NEWSLETTER MAIO/2021

Missão - Promover a produção, o compartilhamento e a disseminação de conhecimentos técnicos aplicados ao setor elétrico, como indutor da qualidade de vida sustentável.

Visão - Ser reconhecido nacional e internacionalmente como referência na produção e na gestão do conhecimento técnico aplicado ao setor elétrico, assim como, na articulação entre todos os seus agentes.

Valores - Competência Técnica, Ética, Transparência, Imparcialidade, Crescimento e Valorização dos Associados e Trabalho Voluntário com Profissionalismo.

50 LAUDAS DE HISTÓRIA

Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo ou uma revolução...” (Joaquim Maria Machado de Assis – 1839 - 1908)

1971 – O Ano do Nascimento

Dando continuidade à esteira de celebração dos dois últimos editoriais, os anos 70 de fato demarcaram grandes saltos da sociedade mundial. E sob um ponto de vista particular, o CIGRE-Brasil está inserido nesse rol de memorações, já que é vinculado a uma das mais influentes e, que mais tarde, veio a ser uma das maiores organizações sem fins-lucrativos do setor elétrico mundial, cujas recomendações com frequência se transformam em normas técnicas internacionais: o Conseil International des Grands Reseaux Électriques a Haute Tension – CIGRE.

Não só a década referida, mas também o mês de maio é um marco especial no nosso índice. Isto porque significa o ponto zero da trajetória que vem sendo escrita desde o dia 05.05.1971 até os dias atuais, agora na ocasião do início do mais novo capítulo – o nosso 50º aniversário, que muito em breve, será traduzido em páginas literais: o lançamento do Livro de 50 Anos do CIGRE-Brasil.

Dia da Comunicação – Nacional e Internacional

O mês de maio tem seu lugar porque também se comemora o Dia Nacional das Comunicações (também dia 05.05) e o Dia Internacional da Comunicação e Telecomunicação (17.05) – este último instituído pela Assembleia Geral da ONU.

Colocamos aqui essa homenagem para mostrar o papel da comunicação para o  desenvolvimento das sociedades, pauta que sempre levantamos nas nossas reflexões. Ela foi sendo aprimorada ao longo dos anos – não somente os avanços tecnológicos que contribuíram para  o seu despontar. Desde antes da escrita os seres humanos já desenvolviam técnicas que permitissem a comunicação através de lugares diferentes.

A evolução dos veículos de comunicação de fato “(...) ampliou de forma exponencial todas as atividades humanas, desde enviar mensagens pessoais até (...) abordar aspectos críticos da guerra e da paz", como colocou o então Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon. No entanto, queremos nos ater aqui especialmente à mensagem comunicada.

O Papel do Livro: Fahrenheit 451 – A Arte Imita a Realidade

Já falamos aqui, na edição de março de 2021 – sobre o papel da língua e o seu impacto na sociedade. A linguagem e suas formas são nossos instrumentos pelos quais nos relacionamos e mediamos práticas discursivas, produzindo posicionamentos, enunciados e interações dialéticas com propósitos de mudanças, delineando concepções e variações de um mundo social, determinado por seu contexto. Pois bem, esse é o papel da comunicação. Não é por menos que a imprensa é considerada como o 4º poder – ela não só informa como também forma a opinião dos indivíduos. Uma ferramenta que se não for utilizada para o bem coletivo ocasiona o oposto – a desinformação.

E nesse contexto encontram-se os livros. Através deles aprendemos sobre os mais variados campos do saber, mas também apreendemos a realidade à nossa volta, construÍmos nossas visões de mundo e aprendemos a nos posicionar diante das questões da sociedade.

Esse papel do livro é suscitado no romance distópico de ficção científica Fahrenheit 451, onde o autor Ray Bradbury apresenta um futuro de onde se vive no centro criativo e industrial da realidade na TV e todos os livros são proibidos e, por sua vez, queimados – suprimindo assim os utensílios através das quais adquirimos concepções próprias e pensamento crítico.

Dos Primórdios à Atualidade – Um breve Contexto


Nos 50 anos desde sua fundação, o CIGRE-Brasil acompanhou diversas fases do setor elétrico. Desde o projeto do governo federal em promover a constituição da estatal Chesf (1945) e da Usina de Paulo Afonso (1954), representando assim o início da mudança do modelo institucional; a criação, pelo governo de Minas Gerais, da empresa mista estadual Cemig (1951); a instauração de Furnas, nos mesmos moldes da Chesf (1957); passando pelo período do “milagre brasileiro”, o surto de crescimento econômico devido às inciativas dos anos 50, que frutificaram na década seguinte, com a criação da Eletrobras (1961); da Cesp (1963); da Eletrosul (1968) e mais tarde da Eletronorte (1973). Nessa época também tomaram corpo grandes projetos de construção de usinas como Itaipu, Tucuruí e a central nuclear de Angra dos Reis. Era o setor elétrico brasileiro ganhando força.

Hoje, em 2021, aumenta-se a necessidade de fontes alternativas de energia, geração distribuída e o planejamento descentralizado. São todos desafios que se apresentam aos engenheiros, geógrafos, biólogos e outros profissionais ambientados no setor elétrico, além das entidades que os representam.

Ante a esses desafios é que se faz presente o objetivo do CIGRE-Brasil: atrair um número cada vez maior de associados, de parcerias voluntárias de alto nível técnico. Ser uma plataforma para os mesmos, de forma que contribua para o aperfeiçoamento de seus próprios conhecimentos e para a criação de metodologias para soluções de problemas não só no Brasil, como também no exterior.

O Caminho de Ágape (o do amor)

Para fazer jus a esse nosso propósito, ao longo destas 50 páginas de história (e das outras que estão para serem escritas), a nossa preocupação tem sido em seguir pelo caminho do amor, mais precisamente no sentido de Ágape - uma das 09 classificações do conceito adotado pela Filosofia da Grécia Antiga.

Ágape é um amor incondicional para todos os seres vivos, que nos inspiram a sermos voluntários para proporcionar melhorias para o o planeta – daí a nossa natureza de sem fins lucrativos, com uma conduta com base no altruísmo e com uma forte conexão com a humanidade: vide os nossos 16 Comitês de Estudos (CEs), com atuação em campos diferentes, considerando principalmente o bem-estar de todos, em diversas esferas, sem polarização. Bem como reforçou, também agora em maio, um dos nossos coordenadores de CE, André Mustafá (CE-C3), na cerimônia de encerramento do IX SMARS – Seminário Brasileiro de Meio Ambiente e Responsabilidade Social no Setor Elétrico.

Como já falamos, mais precisamente na nossa newsletter de outubro de 2020, prezamos por uma das máximas aristotélicas: almejar o topo da escalada da natureza para citarmos e mesclarmos também com a nossa edição que abriu 2021 (janeiro), sobre o rompimento com a inércia e a figura do alpinista.

Para finalizar, mencionamos aquele que abriu o editorial: o nosso indescritível – na verdade, não há repertório na língua luso-brasileira para mensurá-lo - escritor, contista, cronista, dramaturgo, poeta e também jornalista brasileiro, Joaquim Maria Machado de Assis. Queremos, através de muitos debates e ideias, que a nossa história seja um livro de referência nas estantes daqueles que têm uma relação de intersecção no setor elétrico – repleto de palavras que promovam a verdadeira comunicação com o leitor, estimulando o pensar e o despertar da voz criativa que habita o seu ser. Atuando, dessa forma, na busca de soluções para as problemáticas que se apresentam. Afinal, nos termos de outra personagem emblemática, o cientista alemão, Albert Einstein, “a criatividade é a inteligência se divertindo” - a qual dentre tantas formas possui a leitura como insumo. Que as nossas laudas sejam, portanto, matéria-prima de uma legítima potencialidade de transformação.

Boa leitura!

I IX SMARS - Formato On-line


Dos preparativos

Maio realmente foi um mês de celebrações. Além do aniversário da nossa entidade e junto com ela a esteira de datas comemorativas, enfim foi realizada a 9ª edição do nosso Seminário de Meio Ambiente.

Promovido pelo CE-C3 (Desempenho Ambiental de Sistemas), os nossos especialistas que compõem o comitê e que estão à frente do IX SMARS – Seminário Brasileiro de Meio Ambiente e Responsabilidade Social do Setor Elétrico – concederam uma palhinha para o público ainda em setembro de 2020. Na então ocasião do webinar sobre Gestão Socioambiental, em parceria com a Memória da Eletricidade, discussões técnicas sobre as principais questões para o planejamento, implantação e operação de empreendimentos do setor elétrico brasileiro, diante dos compromissos com a sustentabilidade, exigências da legislação ambiental e responsabilidade social das empresas, já haviam sido levantadas.

O webinar em questão foi um teaser  para o que estava por vir de 18 a 20.05.2021 – período de realização do evento, que também teve sua data adiada e precisou adaptar o seu formato em função da conjuntura instaurada pela pandemia da COVID-19. Excepcionalmente a edição contou com apresentações, sessões e painéis técnicos on-line e com inscrições gratuitas.

Foram meses de intenso trabalho das Comissões Técnica e Organizadora, com extensão dos prazos de recebimento dos resumos executivos e aclimatação para a 1ª experiência de um formato não presencial. E o resultado de toda essa ambientação não poderia ser diferente dados os esforços das equipes envolvidas – debates participativos, interessados e de muita informação.


A realização

Cortando a fita, a cerimônia de abertura teve a presença de personagens importantes do setor, inclusive do atual Coordenador do CE, André Luis Mustafá e do nosso Diretor Técnico, Iony Patriota. Todos dando boas-vindas e agradecendo aos atores imprescindíveis para a viabilização da produção do evento: a Comissão Organizadora, Elera Renováveis; os Promotores, Alupar, Ferreira Rocha e  Walm; o Apoiador Jurídico, Milaré Advogados; os Apoiadores, Delta e Thymos Energia e os Apoiadores Institucionais, ABCE, FMASE e Memória da Eletricidade.

Iony Patriota - Diretor Técnico do CIGRE-Brasil

Já sobre o conteúdo técnico, o seminário, que ocorreu na parte das tardes dos dias 18, 19 e 20 de maio, contou com apresentações de 15 resumos selecionados pela Comissão Técnica, que compuseram os 03 painéis e sessões técnicas distribuídos ao longo desses 3 dias de evento.

Cerimônia de Abertura - IX SMARS

Constatações Técnicas

Na cerimônia de encerramento a Comissão Técnica expôs ao público participante as constatações finais de todo o conteúdo técnico debatido.

Daniella Soares, a Secretária Executiva do CE-C3, apresentou os destaques dos 3 painéis técnicos, dentre eles sobre a questão dos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis - ODSs 6,13,14 e 15 - relacionados à biosfera, definidos como a base do desenvolvimento sustentável e outros mais.


Já Luciana Paz, membro ativo do CE-C3 trouxe as constatações das Sessões Técnicas, dentre elas observações sobre a reinvenção dos programas de relacionamento com a comunidade, através da inclusão de ferramentas tecnológicas e outras mais.

Colocou que se tratou de uma pequena amostra, uma vez que naquele momento não se teria tempo hábil para divulgar um conteúdo tão vasto. E que a compilação desse material geraria um produto final – um artigo completo para concorrer à publicação pelo Conselho Editorial da revista técnica trimestral do CIGRE-Brasil: a EletroEvolução.


A formalidade também teve a participação das duas ex-Coordenadoras do Comitê: Silvia Helena Pires e Flávia Serran.

Silvia com sua apresentação sobre a criação do CE-C3 em 2002 e a sua a linha de atuação e responsabilidade, bem como o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, o trabalho voluntário envolvido, as dinâmicas das atividades - com as forças-tarefas engajadas na criação de grupos de trabalho, organização de eventos, publicações de brochuras e nas revistas técnicas.

Já Serran trouxe um panorama da participação internacional do CIGRE – prestes a completar 100 anos agora em 2021 – e da presença do C3 em 30 países e o engajamento dos comitês de estudos em eventos internacionais com a transversalidade de assuntos – destacando, dessa forma, a atuação de vários CEs.

Encerrando de vez o seminário on-line, André Mustafá tomou a palavra mais uma vez agradecendo a todos os envolvidos.

Chamou a atenção para todos realmente pensarem diferente, principalmente na fase de viabilização e terminou com um recado especial - um convite para conhecer o CIGRE, especialmente o CE-C3. Um espaço para se fazer uma discussão técnica, isenta de qualquer polarização que se apresenta atualmente no mundo, desejando presença de todos no próximo evento, com a esperança de ser presencial, com mais interação.

| e-Riac - Encuentro virtual de la Región Iberoamericana de CIGRE

Encuentro virtual de la Región Iberoamericana de CIGRE (e-RIAC)

11 a 13 de maio de 2021

Maio foi um mês de realizações de eventos tradicionais do CIGRE, que tiveram de ser moldados às condições instauradas pela pandemia da COVID-19.

Foi o caso do ERIAC, promovido bianualmente e organizado em regime rotativo entre os países Argentina, Brasil e Paraguai. Nessa conjuntura, o encontro que também precisou aderir ao formato on-line, adotou o nome Encuentro virtual de la Región Iberoamericana de CIGRE (e-RIAC), transmitido de 11 a 13.05.2021, com o tema central Desafíos de la Operación en la Región Iberoamericana. Una mirada postpandémica.

Participação Brasileira

A programação do evento contou com destaques da participação brasileira, sempre contando com a representação por parte dos 16 Coordenadores dos Comitês de Estudos à frente das atividades voluntárias da instituição.

Destaques da Participação Brasileira

  • Dia 11 de Maio de 2021


10h00 FLEXIBILIDAD DE LOS SISTEMAS DE POTENCIA

Moderador: Alex Alegría (Chile), Transelec S.A.
Resiliência e segurança dos sistemas elétricos interligados
Paulo Gomes (Brasil), Consultor

11h30 SISTEMAS ELÉCTRICOS RIAC. DATOS Y RETOS FUTUROS
Moderador: Pedro Cabral (Portugal), REN, Secretário de RIAC
Sistema Elétrico Brasileiro
Ney Fukui da Silveira (Brasil), ONS

  • Dia 12 de Maio de 2021


09h15 IMPACTO DE LAS DER Y VEHÍCULOS ELÉCTRICOS EN LOS SISTEMAS

Moderador: Iony Patriota (Brasil), CIGRE Brasil
Impacto dos Recursos Energéticos Distribuídos e Veículos Elétricos nos Sistemas Ativos de Distribuição
Alexandre Rasi Aoki (Brasil), Universidade Federal do Paraná

  • Dia 13 de Maio de 2021

09h00 GESTIÓN INTELIGENTE DE ACTIVOS

Moderador: Roberto Liñán (México), INEEL
Gestão inteligente de ativos na era da indústria 4.0
Josias Matos de Araujo (Brasil), Eng Smart Lead

10h00 PROTECCIONES Y SEGURIDAD DE LOS SISTEMAS ELÉCTRICOS
Moderador: José Ángel González (España), i-DE
Desafios do Setor Elétrico na área de Proteção, Automação e Controle
Marco Antonio Macciola (Brasil), CEPEL

12h30 SISTEMAS ELÉCTRICOS RIAC DATOS Y RETOS FUTUROS
Moderador: Josias Matos de Araujo (Brasil), Eng Smart Lead, Vice-Presidente de RIAC

As discussões que ocorreram em torno das temáticas da participação brasileira podem ser conferidas na edição de junho da Revista EletroEvolução - número 103.

Encerramento


Ao final do evento o Coordenador Geral do Evento e Presidente do RIAC, Pablo Rodrigues, em conjunto com a Diretora Técnica do RIAC, Maria Nohemi Arboleda, destacaram as constatações técnicas das apresentações de cada país. No caso do Brasil, vários pontos foram elencados entre eles os aspectos relevantes sobre a transição dos sistemas de potência em direção à descarbonização, descentralização e digitalização – temas que vem sendo amplamente abordados nos nossos webinars em parceria com a Memória da Eletricidade.

Além disso, o Coordenador Geral do evento, Pablo Rodrigues, finalizou com a mensagem da esperança de um próximo encontro presencial, em Puerto Iguazú, na Argentina.

CIGRE-Brasil - TECH TALKS - 1o Episódio!

O Futuro com 5G


As tecnologias de comunicação 5G farão parte do cotidiano das pessoas, das industrias e inclusive das empresas do setor elétrico e algumas características que têm sido reveladas sugerem aderência às necessidades de operação crítica, como baixa latência, mas devem ser bem compreendidas para uma segura adoção. Esta nova rede possibilitará a oferta de acessos em banda larga em altas velocidades e atendimento massivo para uso das Internet das Coisas (IoT) em aplicações industriais complexa.

Neste sentido, o nosso Comitê de Estudos D2 – Sistemas de Informação e Telecomunicação para Sistemas Elétricos considerando o aspecto relevante, criou um Grupo de Trabalho Nacional referente a Aplicações do 5G no Setor Elétrico e como primeira contribuição foi submetido proposta de artigo para Bienal de Paris em 2022. O grupo é formado por operadora, fabricante, centro de pesquisa, transmissora, distribuidora e demais instituições.

É um tema que merece atenção e que no Brasil está na fase de definições regulatórias e que será abordado no 1o episódio da série CIGRE Tech Talks, no dia 22.06.21.

Fique pode dentro de mais informações e inscrições (em breve) - acesse o site.

Future Conecctions - Participação Brasileira!

Há algum tempo o Brasil vem formando um corpo técnico competente, conferindo destaque à engenharia nacional e que vem permitindo, cada vez mais, visibilidade da mesma em fóruns internacionais.

Não é por menos que, com frequência, nossos especialistas têm marcado presença em publicações internacionais do CIGRE. Dessa vez foi o CE-B1 - Cabos Isolados, representado por um de seus membros e coordenador deste CE no período de 2008 a 2014 – o engenheiro Julio Cesar Ramos Lopes.

O engenheiro brasileiro foi o coordenador de um grupo de trabalho internacional - Working Group - WG B1-71. O grupo de trabalho contou com a participação do Marco Marelli, coordenador internacional do SC B1, e também dos membros Christian Freitag (Alemanha, Secretário), Pascal Streit (Suíça), Carl Erik Hillesund (Noruega), Sander Meijer (Holanda), Fabio Garcia (Espanha), Harry Orton (Canadá), Morten Moldrup (Dinamarca), Imane Kamal (França), Carmelo Noel (Austrália), Daisuke Okamura (Japão), Ryosuke Ishii (Japão). Leia mais sobre este trabalho na Revista EletroEvolução, edição de junho/2021.

Fruto desse trabalho concluído em janeiro de 2021 foi a criação do artigo Safety: A Crucial Issue to Sustainability on Insulated Cable Systems, publicado na edição de maio da newsletter Future Connections do CIGRE Internacional.

O que é o Future Connections

Um jornal eletrônico que veicula as últimas novidades do que acontece no mundo do CIGRE em temros de inovações, novas tecnologias e desafios técnicos emergentes do sistema de potência.

______________

Confira o artigo na íntegra aqui.

| Calendário de Eventos 2021

XV STPC - Caderno de Patrocínio - a 15ª edição do Seminário Técnico de Proteção e Controle já tem data marcada. Será mais um evento sediado pela capital carioca, promovido pelo Comitê de Estudos B5 - Proteção e Automação e com a organização da  Taesa - agora em NOVA DATA, de 25 a 28.10.21, no Hotel Windsor Barra.

A comissão organizadora convida a todos os parceiros para esse encontro com a divulgação do projeto de patrocínio e também informa que as inscrições estão abertas no site do evento

XVI EDAO - Está chegando!

CIGRE-Brasil e Copel, como comissão organizadora, convidam a todos para o encontro, desta vez virtual, de 07 a 09 de junho de 2021.

A 16ª edição do Encontro para Debates de Assuntos de Operação, promovido pelo Comitê de Estudos C2 - Operação e Controle de Sistemas contará com palestras técnicas, aulas gravadas, anúncios e a super novidade dos stands virtuais.

Acompanhe e garanta a sua participação através do site do evento.

XV SEPOPE - O 2º semestre de 2021 vem com a retomada dos eventos promovidos pelo CIGRE-Brasil, dentre eles o tradicional SEPOPE - Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão de Sistemas de Energia Elétrica.

Desde 1987, na ocasião da sua 1ª edição, o simpósio acontece a cada dois anos e se tornou um verdadeiro fórum internacional para discussões técnicas e científicas sobre o Planejamento da Operação de Sistemas de Energia Elétrica.

O encontro, agora em sua 15ª realização, tem data marcada: de 09 a 12.11.21, em Foz do Iguaçu. Desta vez com o Apoio e a sempre parceria na organização, da Itaipu Binacional, apresentando os assuntos preferenciais, sempre em sintonia com as questões relevantes e atuais no cenário dos sistemas internacionais de energia elétrica - todos com temas relacionados aos 06 Comitês de Estudo do Grupo de Sistemas do CIGRE:


C1 – Desenvolvimento de Sistemas Elétricos e Economia
C2 – Operação e Controle de Sistemas

C3 – Desempenho Ambiental de Sistema
C4 – Desempenho de Sistemas Elétricos
C5 – Mercados de Eletricidade e Regulação

C6 – Sistemas Ativos de Distribuição e Recursos Energéticos Distribuídos


Seja um patrocinador!


A Comissão Organizadora lançou recentemente o caderno de patrocínio com as oportunidades de participação.

Acesse e confira!

X WORKSOT - A 10ª edição do  Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes, promovido pelo CIGRE-Brasil, através dos Comitês de Estudos A2, A3, B3 e D1, será realizado entre os dias 21 e 24 de novembro de 2021.

CIGRE-Brasil e Itaipu Binacional convidam a todos os seus associados e parceiros para reservarem estas datas na agenda para fazerem parte desse encontro em Foz do Iguaçu, cidade das maravilhosas Cataratas. Os espaços são limitados na exibição técnica - a EXPOWORKSPOT. Aproveitem as oportunidades oferecidas para apresentar sua empresa e produtos.


Confira demais informações, como o cronograma técnico e os temas preferenciais atualizados e demais detalhes no site do evento.

O nosso evento também pode ser conferido na edição mais recente da Electra - publicação técnica do CIGRE Internacional.

O workshop é uma promoção internacional do CIGRE-Brasil, que conta com a participação de especialistas de várias partes do mundo.


A publicação pode ser conferida na edição de outubro da revista. Acesse.

Agenda 

 
    ________________________________________________

FIQUEM ATENTOS: Parte dos eventos que aconteceriam em 2020 foram adiados. As novas datas estão sendo divulgadas conforme definição do Comitê Técnico do CIGRE-Brasil.

AGENDA DE EVENTOS

EVENTOS 2021


CE C2 - XVI EDAO Encontro para Debates de Assuntos de Operação
NOVA DATA: 07 a 09 de junho - EVENTO ON-LINE

CE B4 - Workshop e Tutorial Sistemas de HVDC no Brasil – Uma Realidade em Expansão  
NOVA DATA: Sessões 1 e 2 - 15 e 16 de setembro - EVENTO ON-LINE 
Sessões 3 e 4 - 21 e 22 de setembro - EVENTO ON-LINE
 

CE B5 - XV STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle
NOVA DATA: 25 a 28 de outubro - Rio de Janeiro - RJ

CE C1/C2/C4 - XV SEPOPE - Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica

DATA: 09 a 12 de novembro de 2021 - Foz do Iguaçu - PR


CE A2/A3/B3/D1 - X WORKSPOT - Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes
NOVA DATA:
  21 a 24 de novembro - Foz do Iguaçu - PR

___________

Mais informações, acesse a seção do site, Eventos CIGRE-Brasil


CE A2/A3/B3/D1 - X WORKSPOT - Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes
NOVA DATA!  21 a 24 de novembro - Foz do Iguaçu - PR

___________

Mais informações, acesse a seção do site, Eventos CIGRE-Brasil

Caro (a) Associado (a),


Continue fazendo parte da nossa rede de especialistas do Setor Elétrico Nacional e Internacional, renove a sua matrícula e confira as vantagens e os valores das anuidades em 2021.


Maiores informações acesse o site na aba Associação.

IMPORTANTE: Estamos em fase de automatização dos nossos processos e neste ano temos uma novidade relativa à emissão dos boletos. Através de nossa nova ferramenta digital, o sistema SIG-CIGRE, é possível agilizar os serviços de cadastro de associados, eventos e financeiro, incluindo a emissão dos boletos referentes ao pagamento das anuidades. Sendo assim, a emissão deste documento é realizada através daplataforma IUGU, a qual se encontra integrada ao nosso sistema - vide imagem do novo boleto - encaminhado através do e-mail CIGRE-Brasil [email protected].


| Anuidades 2021 - NOVO prazo!


Prezado (a) Associado (a),

A data para a renovação da matrícula com desconto foi estendida até 30/062021. Aproveite e continue participando das atividades do CIGRE-Brasil e mantendo os acessos às publicações e trabalhos técnicos no âmbito nacional e internacional!


NOSSOS TIMES

Diretoria CIGRE-Brasil
Saulo José Nascimento Cisneiros
Diretor-Presidente
Iony Patriota de Siqueira
Diretor Técnico
Carla Damasceno Peixoto
Diretora de Assuntos Corporativos
Antonio Simões Pires
Diretor Financeiro


Equipe CIGRE-Brasil

Departamento de Comunicação & Eventos
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos
Gabriel Serafim Vieira
Desenvolvimento e Suporte de TI

Departamento Administrativo & Financeiro
Claudia Santo
Gerente Administrativo & Financeiro
Verônica Santos
Secretaria e Gestão de Associados
Leandro Taranto
Financeiro


Conselho Editorial
Carla Damasceno Peixoto
Diretora de Assuntos Corporativos
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos


Direção de Arte / Diagramação
Gabriel Serafim Vieira
Desenvolvimento e Suporte de TI
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos



Foto de Capa 

 Pixabay©

banco de imagens

CIGRE-Brasil
Praia do Flamengo 66, BL B
Salas 408 a 411
Rio de Janeiro - RJ - 22.210-903


caso você deseje remover seu cadastro de nossa lista, cancele o recebimento.

Denunciar abuso