua trajetória.

Dessa vez, Furnas, a empresa anfitriã do XXVI SNPTEE (em maio de 2022) nos mostrou a linha do tempo de seus 64 anos de Pioneirismo a Serviço do Desenvolvimento do Brasil.


Na edição também podem ser conferidos o artigo convidado A Maturidade Chega Também para os Ativos do Setor Elétrico Brasileiro, além de outros selecionados pelo nosso Conselho Editorial:e-Session 2020, XXV SNPTEE e XVIII ERIAC.

In Memoriam ao engenheiro eletricista Sidnei Ueda

Associado do CIGRE-Brasil desde 1997, durante sua estada conosco foi membro do Comitê de Estudos de Linhas Aéreas de Transmissão, o CE-B2, marcada com considerável contribuição ao Comitê Nacional Brasileiro, incluindo a participação internacional no SC B2 – Overhead Transmission Lines. Um verdadeiro embaixador do conhecimento brasileiro das novas tecnologias de condutores em estudo no mundo.

O CIGRE-Brasil se despede não só de um comunicador ímpar, com carisma pessoal e competência técnica. Mas também de um colega e amigo, que deixou um legado de conhecimentos técnicos, simpatia e humildade.


Confira a revista na íntegra no site do CIGRE-Brasil.


I XVI EDAO - A Materialização do Poder da Vontade


Durante os últimos meses abordamos a tônica da necessidade de se reinventar em um cenário disruptivo através da criatividade, mas também de forças externas que rompem com o estado de inércia que muitas vezes nos encontramos ao longo de nossa trajetória. Nesse caso seriam a vontade e a adversidade, ambas com o seu poder transformador de mudar realidades e, com isso, alcançar objetivos.

No mês de junho o CIGRE-Brasil materializou essas instâncias subjetivas com a realização do XVI EDAO – Encontro para Debates de Assuntos de Operação - e o tema central A Transformação Digital na Operação do Sistema Interligado Nacional.

Isto porque o principal fórum brasileiro voltado a assuntos técnicos e de gestão da operação das instalações do sistema elétrico foi realizado entre os dias 07 e 09.06.21, em formato on-line. Desta vez com a parceria da Copel, mais uma vez, à frente da Comissão Organizadora. Além da sempre promoção do CIGRE-Brasil, através de seu Comitê de Estudos C2 (CE-C2), coordenado pelo engº Jayme Darriba do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


Todos atuando juntos em uma “missão nobre, uma vez que operar o setor elétrico requer muito conhecimento, organização e profissionais competentes”, declarou Moacir Bertol, Diretor Geral da Copel GT, na ocasião da Cerimônia de Abertura. Destacou ainda a importância do evento: “Atuamos em um segmento em que o sucesso e a falha de um agente afetam positiva ou negativamente todos os demais. Por isso, precisamos focar no aprendizado coletivo e na melhoria contínua. Buscar construir e fortalecer relações e regras que tragam benefícios equilibrados a todos: concessionárias, órgãos reguladores, governo, fornecedores e sociedade”, afirmou.

Mestre de Cerimônias, Juliana Karam; Diretor-Presidente do CIGRE-Brasil, Saulo Cisneiros; Diretor Geral da Copel GT, Moacir Bertol, Coordenador Técnico do XVI EDAO, Jayme Darriba, Coordenador Geral do XVI EDAO, Ricardo Almeida e Diretor de Operação do ONS, Sinval Gama (da esquerda para a direita, em sentido horário)


O evento – Inovação na pandemia


Criado em 1991, o EDAO acontece a cada dois anos e estava programado para acontecer em novembro de 2020, de forma presencial.

Com a instauração da pandemia a Comissão Organizadora abraçou o desafio de se adaptar à conjuntura e produzir um evento com uma nova configuração, mas acima de tudo mantendo a qualidade técnica. Como mesmo relatou o Coordenador Geral do XVI EDAO e também Gerente do Centro de Operações de Geração e Transmissão da Copel, Ricardo Rodrigues Almeida, mesmo diante das restrições impostas pela pandemia, todos os envolvidos trabalharam para que o evento fosse realizado de forma a proporcionar o melhor aproveitamento e experiência aos mais de 350 inscritos. “É um orgulho fazer parte dessa história. O EDAO contribuiu com minha formação e de muitos colegas. Estamos felizes em ter realizado com sucesso este evento mesmo diante de todos os desafios”, colocou.

Foi assim que o encontro contou com uma programação de mais de 13 horas de apresentações de trabalhos divididas em 08 sessões técnicas e debates, além de 02 painéis - sendo o 2º deles com a temática Os Aprendizados e a Operação Pós-Pandemia - e a novidade da elaboração de perguntas dos participantesatravés de QR code.

Uma outra inovação foi a feira de exposição com estandes virtuais, simulando a experiência de uma Expo presencial, onde os patrocinadores COPEL (patrocínio Diamante), CTG Brasil e ONS (Patrocínio Ouro), Cemig, Engie, Isa Cteep, State Grid e Taesa (patrocínio Prata) tiveram suas marcas e vídeos institucionais vinculados. Os participantes do evento puderam andar pelo cenário como se estivessem em um Centro de Convenções com acesso à plenária e à exposição procedendo o acesso virtual a cada estande..

Feira de Exposição Virtual - XVI EDAO


Destaque também foi a palestra da neurocientista Carla Tiepo, que trouxe conceitos de neurociência para mostrar o papel das emoções e de como elas influenciam nosso comportamento em situações profissionais que demandam tomadas de decisão de alto impacto, fazendo um paralelo com o cenário da pandemia e também de sugestões de enfrentamento. Ela ainda abordou a gestão do estresse e performance, ilustrando os mecanismos pelos quais o cérebro é capaz de exercer um controle voluntário da atenção e a limitação de atenção diante de diversos estímulos simultâneos.

Neurocientista Carla Tiepo


Cerimônia de Encerramento - Contatações Técnicas e Premiação

O Comitê Técnico do EDAO selecionou 38 trabalhos para apresentação, agrupados em três grandes temas: Processos Técnico-Operacionais e de Gestão da Operação; Aplicações e Inovações nos Recursos Técnicos e Tecnológicos; e Desenvolvimentos Aplicados aos Profissionais e às Equipes de Operação. Os trabalhos foram avaliados pelo comitê e pelo público e, durante a cerimônia de encerramento, Ricardo Almeida anunciou os nomes dos autores e informes técnicos ganhadores:

- Willian Luz Grudtner (ONS) - Acompanhamento da Implantação da Nova Regulamentação no Processo de Apuração da Qualidade de Prestação de Serviço de Transmissão para FT - Conversoras;

- Arthur Do Carmo Mouco (ONS) - Uso de Sincrofasores para Aumentar a Consciência Situacional na Operação em Tempo Real; 

- Eid Adachi Sakai (AQS Tecnologia) - Drill Hydro – Uma Experiência de Sucesso em Treinamento de Operação Hidráulica de Reservatórios”.

Jayme Darriba Macêdo (ONS, membro do CE C2 e Coordenador Técnico do XVI EDAO- Constatações Técnicas

No encerramento ainda foram apresentadas as constatações técnicas por Jayme Darriba de Macêdo, à frente do Comitê Técnico (CT). Colocou que o documento é uma visão para a frente, um ponto base de trabalho técnico para o próximo EDAO. Agradeceu nomeadamente a todos os membros do CT, que trabalhou para preencher de conhecimento e de valor esta edição. Deu saudação a todos, em especial aos patrocinadores – que possibilitaram a concretização do encontro – e à Comissão Organizadora, Copel, que junto com o CT, “dividiu não só as incertezas e apreensões, mas também a criatividade da solução”.

Finalizou com a sua torcida de que sejam ultrapassadas todas as barreiras e toda a segurança necessária da pandemia, para que a 17ª edição tenha novamente o calor humano, a presença e a confraternização. Ao final, agradeceu a todos os participantes, a quem foi dedicado e entregue um EDAO de conteúdo e inspirador para toda a vida profissional de todos os atuantes no Setor Elétrico.

A solenidade também contou com a presença do Diretor Geral da Copel GT, Moacir Bertol e com o Diretor-Presidente do CIGRE-Brasil, Saulo Cisneiros, que congratulou a todos os envolvidos na organização e na parte técnica, além dos autores/apresentadores que, reforçado com as palavras do Sinval Gama, Diretor de Operação do ONS, são o grande motor do evento. Concluiu que o novo desafio será a ISA CTEEP conduzir um EDAO melhor ainda, já anunciando a empresa sucessora, mencionando a Diretora de Operação, Gabriela Desiré Ferreira.


Próxima Edição – “Passagem da Tocha Olímpica”

Como em todas as realizações periódicas do CIGRE-Brasil, a cada edição uma empresa do setor é convidada a organizar o encontro. O próximo não será difererente e ficará sob responsabilidade da ISA CTEEP.

A companhia, representada na ocasião da formalidade pela Diretora de Operação, Gabriela Desirê, recebeu a “chama olímpica” do evento, que tem tido o ONS como seu grande incentivador e mantenedor, conforme enunciou o diretor Sinval Gama, ao passar o bastão.

Gabriela agradeceu a oportunidade e recebeu "a chama olímpica" com entusiamo sabendo da consciência do trabalho que está por vir para o XVII EDAO. No sentido de manter as tradições em ser um encontro sempre marcado pela qualidade da parte técnica e da organização, sendo, portanto, um desafio em superar uma edição que foi realizada com sucesso dentro de uma transformação digital. Colocou que espera, assim como o coordenador do CE-C2, Jayme Darriba, a realização de um evento em formato presencial, fazendo um grande marco dessa virada. Isto é, mesmo com todas as ferramentas fornecidas por essa transição tecnológica, que seja possível a concretização de um evento híbrido, para que se atinja um público cada vez maior.

Diretora de Operação da Isa CTEEP - Gabriela Desirê Ferreira

CIGRE-Brasil - TECH TALKS - 1o Episódio!

Na esteira da transição digital pela qual o mundo vem passando, o futuro com 5G foi a tônica de mais um evento on-line promovido pelo CIGRE-Brasil.


Tendo à frente como idealizador o Comitê de Estudos D2 – Sistemas de Informação e Telecomunicação para Sistemas Elétrico (CE-D2) – sob a coordenação do engº Rodrigo Leal, o tema compreendeu - Aplicações de Tecnologias 5G no Setor Elétrico - Aplicações de Tecnologias 5G no Setor Elétrico foi o 1º episódio da série CIGRE Tech Talks realizado no dia 22.06.21. O webinar em questão trouxe, nas palavras do moderador Alexandre Pinhel, “um time olímpico sênior” com a apresentação de aplicações e cases de importantes players do mercado – fabricantes, operadores e utilities.

Programação


A programação selecionada cuidadosamente pela Comissão Técnica contou com 06 palestras de conceituados profissionais no setor, todos de empresas de peso como Anatel, Huawei, Neoenergia, Nokia, Siemens e TIM:


  • As Inovações que a Tecnologia 5G trará para o Segmento de Energia  - Alberto Rodrigues, Business Development Manager – Nokia Enterprise Latin America;
  • Smart Grid Evolution - Novas Aplicações e Estudos de Case em redes LTE/5G – Flávio Hott, Vertical Solution Manager – Huawei Enterprise;
  • Casos de uso do 5G no Setor Elétrico - Sergio Sevileanu, Gerente de Desenvolvimento de Negócios - Siemens;
  • Como as Redes LTE/5G Híbridas Podem Endereçar os Desafios do Setor Elétrico - Alexandre Dal Forno, Head de Marketing Corporativo & IoT da TIM Brasil;
  • LTE Privado – Experiência da Neoenergia no Uso de LTE para operação das suas Redes de Telecomunicações - Marcel Tolentino, Gerente de Tecnologia Operativa - Neoenergia;
  • Espectro para Redes Privativas - Agostinho Linhares,  Gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão - Anatel  (substituído por Takeshi Ikeda).

 

Encerramento

O Webinar contou com um debate rico com questionamentos interessados de uma plateia presente em torno de 120 participantes.


Rodrigo Leal, coordenador do CE-D2 deu a palavra final informando sobre a iminência de ser realizado o leilão de 5G e da questão dos desafios que o Brasil ainda tem com a penetração da tecnologia em território nacional.


Encerrou agradecendo a todos os que viabilizaram o evento – os palestrantes com suas expertises e os nossos parceiros patrocinadores que viabilizaram o evento – NTT Cisco, Siemens e Huawei.


2º episódio


O 2º episódio já tem data marcada – 10.08.21 - e muito em breve a comissão organizadora anunciará a programação e divulgação da continuidade da série: Segurança Cibernética.


Fique pode dentro de mais informações e inscrições - acesse o site.


| Premiação aos Especialistas Brasileiros


Mais destaques para a participação brasileira que não se cansa em transpor fronteiras - aqui nos referimos as de cunho intelecto-territoriais. Isto porque dois de nossos representantes foram indicados para serem premiados por seus destaques nas suas contribuições para as atividades voluntárias do CIGRE - incluindo nosso Diretor Técnico, Iony Patriota.


Premiação


O Steering Committee do CIGRE Internacional todo ano propõe uma lista indicando profissionais para concorrer os Awards para aprovação do Administrative Council.

Em 2021 foram indicados:

  • CIGRE Medal (2 indicados) - Richard BEVAN (Australia) - Anjan BOSE (United States of America);
  • Membros Honorários (6 indicados) - Mircea EREMIA (Romania) - Klaus KLEINEKORTE (Germany) - Ja-yoon KOO (Korea) - John McDONALD (United States of America) - Matthias ZWICKY (Switzerland) - Yuriy BONDARENKO (Ukraine);
  • CIGRE Fellows (5 indicados) - Ciprian Gheorghe DIACONU (Romania) - José JARDINI (Brazil) - Yves MAUGAIN (France) - Iony PATRIOTA DE SIQUEIRA (Brazil) - Mohamed RASHWAN (Canada) NGN Significant Contribution (3 recipients) - Jens HETTLER (Switzerland) - Christopher MERTZ (United States of America) - Vinay SWEDIEN (The Netherlands);

O CIGRE-Brasil parabeniza, com muito orgulho, os membros, Iony Siqueira e José Jardini, pelo Award de CIGRE Fellows recebido.

| 23 de Junho - Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

No nosso editorial de março "Do Direito a ter Direitos" trouxemos para nossos leitores um breve panorama sobre as lutas pela igualdade de gênero na história da humanidade, tendo seu primeiro reconhecimento oficial com o Decreto da ONU, na década de 70, em consagrar o da 08 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Mesmo depois de anos e uma virada de século essa busca ainda continua ativa, sobretudo em determinadas instância da sociedade  - é o caso do Setor Elétrico.


Engajamento

Muitos grupos e instituições estão engajados nesse movimento, inclusive o CIGRE-Brasil, como já foi abordado, sobre  o nosso envolvimento com a iniciativa do CIGRE Internacional, de 2014.

Um projeto que suscita discussões que não só incentivam o ingresso de mulheres na engenharia, como também buscam por equidade e, sobretudo, integração. Bem como preza o princípio da sabedoria oriental que expomos anteriormente - sobre as dualidades que regem a realidade na qual vivemos e que devem se complementar, mas sem se esquecer do seu centro, da sua identidade própria. Isto é, sem se anular, atuando harmonicamente.  


Women’s Engineering Society (WES)

É o caso também da Women’s Engineering Society (WES) do Reino Unido, que criou o Dia Internacional da Mulher na Engenharia e que no dia 23.06.21 comemorou o seu 8º ano de celebração.

Assim como o WES, o CIGRE-Brasil se empenha em uma missão que objetiva por primar por melhorias no nicho da sociedade em que está imerso e que possuem um elo de interseção com os 10 anos de trajetória dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (ODS).

Isso porque o setor energético tem o seu papel nessa caminhada. Seria, no caso, uma transformação social - fazer da energia um elemento da inclusão social, da redução da desigualdade, abraçando a meta de desenvolvimento sustentável da ONU nº 5 – Igualdade de Gênero – dentre as outras 16 metas desta organização.


23 de junho - #INWED 21 

O CIGRE-Brasil comemora com aquelas que há mais de dois séculos clamam pela urgência do restabelecimento do direito de posicionamento da figura feminina.

Que nossa missão de incentivo ao ingresso de mulheres no setor de energia, como também na busca por equidade e, sobretudo, integração, possa contribuir para uma maior conscientização da sociedade.


Parabéns Mulheres na Engenharia! Por todas as superações alcançadas e paradigmas vencidos até hoje. E que venham todos,  homens e mulheres, juntos nesta jornada, reunindo esforços em lograr a harmonia por oposição. No final, somos todos um.

Sobre o WES

Conheça um pouco mais sobre a história do WES, suas atividades, galerias, publicações além da criação do Dia Internacional da Mulher na Engenharia (#INWED) e seus temas.


Acesse o site.

| Calendário de Eventos 2021

XV STPC - Caderno de Patrocínio - a 15ª edição do Seminário Técnico de Proteção e Controle já tem data marcada. Será mais um evento sediado pela capital carioca, promovido pelo Comitê de Estudos B5 - Proteção e Automação e com a organização da  Taesa - agora em NOVA DATA, de 25 a 28.10.21, no Hotel Windsor Barra.

A comissão organizadora convida a todos os parceiros para esse encontro com a divulgação do projeto de patrocínio e também informa que as inscrições estão abertas no site do evento

XV SEPOPE - O 2º semestre de 2021 vem com a retomada dos eventos promovidos pelo CIGRE-Brasil, dentre eles o tradicional SEPOPE - Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão de Sistemas de Energia Elétrica.

Desde 1987, na ocasião da sua 1ª edição, o simpósio acontece a cada dois anos e se tornou um verdadeiro fórum internacional para discussões técnicas e científicas sobre o Planejamento da Operação de Sistemas de Energia Elétrica.

O encontro, agora em sua 15ª realização, tem data marcada: de 09 a 12.11.21, em Foz do Iguaçu. Desta vez com o Apoio e a sempre parceria na organização, da Itaipu Binacional, apresentando os assuntos preferenciais, sempre em sintonia com as questões relevantes e atuais no cenário dos sistemas internacionais de energia elétrica - todos com temas relacionados aos 06 Comitês de Estudo do Grupo de Sistemas do CIGRE:


C1 – Desenvolvimento de Sistemas Elétricos e Economia
C2 – Operação e Controle de Sistemas

C3 – Desempenho Ambiental de Sistema
C4 – Desempenho de Sistemas Elétricos
C5 – Mercados de Eletricidade e Regulação

C6 – Sistemas Ativos de Distribuição e Recursos Energéticos Distribuídos


Seja um patrocinador!


A Comissão Organizadora lançou recentemente o caderno de patrocínio com as oportunidades de participação.

Acesse e confira!

X WORKSOT - A 10ª edição do  Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes, promovido pelo CIGRE-Brasil, através dos Comitês de Estudos A2, A3, B3 e D1, será realizado entre os dias 21 e 24 de novembro de 2021.

CIGRE-Brasil e Itaipu Binacional convidam a todos os seus associados e parceiros para reservarem estas datas na agenda para fazerem parte desse encontro em Foz do Iguaçu, cidade das maravilhosas Cataratas. Os espaços são limitados na exibição técnica - a EXPOWORKSPOT. Aproveitem as oportunidades oferecidas para apresentar sua empresa e produtos.


Confira demais informações, como o cronograma técnico e os temas preferenciais atualizados e demais detalhes no site do evento.

O nosso evento também pode ser conferido na edição mais recente da Electra - publicação técnica do CIGRE Internacional.

O workshop é uma promoção internacional do CIGRE-Brasil, que conta com a participação de especialistas de várias partes do mundo.


A publicação pode ser conferida na edição de outubro da revista. Acesse.

Agenda 

 
    ________________________________________________

FIQUEM ATENTOS: Parte dos eventos que aconteceriam em 2020 foram adiados. As novas datas estão sendo divulgadas conforme definição do Comitê Técnico do CIGRE-Brasil.

AGENDA DE EVENTOS

EVENTOS 2021

CE B4 - Workshop e Tutorial Sistemas de HVDC no Brasil – Uma Realidade em Expansão  
NOVA DATA: Sessões 1 e 2 - 15 e 16 de setembro - EVENTO ON-LINE 
Sessões 3 e 4 - 21 e 22 de setembro - EVENTO ON-LINE

CE D2 - Webinar CIGRE Tech Talks - Segurança Cibernética
DATA10 de agosto EVENTO ON-LINE

CE D2 - Webinar CIGRE Tech Talks - Aplicações de Internet das Coisas (IoT) no Setor Elétrico
DATA05 de outubroEVENTO ON-LINE
 

CE B5 - XV STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle
NOVA DATA: 25 a 28 de outubro - Rio de Janeiro - RJ

CE C1/C2/C3/C4/C5/C6 - XV SEPOPE - Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica

DATA: 09 a 12 de novembro de 2021 - Foz do Iguaçu - PR


CE A2/A3/B3/D1 - X WORKSPOT - Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes
DATA:
  21 a 24 de novembro - Foz do Iguaçu - PR

___________

Mais informações, acesse a seção do site, Eventos CIGRE-Brasil


CE A2/A3/B3/D1 - X WORKSPOT - Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes
NOVA DATA!  21 a 24 de novembro - Foz do Iguaçu - PR

___________

Mais informações, acesse a seção do site, Eventos CIGRE-Brasil

Caro (a) Associado (a),


Continue fazendo parte da nossa rede de especialistas do Setor Elétrico Nacional e Internacional, renove a sua matrícula e confira as vantagens e os valores das anuidades em 2021.


Maiores informações acesse o site na aba Associação.

IMPORTANTE: Estamos em fase de automatização dos nossos processos e neste ano temos uma novidade relativa à emissão dos boletos. Através de nossa nova ferramenta digital, o sistema SIG-CIGRE, é possível agilizar os serviços de cadastro de associados, eventos e financeiro, incluindo a emissão dos boletos referentes ao pagamento das anuidades. Sendo assim, a emissão deste documento é realizada através da plataforma IUGU, a qual se encontra integrada ao nosso sistema - vide imagem do novo boleto - encaminhado através do e-mail CIGRE-Brasil [email protected].


| PROMOÇÃO 18 MESES!


 O CIGRE-Brasil anuncia a promoção 18 meses válida para os novos sócios.

Participe das nossas atividades e tenha acessos às publicações e trabalhos técnicos de âmbito nacional e internacional!


NOSSOS TIMES

Diretoria CIGRE-Brasil
Saulo José Nascimento Cisneiros
Diretor-Presidente
Iony Patriota de Siqueira
Diretor Técnico
Carla Damasceno Peixoto
Diretora de Assuntos Corporativos
Antonio Simões Pires
Diretor Financeiro


Equipe CIGRE-Brasil

Departamento de Comunicação & Eventos
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos
Gabriel Serafim Vieira
Desenvolvimento e Suporte de TI

Departamento Administrativo & Financeiro
Claudia Santo
Gerente Administrativo & Financeiro
Verônica Santos
Secretaria e Gestão de Associados
Leandro Taranto
Financeiro


Conselho Editorial
Carla Damasceno Peixoto
Diretora de Assuntos Corporativos
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos


Direção de Arte / Diagramação
Gabriel Serafim Vieira
Desenvolvimento e Suporte de TI
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos



Foto de Capa 

 Pixabay©

banco de imagens

CIGRE-Brasil
Praia do Flamengo 66, BL B
Salas 408 a 411
Rio de Janeiro - RJ - 22.210-903


caso você deseje remover seu cadastro de nossa lista, cancele o recebimento.

Denunciar abuso